Caminhão Perdendo Força – O Que Pode Ser?

Os caminhões são veículos utilizados por muitos indivíduos para realizar o transporte de cargas pesadas, como mercadorias, animais, mudanças, dentre outras. Visto isso, como os caminhões são ferramentas de trabalho, eles devem sempre estar nas suas melhores condições, para que os seus donos não sofram prejuízos ao tê-los sem funcionamento. Um dos problemas que os caminhões podem apresentar é a perda da sua força, mostrando dificuldades para dar partida, subir morros, transitar com cargas mais pesadas, etc.

A perda de força de um caminhão pode ser ocasionada por diversos motivos, e por isso é muito importante que a manutenção do veículo seja sempre feita, para evitar este tipo de complicação. Algumas das peças que podem apresentar avarias e, assim, prejudicar o desempenho do caminhão, são os bicos de injeção, componentes da compressão interna, como os anéis de pistão,  válvulas de admissão, dentre outras. Abaixo iremos falar sobre todas estas questões, confira.

Problemas que causam a perda de força em caminhões

Os veículos, principalmente os caminhões, que carregam cargas pesadas, devem ter todas as suas peças bem conservadas e em pleno funcionamento, para que possam realizar as suas funções. Quando ocorrem problemas no desempenho, eles são comumente ocasionados pelo mal funcionamento de algumas peças e sistemas primordiais, devido à rachaduras, falhas, detritos acumulados, etc. Abaixo iremos falar sobre as principais peças que podem estar ocasionando a perda de força, confira.

Saiba porque os motores de caminhões perdem a força

Os motores podem perder força caso alguns sistemas tenham sido prejudicados e não alimentem o motor corretamente.

Anéis de pistão, válvulas de admissão e cilindros: Todas estas peças citadas compõem o sistema de compressão dos caminhões. Este sistema permite a combustão do combustível juntamente com o ar, o que é imprescindível para o funcionamento do caminhão. Caso alguma delas apresente avarias, todo o sistema de compressão será prejudicado, prejudicando o motor e ocasionando a perda de força.

Por exemplo, os anéis de pistão são peças que se desgastam com o tempo. E, este desgaste pode ocasionar o vazamento de óleo para o cilindro. Isto causa a contaminação do ar e combustível na câmera de combustão, o que irá prejudicar todo o processo de combustão e funcionamento do caminhão.

Ademais, as válvulas de admissão são aquelas que permitem a entrada de gases dos cilindros do motor, e avarias e acúmulo de detritos nestas duas peças impedem uma compressão eficaz. Esta questão interfere diretamente na combustão, visto que é necessário ar para que ela ocorra.

Bico injetor: O bico injetor, que faz parte do sistema de injeção, possui a função de injetar combustível na câmera de combustão dos caminhões. Eles pulverizam o combustível, que juntamente com os gases comprimidos, irá ocasionar a combustão e fazer o veículo funcionar.

Quaisquer problemas com o bico injetor, por esta ser uma peça tão essencial ao funcionamento dos veículos, ocasiona problemas nos motores. E, infelizmente, é comum que os bicos injetores tenham detritos, devido à combustão e também ao uso de combustível de má qualidade. Estes detritos se acumulam nas peças, prejudicando a liberação de combustível.

Filtros de ar: Quase todos os problemas relacionados ao mal funcionamento do motor devem-se a impedimentos deste realizar sua ação ao máximo. E, algo que pode impedir o bom funcionamento de um motor é a falta de ar circulando no veículo, pois este é necessário para que todo o combustível seja queimado.

O filtro de ar permite a passagem deste para que o motor não precise se esforçar demasiadamente para funcionar. Porém, caso esta peça esteja suja e obstruída, o ar não passará e nem todo o combustível será queimado, fazendo com que o motor tenha que se esforçar muito e perca sua potência.

Alguns sinais que indicam a perda de força no motor ou problemas nesta parte são dificuldades em dar partida no veículo, em subir inclinações ou mesmo em passar a marcha e obter mais potência. Caso identifique algo semelhante em seu caminhão, o leve a uma oficina mecânica para que o o problema seja solucionado.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *