Como acionar a Garantia da Bateria?

Ao comprar uma bateria nova, fique de olho na garantia. Esse pode ser um fator determinante na hora da compra, já que existem marcas que oferecem um prazo de garantia maior que outras. Somente na hora que precisamos solicitar a garantia da bateria que percebemos como não sabemos como esse processo funciona. Realmente, não costumamos guardar o papel de garantia na compra ou mesmo lê-lo.

Pensando nisso, elaboramos este artigo, para te explicar como acionar a garantia da bateria. O que a garantia cobre? Quanto tempo temos de garantia? São perguntas que devemos ter em mente na hora de reclamar nossos direitos acerca desta questão.

Qual o tempo de garantia e como aciona-la?

Antes de acionarmos a garantia, precisamos saber se ainda estamos cobertos pela mesma. Quando você compra uma bateria nova, recebe o cartão da garantia, que deve ser preenchido pelo vendedor. Neste cartão encontramos o prazo que a garantia cobre. Note que ao ser preenchido pelo vendedor, é recomendado que seja colocado apenas o mês e o ano da compra. Uma vez que dessa forma a garantia vale para todo o mês. Se o vendedor preencher o dia, vamos supor que você comprou no dia 05, você perderia 25 dias do mês.

Confira no cartão o prazo de garantia oferecido. Geralmente a loja oferece garantia de 3 meses, mas a fabricante da garantia dá a garantia de até 18 meses, dependendo da marca. Essa garantia junto a fábrica, que passa aquela que a loja oferece, é conhecida por garantia contratual, que precisa ser acompanhada constantemente para você evitar qualquer surpresa.

Bateria automotiva

Como acionar a garantia da bateria.

Preste atenção em um detalhe, onde sua bateria estragou, e você pediu uma nova pela garantia. Saiba que o prazo válido para a garantia é o da primeira compra. Ou seja, se sua bateria estragou com 2 meses de uso e você ganhou uma nova. Esta tem o mesmo prazo de antes, ou seja, se a garantia da fábrica é de 12 meses, você precisa subtrair o que já usou antes. Assim, a nova bateria terá apenas 10 meses de garantia.

O que cobre a Garantia?

Essa resposta varia bastante entre os fabricantes. Além de que são tantas razões, que é mais fácil você saber os casos que a garantia não cobre, quando você não conseguirá uma nova bateria. Baterias com marcas de queda, os polos danificados, falta de peças, solução vazando e erros na instalação não são passíveis de entrar na garantia. Curiosamente, os dois primeiros motivos são os principais para o acionamento da garantia.

É comum também que a bateria esteja descarregada, em situações em que você deixou os faróis ou o som ligado durante a noite. Nesse caso simplesmente não há defeito e a garantia não cobrirá, só é preciso fazer uma recarga. A sobrecarga de bateria também é um fator vem matando as baterias silenciosamente, e a garantia não cobre. Sua bateria pode estar sofrendo sobrecarga caso você tenha instalado componentes mais potentes, como sons muito fortes. O problema só é percebido através das revisões elétricas no carro, que devem fazer parte da rotina do seu carro.

Em casos de acionamento a garantia o cliente recebe uma nova, desde que o que ocorreu com a bateria antiga se enquadre com a garantia. É importante prestar atenção aos prazos, e aos casos que a sua garantia cobre. Caso esteja tudo dentro dos conformes, você consegue outra peça rapidamente, e sem dor de cabeça. Lembre-se de verificar o cartão da garantia com periodicidade, e faça as revisões elétricas no seu carro.

Para acionar a garantia, basta ir a loja onde você comprou a mesma, onde o vendedor irá te instruir em todo o processo. Caso você esteja coberto pela garantia da loja, o processo é ainda mais rápido. Agora você já sabe como acionar a garantia da sua bateria, além de descobrir que é possível sim ganhar outra peça. Desde que a sua bateria se enquadre nos casos que a garantia cobre. Portanto, preste atenção ao cartão da bateria, e mantenha o carro revisado, para evitar surpresas.

Categoria: Geral
Comentários
  1. [email protected]

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *