Embreagem dura? Veja se é possível regular

As embreagens são componentes essenciais do carro, compondo o conjunto da transmissão. Sua função é de transmitir a rotação do motor para o câmbio. Essa rotação do motor que é passada ao diferencial é que gera o movimento do veículo.

Sendo a embreagem um dos componentes mais utilizados eu seu carro e com uma demanda elevada, o desgaste da embreagem é costuma ser rápido. Justamente por esse desgaste que encontramos problemas como embreagem dura, ou deslizando.

Pensando nisso, preparamos um artigo para te explicar por que a embreagem fica dura. Além de respondermos a pergunta se é possível regular a embreagem quando esta fica mais rígida. Confira abaixo:

Por que ocorrem desgastes na embreagem?

Geralmente, com a boa utilização da embreagem, esta pode durar até 80.000 quilômetros. Porém, por vezes as embreagens começam a demonstrar desgaste muito cedo. Isso porque, na maioria dos casos, o material de fricção no disco acaba se desgastando pela sua vida útil ou pelos vícios dos motoristas.

Esse material de fricção se assemelha ao material de atrito das almofadas dos freios. E, conforme o este material é sendo removido, percebemos que esta começa a ficar mais dura, chegando a escorregar. Levando a não transmissão de potência do motor para as rodas.

O desgaste da embreagem ocorre quando o disco da mesma gira em velocidade diferente do disco volante. Ocorre então o contato do material de fricção com o volante, sendo que estes precisam girar em sincronia.

Conforme ocorre o contato do disco de embreagem com o volante ocorre o desgaste, que se intensifica conforme o uso do carro. Se você costuma usar muito a embreagem do seu carro de maneira incorreta, essa irá desgastar muito rapidamente.

O que pode deixar a embreagem dura?

Existem várias razões que podem deixar a sua embreagem mais dura. Confira nos tópicos abaixo as causas mais comuns de problemas com a embreagem.

sistema de embreagem

Porque a embreagem fica dura?

  • Problemas no cabo de embreagem, onde este pode estar quebrado ou esticado. Sendo necessário que o cabo esteja na tensão correta, para que este possa puxar e empurrar a embreagem adequadamente.
  • Problemas de fuga ou defeito no cilindro. Essas fugas impedem que o cilindro carregue a pressão necessária para que o sistema funcione.
  • Linhas hidráulicas com ar, onde o ar ocupa o espaço do líquido nas linhas. Impossibilitando a construção de pressão.
  • Erros no ajuste da ligação, a ligação regula a quantidade de força aplicada no pedal. Um erro de ligação passa a informação errada da força aplicada, o que gera um mal funcionamento da embreagem.

As embreagens sempre requerem força para serem acionadas, existem carros com embreagens mais moles, e mais duras. O problema ocorre quando a quantidade de fora que precisamos fazer na embreagem é muito grande.

Problemas no eixo transversal, no cabo ou na articulação do pedal são bem comuns, e deixam a embreagem dura. Até mesmo o desgaste dos selos hidráulicos pode deixar a embreagem bem mais difícil de ser acionada.

Se você escuta um som estridente ao engatar a embreagem, o problema pode estar nos rolamentos. Estes atuam aplicando força na placa de pressão giratória, para liberar a embreagem. Portanto, fique atento aos sons que a sua embreagem anda fazendo.

É possível regular a embreagem?

Como falamos no começo deste artigo, as embreagens podem durar até 80.000 quilômetros. Em um cenário ideal, onde a mesma é pouco acionada pelo motorista e é muito bem cuidada.

Porém, sabemos que esta não é a realidade na maioria dos casos. A embreagem acaba sendo utilizada com uma certa frequência por nós motoristas em situações de trânsito intenso. Sendo assim, o seu desgaste é inevitável.

Conforme o uso, notamos que a embreagem vai ficando cada vez mais dura, mais difícil de comprimir. E muita gente acredita que apenas com a regulagem, conseguimos resolver este problema. A regulagem da embreagem só funciona em um caso, quando esta está muito alta, ou muito baixa. O problema de uma embreagem dura não é remediado apenas com a regulagem.

O que ocorre é, ao abaixarmos a embreagem, o percurso que essa precisa percorrer para ser acionada é menor. Então, ficamos com a impressão de que conseguimos solucionar o problema.

A regulagem da embreagem funciona apenas nos casos onde a mesma está muito alta ou baixa. Não senda esta a solução para o problema de uma embreagem dura. Você precisa levar o carro em um mecânico para cuidar desta situação.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *