O que fazer com a bateria usada?

Quando trocamos de bateria, sempre nos perguntamos, o que fazer com a bateria usada?Muitos comerciantes sempre vendem uma nova bateria “a base de troca”, assim, dão um fim correto à bateria defeituosa, mas quando isso não acontece? Podemos simplesmente jogar a bateria fora? No lixo comum?

Não podemos descartar a bateria de carro usada em local inapropriado. Isso é passível de multa, inclusive, já que os elementos que compõem a bateria são extremamente nocivos, tanto para pessoas quanto para o meio ambiente.

Sendo assim, preparamos este artigo para te mostrar o que fazer com a bateria usada. Nossa dica, além de ecologicamente correta, te ajuda a economizar. Confira abaixo:

Por que não podemos jogar a bateria fora?

Saiba que a bateria do seu carro é um produto toxicidade alta, que não pode ser jogado fora de qualquer forma. Através da leitura do rótulo da bateria você já pode ter uma noção da toxicidade da bateria, graças aos componentes e substâncias químicas nela presentes.

Dentre esses componentes, temos os mais variados tipos de ácidos e também chumbo. Sendo os dois extremamente nocivos as pessoas e ao meio ambiente. Uma resolução do CONAMA, Conselho Nacional do meio Ambiente, torna proibido por lei o descarte de baterias em lixo comum. Falamos da resolução 401 de 2008, que estabelece os limites máximos de chumbo a serem descartados em local inapropriado.

O chumbo presente nas baterias pode trazer várias complicações para quem entra em contato com ele. Dentre estes problemas, podemos citar a perda de memória, dores de cabeça, lentidão de raciocínio, anemia, atrofia, depressão, náuseas e vômitos. Diante desse quadro, entendemos o porque da resolução da CONAMA de proibir o descarte das baterias em qualquer lugar.

Desrespeitando esta resolução, multas bem salgadas podem chegar a você, se você descartar as baterias no lixo comum. Mas saiba que existe uma solução, que não só é correta para o meio ambiente, mas te ajuda a economizar.

O que fazer com a bateria usada?

Diante do fechamento de algumas minas de chumbo na China, o preço do chumbo disparou no Brasil. Uma vez que nós sempre fomos importadores de chumbo da China.

descarte de baterias

As baterias precisam ser descartadas corretamente. Na compra de uma nova, entregue sua usada

Como falamos acima, o chumbo é o principal componente de uma bateria. Então, através da venda da sua bateria usada, conseguimos levantar um dinheiro, além de descartamos a bateria no local ideal. O chumbo reciclado das baterias é exatamente igual ao chumbo cru, porém, este o reciclado é mais barato. Sendo assim, as indústrias demonstram um maior interesse nas baterias usadas. Pois conseguem o chumbo a preços mais acessíveis.

Quando você tem uma bateria usada que precisa se livrar, certamente está adquirindo uma nova, não é verdade? Pois saiba que no local onde comprar a bateria, você consegue vender a sua usada. A mesma resolução do CONAMA que citamos anteriormente obriga os revendedores de baterias a aceitar baterias usadas. Sendo que estas são descartadas de forma correta, sem prejudicar o meio ambiente.

Vender a bateria é a melhor opção

Sendo assim, através da venda de sua bateria usada, você consegue um desconto na nova bateria, e descarta a usada de forma ideal. Tenha em mente que você não conseguirá grandes valores com a venda da bateria usada. Mas sim um leve desconto na compra da nova.

O valor a ser conseguido por cada bateria varia de acordo com o seu peso. Quanto mais potente a bateria, mais pesada ela é e mais elas podem valer. Em geral, as baterias de 40 a 50 amperes pesam 11 quilos. As baterias de 60 pesam 13 quilos, e as de 70 amperes, pesam 15 quilos. Sendo que este peso é apenas uma média entre as baterias de mesma amperagem. Podendo este valor variar de uma bateria para a outra.

Sabendo disso, você pode usar essas informações para barganhar um pouco mais no preço de sua nova bateria. Conseguindo um descontinho extra, que ajuda a aliviar um pouco o seu bolso.

Agora você já sabe o que fazer com a sua bateria usada. Procure vendar ela durante a compra de uma bateria nova. Além de te ajudar em um desconto extra, você descarta a bateria de forma correta.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *