O Que é PBT, PBTC e CMT nos Caminhões?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, os veículos devem obedecer as limitações de peso estabelecidas pelo Contran, para que possam transitar em vias terrestres de forma regular. Estes limites são determinados para que as vias não sejam desgastadas excessivamente, além de servirem para manterem a segurança dos motoristas e outros transeuntes da pista. Para estabelecer estes valores, são utilizados os conceitos de PBT, PBTC e CMT.

O PBT é o Peso Bruto Total, o PBTC, Peso Bruto Total Combinado e o CMT, Capacidade Máxima de Tração. E, todas estas informações devem estar na carroceria do caminhão, pintadas ou fixadas no chassi. De acordo a lei, nenhum veículo deve transitar com o PBT e PBTC  acima do permitido pelo fabricante, ou ultrapassar a CMT da unidade tratora.

O que significa PBT, PBTC e CMT?

Como mencionado, todos os veículos possuem limites de pesos e dimensões máximas, para resguardar os motoristas, passageiros e também as condições das pistas. Esta limitação é determinada pelo Código de Trânsito Brasileiro, nos artigos 99 e 100. Leia-os abaixo.

Art. 99. Somente poderá transitar pelas vias terrestres o veículo cujo peso e dimensões atenderem aos limites estabelecidos pelo CONTRAN.

§ 1º O excesso de peso será aferido por equipamento de pesagem ou pela verificação de documento fiscal, na forma estabelecida pelo CONTRAN.

§ 2º Será tolerado um percentual sobre os limites de peso bruto total e peso bruto transmitido por eixo de veículos à superfície das vias, quando aferido por equipamento, na forma estabelecida pelo CONTRAN.

§ 3º Os equipamentos fixos ou móveis utilizados na pesagem de veículos serão aferidos de acordo com a metodologia e na periodicidade estabelecidas pelo CONTRAN, ouvido o órgão ou entidade de metrologia legal.

Art. 100. Nenhum veículo ou combinação de veículos poderá transitar com lotação de passageiros, com peso bruto total, ou com peso bruto total combinado com peso por eixo, superior ao fixado pelo fabricante, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração da unidade tratora.

Assim como pode-se ver no artigo 100, os veículos devem respeitar os limites de Peso Bruto Total (PBT), Peso Bruto Total Combinado (PBTC) e o Capacidade Máxima de Tração (CMT).

Peso Bruto Total (PBT): O Peso Bruto Total é o peso máximo que pode-se transmitir ao pavimento, na combinação entre o peso do veículo, da carroceria e da carga.

Peso Bruto Total Combinado (PBTC): O Peso Bruto Total Combinado é o peso máximo que pode ser transmitida ao pavimento, combinando um veículo de tração e carga, semi-reboque e reboque. Deve-se respeitar a relação de potência e peso, estabelecida pelo INMETRO.

Capacidade Máxima de Tração (CMT): A Capacidade Máxima de Tração é o peso máximo que o veículo pode tracionar, incluindo o PBT da unidade de tração. Basicamente, é o máximo de carga que pode ser rebocada.

Para facilitar, abaixo confira os pesos e as dimensões máximas autorizadas pelas principais configurações de veículos usadas no Brasil, cedidas pelo TRC.

Principais Configurações no PaísPeso Máximo Permitido por EixoPBT

Tolerância (5% PBT)CMT mínimaLotação (PBT-Tara)Comprimento mínimoComprimento máximoPrecisa AET
Caminhão
Caminhão Toco
6+1016,0t800,00 Kg16,0t14,0mnão
Caminhão Trucado
Caminhão Trucado
6+1723,0t1150,00 Kg23,0t14,0mnão
Caminhão Duplo Direcional Trucado
Caminhão Duplo Direcional Trucado
6+6+1729,0t1450,00 Kg29,0t14,0mnão
Caminhão + Reboque
Caminhão + Reboque
6+10+1733,0t1650,00 Kg33,0t19,80mnão
Caminhão + Reboque
Caminhão + Reboque
6+10+10+1743,0t2150,00 Kg43,0t19,80mnão
Caminhão Trucado + Reboque
Caminhão Trucado + Reboque
6+17+10+1750,0t2500,00 Kg50,0t17,50m

19,80mnão
Romeu e Julieta
Romeu e Julieta
6+17+10+1750,0t2500,00 Kg50,0t17,50m
19,80mnão
Caminhão Trator + Semi-reboque
Caminhão Trator + Semi-reboque
6+10+1026,0t(1)1300,00 Kg26,0t(1)18,60mnão
Caminhão Trator + Semi-reboque
Caminhão Trator + Semi-reboque
6+10+1733,0t(1)1650,00 Kg33,0t(1)18,60mnão
Caminhão Trator + Semi-reboque
Caminhão Trator + Semi-reboque
6+10+25,541,5t(1)2075,00 Kg41,5t(1)18,60mnão
Caminhão Trator + Semi-reboque
Caminhão Trator + Semi-reboque
6+10+20
36,0t(1)1800,00 Kg36,0t(1)18,60mnão
Caminhão Trator + Semi-reboque
Caminhão Trator + Semi-reboque
6+10+10+10
43,0t2150,00 Kg43,0t18,60mnão
Caminhão Trator + Semi-reboque
Caminhão Trator + Semi-reboque
6+10+10+10+10
46,0t2300,00 Kg46,0t16,00m

18,60mnão
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
Caminhão Trator + Semi-reboque
6+17+1033,0t1650,00 Kg33,0t18,60mnão
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
6+17+1740,0t2000,00 Kg40,0t18,60mnão
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
6+17+25,548,5t2425,00 Kg48,5t32,0t16,00m18,60mnão
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
6+17+10+10
43,0t2150,00 Kg43,0t27,0t18,60mnão
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
Romeu e Julieta com 6 eixos
6+17+10+17

50,0t2500,00 Kg50,0t33,0t16,00m18,60mnão
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
Caminhão Trator Trucado + Semi-reboque
6+17+10+10+10

53,0t2650,00 Kg53,0t36,0t16,00m18,60mnão
Treminhão
Treminhão
6+17+10+10+10+1063,0t3150,00 Kg63,0t25,0m(2)30,0msim
Bitrem com comprimento entre 17,50 a 19,80m
Bitrem de 7 Exos
6+17+17+1757,0t2850,00 Kg57,0t38,0t17,50m19,80mnão
Bitrem com comprimento entre 19,80m e 30,00m
Bitrem de 7 Exos
6+17+17+1757,0t2850,00 Kg57,0t38,0t19,80m

30,0msim
Rodotrem com comprimento entre 19,8m e 25,0m
Rodotrem de 9 Exos
6+17+17+17+1774,0t3700,00 Kg74,0t50,0t19,8m

25,0msim
Rodotrem com comprimento entre 25,0m e 30,0m
Rodotrem de 9 Exos
6+17+17+17+1774,0t3700,00 Kg74,0t50,0t25,0m30,0msim
Tritrem
Tritrem de 9 eixos
6+17+17+17+1774,0t3700,00 Kg74,0t25,0m30,0msim
Bitrem de 8 Eixos
Bitrem de 8 Exos
6+17+17+25,565,5t3275,00 Kg65,5t25,0m30,0msim
Bitrem de 9 Eixos
Bitrem de 9 eixos
6+17+25,5+25,574,0t3700,00 Kg74,0t52,0t25,0m30,0msim

Categoria: Legislação

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *