O que fazer quando o carro perder a força?

Muitos motoristas experientes já passaram por alguma situação em que o motor do carro perde a força e o veículo não consegue progredir ou se desenvolver. Mesmo apertando o acelerador, o carro simplesmente parece realizar um esforço contínuo que não resulta em nada.

Este problema de perca de força pode ser ocasionado por diversos motivos. Dentre eles, existem alguns mais comuns e que podem ser facilmente diagnosticados e resolvidos pelos mecânicos. Porém, é importante que o dono do veículo esteja sempre atento para que saiba identificar o problema também, e chegar na oficina ciente dos reparos que irá precisar.

O que pode causar a queda na força do carro?

Como dito, muitos aspectos podem ocasionar essa perca de força do veículo. O carro é uma máquina, e todas as suas peças devem estar de acordo para que funcione bem. Abaixo temos alguns fatores que podem prejudicar o funcionamento do veiculo:

Ar: Para os leigos em mecânica, o ar é um elemento fundamental para o bom funcionamento de um carro, isso porque na mistura do combustível ele precisa ser queimado no motor para que possa gerar potência nas rodas.

A falta de ar pode gerar uma mistura incorreta, causando mal funcionamento do veículo em questão. Além disso, outros quesitos podem entrar no mecânica de um veículo envolvendo o ar, tais como o filtro de ar sujo, que é um dos reparos mais fáceis de serem feitos em um veículo. O filtro de ar suja devido ao fato de ocorrer algumas obstruções por detritos. O simples fato de limpá-los ou substituí-los resolve o problema.

Assim como o ar deve entrar dentro do veículo, ele também deve sair. Para que isso ocorra de maneira adequada, é preciso que tanto a entrada quanto a saída de ar estejam limpas.

Desgaste no comando das válvulas: Este problema pode ocasionar dessincronização entre as válvulas. Para evitar este tipo de situação, é preciso que o motorista esteja atento à troca de óleo adequada do motor. Assim, as válvulas terão mais força para exercer a abertura e fechamento de modo a expelir ar e combustível na taxa ideal.

Combustível adulterado:  O combustível é a alma do carro, sem ele, não é possível que o veículo se movimente. Assim, a qualidade do combustível determinará a força do veículo. Por isso, o uso de gasolina adulterada compromete a eficiência de um motor.

Bicos Injetores Entupidos: Os bicos injetores de combustível entupidos podem causar problemas sérios no desempenho do motor de um veículo. Eles podem ficar entupidos devido ao uso de combustível de má qualidade.

Gol

Bombas de combustível: As bombas de combustível também são muito afetadas quando um veículo anda sempre com o tanque na reserva. Isso ocorre porque as bombas injetoras fazem uso do próprio combustível para o seu resfriamento.

É fácil de notar quando isso ocorre, o veículo começa a perder a potência em subidas, ou pode até mesmo engasgar quando veículo mantém uma velocidade mais alta.

Compressão em excesso: Umas das questões mais frequentes que podem estar relacionada com a perda de força do veículo com certeza é a compressão. Esta, pode ser tornar um problema mais grave em veículos mais antigos.

Anéis de pistão desgastados: com o tempo, estes componentes de um carro tendem a se desgastar, e assim, a compressão não irá atingir seus níveis ideais.  O óleo vai escapar da parte inferior do cilindro e ir para câmara de combustão, o resultado, haverá uma influência na mistura de ar do veículo, o que causa a perda de força do motor.

Depósitos de carbono nos assentos de válvulas ou nas válvulas: os depósitos de carbono são resultado de queima de combustível de má qualidade ou óleo que entra no cilindro. Em ambos os casos isso irá afetar a força de seu veículo.

Velas de ignição: A potência de um veículo pode ser perdida quando as velas de ignição estão queimadas, pois elas são responsáveis pela entrega da potência ideal.

Sistema de arrefecimento de má qualidade: Se um veículo não possui um sistema de arrefecimento de qualidade, ou seja, um bom radiador e líquido de arrefecimento em boa proporção, ou falta lubrificação nas partes metálicas, isso poderá causar um grande atrito entre elas.

Atrito, lubrificação ou arrefecimento um das causas de perda de força do motor. Este atrito fará com que o motor do veículo perca sua força, uma vez que as peças tendem a se raspar formando borra no motor. Impedindo seu bom desempenho e proporcionando sérios problemas.

É sempre importante que o dono do veículo esteja atento à perda de potência. Observe sinais como mudança no ponteiro de temperatura, principalmente quando o carro atinge mais de 100.000 km rodados, dificuldade em subir morros e ladeiras, luzes da injeção, água, óleo ou câmbio acesas… Todos estes aspectos devem ser observados no seu veículo, para que o problema possa ser tratado o mais rápido possível.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *