O Que é EPC? Por que a Luz EPC Acendeu no Painel?

Com o aumento constante da implantação de novas tecnologias nos veículos, muitos motoristas não entendem o que significam as novas siglas, equipamentos e luzes nos painéis dos carros. Porém, é importante saber quais são todas as funções e sinais que o veículo dá, a afim de prevenir danos, panes ou mesmo quebra de peças importantes. Por exemplo, os veículos da Volkswagen, como o Gol, Up, Fox, Polo e Golf, possuem uma luz no painel denominadas de EPC. Entretanto, apenas com esta sigla não é possível entender o que realmente esta luz significa e o que indica quando ela está acesa.

A sigla EPC significa Electronic Power Control. Literalmente, esta sigla significa Controle Eletrônico de Energia. Porém, pode-se dizer que esta luz é referente à central eletrônica do veículo, uma parte deste que regula todas as outras funções. Logo, quando esta luz está acesa, significa que está ocorrendo algum problema com a central eletrônica do carro, algo que deve ser resolvido imediatamente para evitar danos maiores. Nos casos mais comuns, a luz EPC acesa está relacionada à injeção, bobinas, velas e cabo de velas. Mas, também pode ser devido a problemas mais detalhados e complexos.

Luz EPC acesa, o que é?

A luz EPC, como mencionado, é uma luz no painel do veículo que indica se a central eletrônica deste está funcionando corretamente ou não. A central eletrônica é uma parte do carro que regula todo o funcionamento do veículo. E, por isto, é um componente imprescindível para o este sempre esteja funcionando corretamente e sem quaisquer avarias.

Quando a central está enfrentando algum problema, a luz EPC acende, indicando que algo está errado com o gerenciamento eletrônico de potência. Comumente, esta questão está relacionada à  injeção, velas, bobinas, etc. Estes são os problemas mais comuns que podem ocorrer na central e acender a luz desta. Entretanto, podem ocorrer outros danos mais específicos e detalhados, que podem dificultar a solução do problema.

Luz EPC

A luz EPC ligada indica algum problema com a central eletrônica do veículo.

Como falado acima, a luz EPC está presente nos veículos Volkswagen, como nos modelos Gol, Up, Fox, Polo, etc. Também, pode esta lâmpada pode ligar com o carro funcionando nos veículos Audi. Nos modelos Gol, Golf, Fox, Voyage, Polo e Saveiro, de forma mais geral, a luz EPC acesa está relacionada ao sistema de diagnóstico do carro e ao interruptor da luz de freio.

Ademais, esta luz acesa também pode indicar avarias com os bicos injetores, abastecimento com combustível adulterado, com o corpo da borboleta, computador da ignição, etc. Porém, para saber de forma mais detalhada qual o dano na central eletrônica que está ocasionando este sinal, é preciso ir até um mecânico especializado e realizar um diagnóstico com um scanner.

Como resolver em casa?

Felizmente, se o problema que estiver ocasionando a luz do EPC acesa for de fácil resolução, pode-se solucionar o problema e pagar a luz em casa. Primeiro, é necessário verificar algumas questões, como as luzes do freio, interruptor do pedal de freio, fusíveis, interruptores dos pedais do acelerador e da embreagem, cabos de velas e velas. Caso as luzes do freio não acenderem quando pisa-se no pedal, os contatos dos interruptores estiverem muito sujos ou as velas e seus cabos apresentarem danos, como rachaduras, estas podem ser uma ou as causas da luz ligada.

Caso tenha verificado todos os aspectos citados acima e nada tenha sido classificado como problema, é necessário levar o veículo a um mecânico especializado, para que o profissional possa diagnosticar o real problema. Peça ao mecânico para que ele verifique todos os itens citados acima, além das bobinas e comutador da ignição. Caso o mecânico cobre um preço muito alto para consertar o problema, desconfie do serviço, pois são reparos simples e baratos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *