3 e 5 Portas: Como um Carro Pode Ter um Número Ímpar de Portas?
A maior parte das pessoas se refere ao número de portas dos automóveis como sendo de duas ou quatro portas. Porém, é comum ver em anúncios e fichas técnicas de veículos que os modelos podem ter versões em duas, três, quatro, ou cinco portas, e muita gente acaba não entendendo o porquê disso.
Afinal de contas, o que faz um carro ter um número ímpar de portas? Como isso é possível, já que a maioria absoluta de automóveis tem duas ou quatro portas?
Existem os modelos que essa questão é mais óbvia, como os veículos utilitários, como a Volkswagen Kombi, Mercedes Sprinter, Fiat Ducato e etc. Esse tipo de carro possui apenas uma porta traseira, o que torna visível para todos o fato de ter três portas.
Além disso, há também o caso Hyundai Veloster, um hatch lançado no Salão de Detroit de 2011, que possui apenas uma porta traseira, no lado do passageiro. O modelo também, um pouco por conta desse design inovador que acabou não pegando, e muito por conta do fraco motor, acabou não fazendo tanto sucesso.
Entretanto, além dessas exceções, é comum que modelos que aparentemente têm duas ou quatro portas definidos como três ou cinco portas. De onde vem essa definição?
Carros de três ou cinco portas
O que faz um veículo que tem duas portas para passageiros ser definido como três portas é o fato de a tampa do porta-malas permitir o acesso ao interior do carro. Isso ocorre normalmente quando o vidro dessa porta está incorporado à peça. Observe as imagens abaixo:
Para exemplificar, veja as fotos a seguir, do Volkswagen Passat B1, fabricado de 1974 a 1988 aqui no Brasil, que mostram a diferença. No primeiro exemplo, veja que o modelo possui duas portas, pois o a tampa do porta-malas não dá acesso ao interior do veículo. Já para o segundo exemplo, veja que o vidro traseiro está incorporado à tampa, dando acesso ao interior do veículo, deixando o veículo com três portas.
Para versões de quatro ou cinco portas é exatamente o mesmo, com a única diferença de que são acrescentadas duas portas para passageiros no banco traseiro.
Resumindo, a distinção entre número de portas par ou ímpar é bem simples: se a tampa do porta-malas der acesso ao interior do veículo, o carro terá um número ímpar (três ou cinco); se não der esse acesso, será par (duas ou quatro).
Categoria: Geral