Como cuidar e limpar bem o carro: Veja as dicas

Algumas dicas são infalíveis para manter os carros em bom estado de conservação e serem mais valorizados na hora da revenda.

Para muita gente passar o sábado dando um trato no carro é algo que faz parte das tarefas do fim de semana. Já para outras pessoas levar a um lava-jato e dar uma aspirada nos bancos e nos tapetes já é o suficiente. Mas além dos cuidados com a limpeza do carro é possível manter o carro em ótimas condições por muito mais tempo com simples dicas de uso.

Veja como ter segurança, economizar, valorizar o veículo na hora da revenda e ainda prolongar a vida útil do automóvel.

Cuidados com a lataria do carro

O desgaste da lataria muitas vezes é causado pela alta exposição ao sol e chuva. Carros expostos ao tempo ganham um desgaste na pintura mais rapidamente que veículos que são mantidos sob abrigos. O motivo é que o a luz do sol agride as camadas de verniz e de tinta do carro, dando um aspecto esbranquiçado na lataria.

Os carros que passam a noite na rua são submetidos à sereno que cai a noite, outro fator que prejudica a pintura porque vem carregado de poluição das grandes cidades, mais especificamente ácidos que ficam sobre a lataria. Pela manhã, os raios do sol sobre os pingos do sereno que atuam como uma lente potencializando a ação e os efeitos solares. Por fim, a pintura ganha trincas e a cor se desgasta, ficando opaca e com aspecto de queimada muito mais cedo.

Se para minimizar os efeitos naturais muita gente opta pelas capas de proteção, saiba que elas não são uma boa saída neste caso. As capas feitas de lona ou de plástico são nocivas porque atuam como uma estufa que pioram ainda mais no caso de exposição ao sol causando assim o desgaste no carro todo, ao invés de apenas no capô e teto. Uma solução seria o uso de ceras protetoras que são capazes de proteger a pintura do carro. Elas não são abrasivas e não agridem a pintura e o verniz do carro. Encerar o carro periodicamente mesmo em casa é uma boa solução, dá um pouco de trabalho, mas é econômico e funcional.

Cuidados na hora de lavar

Uma dica importante quando vai lavar o carro é que ele esteja na sombra e que o serviço comece de cima para baixo, assim a parte mais suja que são as rodas e a parte mais inferior serão as últimas a serem tocadas e toda a sujeira que gruda na bucha não irão para o teto e capô do carro. Caso contrário, a pintura poderá ficar cheia de arranhões causados pela sujeira dos pneus.

Carros pretos são fáceis de identificar manchas circulares causadas pela falta de cuidado e atenção na hora da lavagem. Outro cuidado importante é com o uso de produtos próprios para carros, que são shampoos automotivos ou detergente neutro, sem cheiro e bem suave. Dê preferência para o uso de panos de algodão e mangueira com gatilho que são mais eficazes.

Lavar carro não é só passar a esponja. Veja as dicas de limpeza.

Lavar carro

Cuidado com os bancos

Um lugar quentinho e confortável para ácaros e insetos, por isso a melhor maneira de manter a higiene dos bancos é usando um aspirador de pó periodicamente. Comer e beber dentro do carro é proibido, pois os restos de alimentos que caem nos bancos e no chão do veículo atraem bichos como baratas. Esses insetos além de roer o estofamento fazem seus ninhos ali mesmo, o que torna a eliminação mais difícil.

Além do bom e velho aspirador, outra dica é uso de spray a base de amônia com vidros e portas abertas, o produto faz uma espécie de impermeabilização do estofado facilitando a limpeza posteriormente. Para os bancos de couro, a dica é usar um produto para limpar e outro para deixar o couro umectado. Os produtos específicos para couro são encontrados em lojas de sapato e supermercados.

Dica Bônus: Como acabar com o mau cheiro dentro do carro? Para acabar com o cheiro desagradável dentro do carro, principalmente de cigarro é indispensável o uso de produtos específicos que podem ser comprados em lojas automotivas e supermercados. Uma dica para quem quer economia é colocar meia maçã debaixo do banco, a maçã irá absorver o cheiro ruim do carro.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *