Como Montar Uma Oficina Mecânica Sem Erro?

Empreender pode ser algo complicado para quem não possui nenhuma experiência com o assunto. É preciso saber como administrar o capital, os funcionários, quais produtos adquirir e também quais são os melhores fornecedores, dentre outras questões. E, isso pode ser muito complicado para quem não possui nenhuma formação, seja graduação, técnica ou curso, quanto a este assunto. Ainda, para empreender é preciso conhecer o seu nicho, como, por exemplo, oficinas mecânicas.

Para abrir uma oficina mecânica, o indivíduo precisa primeiro ter capital para montar a estrutura adequada. Este é o primeiro passo, pois o segredo para ter um negócio bem-sucedido é investir na infra-estrutura, equipamentos e produtos. Visto isso, é necessário, além de ter equipamentos de qualidade, como scanners e , elevadores, profissionais com cursos especializados e que sejam bons de serviço. Abaixo iremos exibir um passo-a-passo para a abertura de sua oficina mecânica, confira.

Como abrir uma oficina mecânica? – Passo-a-Passo

Busque por um empréstimo: O primeiro passo, como já mencionamos acima, é obter um empréstimo. Isso porque, para montar uma oficina mecânica de boa qualidade, é preciso ter capital para investir nos melhores equipamentos, profissionais e produtos. Procure um banco que invista em desenvolvimento, e seja completamente honesto com o seu objetivo.

Procure por um local adequado: Após obter o seu empréstimo, procure por um local adequado para começar a construir a sua oficina mecânica. É recomendado que este espaço seja amplo, para que o local de trabalho não seja muito apertado. Principalmente no caso de mecânicas, que deve comportar os veículos, elevadores e outros equipamentos de grande porte, o espaço deve ser grande. Além disso, pode ser muito vantajoso já adquirir um espaço que já contenha uma cobertura, como um galpão, para evitar muitos gastos.

É necessário evitar que este lugar seja alugado, firmando um contrato curto, pois não é recomendado investir nele sem que tenha a certeza de que irá usufruir disto por muito tempo, até recuperar o seu investimento. Logo, pode-se optar por firmar um contrato de aluguel com prazo longo, ou mesmo comprar o terreno ou galpão.

Construa a oficina ou melhore o espaço: É muito importante que o seu negócio seja bem estruturado. Por isso, é preciso construir um espaço adequado, inserindo cobertura, caso esteja lidando apenas com um terreno, ou realizar obras na estrutura já existente.

Apesar da oficina mecânica ser um local de trabalho que comumente suja muito, devido aos produtos utilizados e serviços realizados, é necessário que passe uma boa impressão aos clientes. Assim, recomenda-se que o espaço seja limpo, com paredes pintadas, área de espera do cliente, etc. Invista no bem estar do indivíduo que você irá atender.

Adquira os equipamentos: Nesta etapa, é necessário que você adquira todos os equipamentos necessários e imprescindíveis para o funcionamento do seu negócio. Antes de compra-los, pesquise os preços, procure por fornecedores populares e que prestem uma boa assistência.

Saiba como abrir uma oficina

Para abrir uma oficina é preciso ter os equipamentos imprescindíveis, como o elevador que pode-se ver na foto acima.

Alguns dos equipamentos que são necessários são o alinhador de direção, medidores e aparelhos de verificação, cabos para baterias, compressor de ar, controlador de circuitos elétricos, desandador, elevador automotivo, equipamento de controle e diagnóstico automotivo, chaves de roda, chaves de boca, soquetes, chaves combinadas, chaves de fenda, alicates de vários tamanhos, fresas,  gruas hidráulicas, macaco hidráulico, macaco tipo jacaré, manômetro, multímetro digital, morsa, paquímetro, prensa hidráulica, recuperador de óleo, relógio comparador, scanner automotivo, solda, torquímetros, torno mecânico e mais.

É recomendado primeiro adquirir os equipamentos mais básicos. Nos cursos de mecânica automotiva são disponibilizados aos alunos, no final, uma lista dos principais que irão precisar no começo da profissão.

Faça toda a documentação: Esta é, sem dúvidas alguma, a parte mais importante. É preciso fazer o Contrato Social da oficina na Junta Comercial, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), emitir a  Inscrição Estadual, providenciar o alvará e a Inscrição Municipal, solicitar a aprovação do Corpo de Bombeiros para funcionamento do estabelecimento, dentre outros que podem ser necessários.

Faça a sua propaganda e comece a trabalhar: Por fim, faça a sua propaganda. Crie redes sociais para o seu negócio, divulgue para amigos, família e até mesmo em rádios ou panfletos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *