Como Melhorar o Desempenho do Carro?

Todos os motoristas gostam de conduzir veículos com boa potência e que tenham um bom desempenho, para que possam economizar combustível, realizar menos manutenção e também se sentirem confortáveis ao dirigir. Porém, alguns veículos que já foram utilizados por anos ou mesmo os novos podem apresentar desempenhos não satisfatórios para os seus donos.

E, para minimizar esta situação e melhorar o desempenho do veículo, os seus proprietários e motoristas podem ter certas atitudes, para ajudarem neste aspecto. Por exemplo, pode-se colocar produtos de confiança nos motores, trocar os filtros quando estes estiverem cheios de impurezas, realizar a manutenção dos bacos e das velas, usar aditivos, caso necessário, conduzir o veículo corretamente ou até mesmo reprogramar a central de comando.

Confira abaixo diversas dicas sobre como melhorar o desempenho do seu carro mais detalhadamente.

Melhorando o desempenho do veículo

Utilize produtos de marcas confiáveis: Primeiramente, o mais recomendado é que os donos utilizem apenas produtos de confiança em seus veículos, para que não prejudiquem o motor. Alguns óleos e combustíveis podem deixar muitos resíduos e impurezas, o que prejudica o funcionamento do motor, e, consequentemente, o desempenho dos veículos.

Em relação aos combustíveis, é recomendado que os carros só sejam abastecidos em postos que apresentem boa procedência, pois alguns estabelecimentos podem comercializar combustíveis adulterados. Assim, sempre que possível, opte por postos das redes mais famosas, como Petrobrás e Shell.

Complete o óleo corretamente: Os veículos, caso estejam com o reservatório de óleo com nível abaixo do que é necessário, podem apresentar mau desempenho. Isto porque os lubrificantes servem para que as peças sempre deslizem umas contra as outras, ao invés de provocarem atrito e quebrando.

Então, sempre se certifique de que o óleo está no nível correto, e, caso for preciso completá-lo, use o produto da mesma marca e tipo, para que não haja mistura de líquidos diferentes.

Saiba como aumentar o desempenho do seu veículo.

Saiba como aumentar o desempenho do seu veículo.

Troque os filtros: Os filtros de ar interceptam todas as impurezas que entram no veículo junta com a mistura de ar e combustível no motor. Assim, quando for trocar o óleo, também aproveite para trocar os filtros de ar, de óleo de combustível.

Caso o filtro esteja muito sujo, ele não irá permitir a entrada de ar na mistura de combustível e ar, o que torna a combustão pouco efetiva e ainda mais consumista. E, é recomendado que o filtro comum seja trocado por outros que permitem uma maior entrada de ar na mistura, o que potencializa o desempenho do veículo.

Use aditivos: Os combustíveis aditivados reduzem o acúmulo de sujeira e de detritos no motor do veículo, o que aumenta o seu desempenho de forma considerável. Assim, o uso de aditivo pode ser algo benéfico.

Realize a limpeza dos bicos injetores: A limpeza dos bicos injetores é igualmente benéfica para os veículos, assim como a limpeza dos filtros de ar, como citado acima. Apesar das válvulas injetoras de combustível serem autolimpantes, alguns combustíveis podem comprometer o funcionamento dos bicos, ocasionando o acúmulo de sujeira nestas peças.

Reprograme a central eletrônica: Apesar deste processo ser muito delicado, caso seja realizado corretamente, também é muito eficaz. Reprogramando a central eletrônica, o veículo pode se tornar mais potente.

Mantenha os pneus calibrados: Sempre mantenha os pneus do seu veículo bem calibrado, pois isto interfere na segurança dos passageiros  motoristas, interfere no consumo e evita que o carro tenha engasgos. Logo, se certifique de que os pneus estão calibrados, pois esta questão altera de forma direta o desempenho do veículo.

Dirija com o carro mais leve: Quando os carros estão mais leves, eles têm que realizar menos esforço para funcionarem, e por isto possuem um melhor desempenho e são mais econômicos. Assim, evite carregar peso extra no seu veículo, retirando o que não for mais necessário.

Ainda, no dia-a-dia, evite encher o tanque, pois isto torna o veículo até 30 kg mais pesado, o que pode ocasionar um consumo maior de combustível.

Escolha bons pneus: Outra dica para deixar o seu veículo com alto desempenho é escolher bons pneus. Assim, o carro torna-se mais leve e econômico. Recomenda-se optar por pneus mais altos, o que promove o ganho de velocidade e diminuição do consumo.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *