Sensor de Estacionamento – Qual o Melhor? Câmera, 4 ou 8 pontos?

Hoje em dia, dirigir um veículo têm se tornado cada vez mais fácil e confortável. Pode-se usufruir dos direções hidráulica e mecânica, que diminuem consideravelmente o esforço físico que o motorista tem que fazer, dos sistemas de navegação, que vêm instalado nos carros mais novo, e também dos sensores de estacionamento, que são dispositivos que auxiliam os motoristas à estacionarem. Utilizando os sensores de estacionamento, também chamados de sensores de ré, os motoristas podem realizar balizas com mais facilidade, estacionando em locais com espaço reduzido.

Desta forma, os sensores de ré tornam mais fácil o processo de estacionar, evitando que os motoristas arranhem, amassem ou mesmo coloquem o carro em posições inadequadas, como muito longe da calçada. Os indivíduos que estiverem interessados em utilizar e instalar os sensores de estacionamento em seus veículos podem ir até as lojas especializadas em tais produtos, mas irão se deparar com muitos modelos.

Existem sensores de estacionamento com câmeras, pelos quais os motoristas podem observar, pela tela do dispositivo, onde estão estacionando, quais são os obstáculos, qual a distância do passeio, etc. Também, há os sensores mais comuns, que são baseados em sinais sonoros. Eles podem ter sistemas com 4 pontos, que são instalados na parte traseira, ou com 8 pontos, em que há sensores na parte traseira e dianteira do carro. Para quem deseja mais facilidade na hora de realizar as manobras, recomenda-se usar os sensores com câmera.

Sensores de estacionamentos

Os sensores de estacionamento são dispositivos muito úteis. Diferentemente de alguns sistemas que são instalados nos veículos apenas por estética, os sensores de ré, como também são chamados, são extremamente benéficos para os motoristas. Utilizando este sistema, os motoristas podem realizar manobras e balizas com mais segurança e facilidade, evitando que o veículo sofra colisões, arranhões, ou que seja estacionado em posições errôneas. Como, por exemplo, muito longe da calçada.

Conheça alguns sensores de estacionamento

Sensor de estacionamento com quatro pontos, câmera e tela LED acoplada ao retrovisor.

Modelos

Existem diversos modelos de sensores de estacionamento. O mais comum, e também o de menor custo, é o sensor que utiliza o sinal sonoro para avisar ao motorista que ele está muito perto de algum objeto, correndo o risco de colisão. Estes sensores emitem sons, como de um apito, para alertar o motorista. E, estes sons com emitidos com mais frequência quando o risco de colisão aumenta.

Comumente, os sensores deste tipo são os de ultrassom, que se assemelham a um sonar. Assim, para seu funcionamento, ele emite uma frequência sonora não perceptível aos ouvidos humanos, que reflete-se nos objetos e retorna ao dispositivo. Desta forma, a distância entre o carro e o objeto é medida de acordo com o tempo que o sinal gasta para retornar. Geralmente, este sensor ultrassom emite sinais a partir de um metro de distância, e pode ser utilizado em para-choques de metal.

E, estes modelos de sensores podem possuir uma também uma tela, com câmera ou não. Alguns apenas repassam os seus sinais para a tela, mostrando nela um desenho de um veículo, com os objetos ao redor, mostrando a distância entre elas. Porém, estes não transmitem imagens reais. Ainda, existem os sensores com tela, que também utilizam uma câmera.

A câmera é instalada na parte traseira do veículo, e transmite à tela todas as imagens do que está ocorrendo. Logo, o motorista terá tanto o aviso sonoro de que está perto de objetos, quanto as imagens. É possível comprar tanto os sensores de estacionamento que já vem com a câmera, quanto apenas esta separada.

O Zapos Parking Assitant é um dispositivo que possui quatro sensores, que são instalados na traseira e transmitem os dados para a tela. Porém, este não possui câmera. O seu preço é cerca de R$ 250,00. O Scavone Survision é um modelo semelhante ao que mencionamos anteriormente, que apenas mostra os dados e gráficos com a distância do veículo em relação ao objeto. Já o Bambo E-Theater é um monitor que fica acoplado ao retrovisor interno, e que projeta as imagens da câmera. Este modelo custa cerca de R$ 690,00.

Qual o melhor?

Estes dispositivos que auxiliam as manobras e balizas podem possuir quatro ou oito pontos. Os de quatro pontos captam as informações sobre a traseira, e, os de oito, da traseira e frente do veículo. Em relação ao número de pontos, recomenda-se escolher um sensor com oito, pois assim, poderá prevenir que o carro sofra colisões tanto na frente quanto atrás.

Agora, em relação às câmeras, existem dispositivos com câmera e tela, que apenas mostra as imagens da traseira e não emite sons. Recomenda-se utilizar um dispositivo de estacionamento com câmera e sensores, para que possa observar as imagens e também ouvir os sinais sonoros.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *