Como Montar uma Oficina de Moto?

Muitas pessoas possuem tanta intimidade e paixão por motos que desejam se tornar profissionais mecânicos da área. Já outras possuem especialização neste nicho e agora desejam criar sua própria oficina, a fim de gerenciar o seu negócio e ter mais liberdade de trabalho. Porém, para abrir uma oficina de motos é preciso ter certos conhecimentos da área, para que o empreendimento seja bem sucedido e também conquiste clientes fiéis.

Atualmente, o mercado das motocicletas cresce cada vez mais, devido à fabricação de novas motos mais tecnologicas e também à atratividade de um novo público, que deseja fugir do trânsito das grandes cidades. Por isto, é uma ótima opção de empreendimento abrir uma oficina de motos.

Abaixo, confira dicas para a abertura deste empreendimento.

Abrindo uma oficina de motos

Como mencionado, abrir uma oficina de motos não é algo simples e que deve ser feito de qualquer forma. Para que um estabelecimento seja bem sucedido, é necessário conhecer bem o nicho e também as necessidades dos clientes. Abaixo, confira dicas que irão lhe auxiliar no início deste novo empreendimento.

Invista na sua qualificação

Todos os profissionais da área mecânica, assim de como de outras, devem investir em qualificação para que passem mais credibilidade e também proporcionem um serviço de maior qualidade aos seus clientes. Obviamente, o indivíduo que necessita de um serviço mecânico ou eletrônico em sua moto irá optar por um profissional que tenha experiência e qualificação na área, seja por meio de cursos, estágios, etc.

Saiba como abrir uma oficina de motos bem sucedida

Saiba como abrir uma oficina de motos bem sucedida

O recomendado é que, antes da abertura do seu empreendimento, seja realizado um curso de gestão empresarial, pois o dono do negócio deve entender como este funciona e saber gerencia-lo. Após isto, pode-se fazer cursos de mecânica geral de motos, serviços eletrônicos, etc. Mesmo que o dono não realize os serviços manuais, é necessário que ele entenda como fazê-los, para a falta de algum funcionário ou até mesmo para treinar e fiscalizar o trabalho de terceiros.

Escolha a localização da oficina

Para abrir um empreendimento de sucesso, é preciso que este esteja localizado em uma área propícia para o nicho e que possua clientes. Por exemplo, não é recomendado abrir um supermercado em uma BR, visto que não terá clientes recorrentes e diários. Da mesma forma, deve-se optar por um local para a oficina mecânica que tenha boa visibilidade e fluxo alto de pessoas.

Caso não tenha pretensão de trabalhar nos grandes centros, devido aos preços elevados de compra de terrenos e aluguel, pode-se optar por bairros mais movimentados. Por exemplo, bairros que interligam a BRs ou mesmo ao centro.

É indicado escolher um lugar espaçoso, como um galpão, e que preferencialmente esteja em rotatórias ou avenidas, devido às visibilidade. Não escolha locais estreitos e em ruas pouco movimentadas.

Invista no espaço

Assim como todos os outros comércios, é preciso que a oficina tenha um espaço apresentável e atrativo para os clientes. Mesmo que comumente estes empreendimentos sejam mais modestos e possuam mais sujeira, devido às graxa, ferramentas, etc, é recomendado que o espaço seja arrumado.

Torne o espaço mais amplo e invista em uma área de espera para os clientes. Pode-se elaborar uma sala de espera com televisão, ar condicionado, dentre outras comodidades. Opte por deixar a área de trabalho na parte de trás do espaço, para que ela fique mais escondida e também não proporcione tanto o contato com os clientes. Pinte o local, instale prateleiras, balcões, etc.

Escolha uma equipe qualificada

Para proporcionar um bom serviço aos seus clientes, escolha uma equipe bem qualificada, para todas as áreas. Isto inclui recepção, limpeza, serviço, etc. Opte por funcionários que já tenham experiência na área.

Caso seja preciso, ofereça cursos aos funcionários. Por exemplo, caso estes sejam familiares e ainda não tenham experiência com a área.

Adquira equipamentos de qualidade

Para que a oficina funcione corretamente, invista em equipamentos de qualidade, mesmo no caso dos mais simples. Inicialmente, será preciso adquirir um multímetro, manômetro, elevador pneumático, chaves, scanner, alinhador, etc. Caso a oficina também realize a troca de peças básicas da moto, como pneu, também será necessário adquirir estas peças previamente.

A falta de ferramentas ocasiona a má ou  ou a não prestação dos serviços. Consequentemente, isto afeta a reputação do local e dos profissionais.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *