Embreagem Patinando – O Que É e Como Resolver?

Para dirigir um veículo e também entender todos os problemas que podem ocorrer nele, é preciso compreender como o seu funcionamento ocorre e quais são os papéis desempenhados por cada uma de suas peças. A embreagem é um dos sistemas que atuam no sistema de transmissão do automóvel. Ele permite que o motor do carro permaneça funcionando, mesmo que as rodas não estejam girando. Para que isso ocorra, a embreagem transmite a força do motor para a caixa de câmbio, filtrando as vibrações. Também, uma das funções da embreagem é permitir a troca de marcha.

Para que a embreagem possa desempenhar a sua função da forma correta, o disco deve ser desacoplado do platô, que são duas peças que compõe o sistema total. Porém, comumente, a embreagem pode “patinar” quando realiza este movimento de desacoplamento, como é chamado popularmente o deslize do disco. Isto ocorre devido à desgastes ou outros problemas. Quando este problema no disco acontece, é preciso procurar um mecânico para que ele troque todas as peças ou somente esta.

Embreagem patinando

Como mencionamos, a embreagem é um sistema que permite tanto a troca de marcha quanto o funcionamento do veículo sem que este se movimente. O sistema de embreagem fica entre o motor e a caixa de câmbio, e atua transmitindo a força do primeiro para o segundo, permitindo o funcionamento do veículo. A embreagem possui três peças, o platô, o disco e o rolamento.

O platô também possui peças menores, e são estas a carcaça da embreagem, placa de pressão e a mola membrana. Elas estão ligadas diretamente ao volante do motor. O pedal da embreagem, quando é acionado, alivia o volante sobre o disco, o que desacopla o motor do câmbio. Já quando a embreagem é aliviada, o mecanismo volta ao normal.

Saiba como funciona a embreagem

Acima pode-se ver o disco da embreagem, que é o motivo pelo qual pode ocorrer a sensação de deslizamento do pedal.

Já o disco é uma peça que tem como objetivo realizar a ligação entre o motor, o câmbio e o platô. Ademais, o rolamento é uma peça que pressiona o meio do platô, o que faz com que as placas de pressão do disco se afastem e a rotação do motor não seja enviada mais para a caixa de câmbio.

A peça que pode causar a sensação de “patinamento” na embreagem é o disco, que pode não ser desacoplado do platô corretamente, ocasionando um deslizamento. Esta falta de firmeza no pedal ocasiona a sensação de patinamento, o que tem como consequência a dificuldade em dar partida ou trocar de marcha.

Como resolver este problema?

Como mencionamos, a sensação de deslizamento no pedal da embreagem é causada devido à problemas no disco deste sistema. O disco pode ficar frágil e não conseguir se desacoplar do platô devido à desgastes. O desgaste ocorre no revestimento polimérico ou cerâmico da peça, o que faz com que a constante de atrito seja maior e que este não seja o bastante para rotacionar o conjunto.

Para resolver esta questão da sensação de patinamento, é preciso trocar o disco ou mesmo o conjunto inteiro da embreagem, caso ele tenha sido prejudicado.

Ainda, é possível evitar que o desgaste ocorra e seja preciso realizar manutenção no sistema. A principal dica é não deixar o carro parado com o pé pressionando a embreagem, como muitos motoristas têm o hábito de fazer. Esta constante pressão na embreagem ocasiona o desgaste excessivo, que não é necessário, e também o aquecimento anormal do sistema de embreagem. Coloque o câmbio no neutro e engate a primeira marcha quando preciso. Da mesma forma, nunca use a embreagem como freio, em morros, rampas, etc. Este hábito também é prejudicial e ocasiona desgastes.

Ademais, não dê partida no carro quando este estiver na segunda ou terceira marcha. Use apenas a primeira marcha, e não acelere o veículo com o pedal da embreagem extremamente pressionada.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *