O que é vela de Ignição? Como funciona e defeitos comuns

Uma vela de ignição é um elemento cuja função é de fornecer centelha ou faísca ao motor para que, assim, ele consiga dar a partida. O tipo de motor que ela segue é o motor de combustão.

Localizada dentro de combustão, a vela produz, assim uma explosão que consiste na mistura de ar e combustível. Assim, a combustão faz com que o pisão seja empurrado de maneira que ele gere força rotativa para impulsionar o movimento do motor.

As velas possuem em sua composição um eletrodo central que, de forma isolada se conecta à bobina, e, assim, é possível produzir uma faísca em sua ponta.

Para cada tipo de motor, existe um tipo de vela, e assim, o proprietário deve estar atento qual é o tipo de vela para o modelo de seu carro. Para que um vela possa ser escolhida de forma adequada, deve-se levar em consideração o comprimento da rosca do cabeçote, bem como as especificações do manual.

A velas de ignição são encontradas tanto em carros quanto em motos. Nos carros, este item é conectado à cabeça do cilindro do motor de combustão interna. Em motos a vela está localizada no terminal supressivo e tem a finalidade de transportar a tensão pela bobina.

Tipos de vela

Como já foi dito, existe vários tipos de velas, as velas convencionais são utilizadas por motores com carburador.

  • As velas resistivas, são utilizadas com motores de injeção eletrônica.
  • As velas especiais são utilizadas com motores de alto desempenho, ou seja, voltadas para carros de corrida.
vela de Ignição

Vela de ignição é um elemento importante do veículo

Todos os tipos de vela tem o mesmo objetivo, porém, elas não são iguais, nem poderiam. Algumas velas possuem compostos diferentes que permitem que elas tenham um alto desempenho. As velas de irídio, por exemplo, duram mais que as velas tradicionais e são mais eficientes. Ela tem um preço de custo um pouco mais alto, porém, este é um investimento com algum retorno, tendo em vista que elas possuem maior durabilidade.

Além disso, elas são extremamente importantes aqui no Brasil, uma vez que, são adaptáveis a motores que recém gasolina de baixa qualidade. Elas ainda se destacam pois, possuem a mesma qualidade desde o momento em que são instaladas, até o fim de sua duração.

Como saber como trocar a vela

Como a participação da vela no sistema é de grande importância para o bom funcionamento do motor, logo, o seu mau funcionamento é facilmente identificado.

Entre os principais sintomas de vela queimada ou com problema estão:

  • Perda de potência: o carro começa a perder potência em morros, no arranque e quando adquire maior velocidade. Outros problemas podem estar relacionados à perda,
  • Maior consumo de combustível: uma vez que a função das velas está ocorrendo de forma inadequada existe um aumento no consumo do combustível,
  • Dificuldade na partida: as velas dão força para que o motor possa ligar, e por isso este sintoma é muito comum,
  • Aumento e diminuição de gases poluentes expelidos: variando de acordo com o problema que o item apresenta.

Qual é a vida útil de uma vela de ignição? Quando trocar?

A vida útil de uma vela de ignição deve levar em conta alguns fatores como tipo de combustível utilizado e forma de ignição. De maneira geral, as velas possuem vida útil entre e 10 e 15 mil Km para veículos e 3 e 5 mil km para motos.

Portanto, é preciso que o proprietário fique atento a quilometragem de seu veículo e aos sintomas indicados acima e saiba quando é o período correto para troca das velas.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *