Como Cuidar de Um Carro Clássico?

Muitas pessoas gostam de comprar e reformar carros antigos, tornando-os verdadeiros clássicos. Isto é feito para coleciona-los ou mesmo utiliza-los no dia-a-dia. Estes carros devem ser bem cuidados, e caso estejam em boas condições, podem ser revendidos a ótimos valores. Os cuidados que deve-se ter com carros antigos varia, de acordo com o estado que este se encontra, quais são suas necessidades e também qual será o seu uso. Alguns veículos vintages até mesmo devem ter a sua estética cuidada mais detalhadamente do que o seu motor, caso sejam usados para exposições.

A primeira coisa a se fazer quando se adquire um carro clássico é levá-lo à um mecânico especializado, para que este possa conferir a sua situação. Então, é necessário restaurar a pintura, poltronas, trocar os pneus, se preocupar com o acabamento, dentre outras questões. Ainda, os carros antigos devem sempre ser ligados, mesmo que por alguns minutos, para que o motor funcione constantemente. Ademais, os produtos corretos devem se usados para manutenção do interior e exterior.

Cuidados com carros clássicos

Os cuidados que deve-se ter com os carros clássicos são diversos, visto que eles foram fabricados à algum tempo e por isso podem sofrer danos mais facilmente. Iremos falar abaixo sobre os cuidados que deve-se ter inicialmente com um veículo antigo, ao adquiri-lo, e que também devem ser contínuos. Confira.

Leve-o a uma especialista: Leve sempre o carro clássico a um especialista de restauração ou de carros antigos, pois muitos mecânicos e profissionais que tratam de veículos comuns podem não entender as necessidades de um carro clássico. Inicialmente, o profissional irá mostrar quais são os cuidados urgentes.

Saiba quais os cuidados que deve-se ter com um carro antigo.

Saiba quais os cuidados que deve-se ter com um carro antigo.

Use os produtos adequados: É preciso utilizar os produtos adequados à pintura e interior dos carros clássicos, para que eles não causem danos. A pintura dos veículos antigos, assim como os seus bancos de couro, é um característica que deve ser preservada, visto que algo que destaca quanto aos carros clássicos é a estética. Não use produtos que sejam corrosivos ou que causem manchas.

Cuide da pintura: Para cuidar da pintura, deve ser estabelecida uma rotina. Não deixe o seu veículo no Sol, pois este desgasta a pintura. Ademais, encere e lave o seu veículo semanalmente, usando sabões neutros, buchas macias e também uma cera sem silicone. Inicialmente, caso adquira um carro que esteja com a pintura desgastada e danificada, pode ser preciso refazê-la.

Troque e cuide dos pneus: Ao comprar um carro, pode ser preciso trocar os pneus, os substituindo por novos. Ademais, cuide deles, para que não fiquem carecas e desgastados. Se o carro não for utilizado para transitar nas cidades e estradas, não será preciso trocá-lo devido ao desgaste. Entretanto, caso o veículo fique parado, o pneu também pode ser danificado, devido ao ressecamento e acúmulo de sujeira, o que ocasiona rachaduras.

Fique atento à mecânica e elétrica: Apesar da parte estética ser muito importante no que se trata dos carros clássicos, também é preciso estar atento à mecânica e elétrica deste. Saiba identificar os barulhos que podem ocorrer nos carros, indicando problemas no motor e em outras peças. A partida de uma veículo sem problemas deve ser suave, sem trancos.

Periodicamente, leve o seu clássico à uma mecânica, para que todas estas questões possam ser analisadas. Caso tenha que trocar peças, sempre opte e procure pelas originais do seu veículo, pois isso o valoriza.

Guarde o seu clássico em local adequado: Coloque o seu carro clássico em um local adequado. Não o deixe a mercê do Sol, chuva e outros fenômenos temporais, pois isso pode prejudicar a pintura. Ainda, não deixe o seu veículo em um local fechado, pois ele deve receber ar fresco para que a umidade não cause malefícios aos bancos, pneus, voltante e outras peças.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *