Como instalar a bateria no carro

Antes de começarmos a falar propriamente sobre a instalação de uma bateria, primeiramente, é preciso entender qual é a sua função dentro de um veículo.

A bateria tem como objetivo fornecer energia ao sistema elétrico do carro, distribuindo-a ao motor de arranque, bem como a uma unidade de comando e sistema de ignição. Dessa maneira, é possível que o motor entre em funcionamento de maneira adequada.

Ela também é responsável por manter alimentado o sistema elétrico de um carro, mesmo quando este não está ligado.

Como instalar a uma bateria corrente?

Instalar uma bateria em um carro é um procedimento muito simples. Entretanto, requer alguns cuidados e observações para que ele obtenha o resultado esperado. A falta de observações destes procedimentos pode gerar alguns transtornos tais como curtos, descarregamentos e vários outros problemas causados por uma substituição incorreta deste item. Inclusive, pode gerar lesões.

Como escolher a bateria

Escolha o modelo recomendado pelo fabricante: Para que você possa realizar uma instalação correta, escolha somente aquele modelo de bateria que é recomendado pelo fabricante do automóvel. Para que você tenha essa informação, é necessário que você consulte o manual do veículo, sabendo exatamente aquilo que precisa.

Outra maneira, é observando a bateria instalada no veículo. Se ela não foi trocada, basta substituir por uma equivalente.

Faça o teste:  É preciso também, que você confira com teste de baterias se ela está mesmo totalmente carregada para que não tenha nenhuma surpresa desagradável (tensão acima de 12,3, o ideal é que seja 12,9 Volts para que possa ter uma vida útil mais longa).

Outro ponto a ser é a data de fabricação e validade da bateria. As baterias, em hipótese alguma, devem estar fora da data limite de venda. Isto significa que o item se não tem muito tempo de fabricação corre o risco de que ele tenha um mau funcionamento em seu veículo.

Instalando a bateria

Antes de tudo, é necessário que você tenha certeza de que desligou todos os itens elétricos antes da instalação, estes consistem em faróis, ar condicionado, lanternas e rádios. Umas vez que estão ligados durante a instalação, podem causar sérios danos.

Verificação dos terminais: Feito os procedimentos anteriores, é hora de verificar os terminais. Uma informação importante, a limpeza dos polos e dos terminais é um elemento fundamental para um contato melhor.

Para ligar os cabos: Ao instalá-la, será necessário que você conecte o cabo positivo primeiramente. Após este primeiro passo na conexão esteja atento a forma como você insere o cabo, esteja atento de que somente depois de apertado, você deverá conectar o cabo negativo.

Este procedimento, evita que coisas, como a inversão de baterias aconteça na hora da instalação. Caso a ligação esteja invertida, isso poderá ocasionar uma série de danos que vão afetar todo o sistema elétrico do veículo.

Fixe bem a bateria: Este procedimento também é muito importante, e garante que não aconteçam outros imprevistos. Para tanto, é preciso ter certeza de que a bateria está bem fixada ao local destinado a ela e sem possibilidade de que ela se mova durante a locomoção do veículo.

Com todos os procedimentos realizados basta apenas que você observe se o funcionando da bateria está adequado.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *