Quais os Documentos são Necessários para Renovar a CNH?

Diversos documentos possuem datas de validade, como a Carteira de Identidade. A ID, ou RG, deve ser renovada quando o indivíduo passa para a fase adulta, e também quando o documento está muito danificado. Este dano pode ocasionar a não identificação do indivíduo em alguma situação necessária, da mesma forma que a foto antiga. Outro documento que possui a data de validade é a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Comumente, ela expira a cada cinco anos. Para pessoas com mais de 65 anos, este prazo de validade passa a ser de três anos.

A CNH deve possuir a validade relativamente curta pois o indivíduo deve se mostrar capaz de conduzir um automóvel, visto que quaisquer deficiências que tenham surgido nesse período podem representar perigo à outras pessoas. Para a renovação é exigido o pagamento de uma tarifa, a realização dos exames médicos e levar os documentos necessários. Alguns dos documentos necessários são a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, originais e cópias,

Documentos necessários

Para se realizar a renovação da carteira de motorista é necessário levar alguns documentos, além de pagar a guia tributária e realizar os exames de saúde e psicológico. Os documentos necessários são:

  • Carteira de Identidade (original e cópia)
  • CPF (original e cópia). Caso o número do Cadastro de Pessoa Física já esteja contido na ID, não é necessário levar o CPF.
  • Comprovante de residência (original e cópia)
  • CNH vencida ou a vencer (original e cópia). A CNH pode substituir a Carteira de Identidade.
Saiba como renovar a CNH

Para renovar a CNH é necessário levar documento de identidade, comprovante de endereço no nome do indivíduo, dentre outros documentos.

Como realizar a renovação?

Antes de saber como é feito o processo de renovação, é preciso entender que a renovação da Carteira de Habilitação não é obrigatória. O indivíduo deve realizar este processo somente caso tenha interesse de continuar dirigindo. Ademais, não se deve conduzir automóveis com a carteira vencida, pois isso pode ocasionar penalidades, conforme está escrito no artigo 162. O prazo para utilização, sem penalidades, das CNH vencidas é de até 30 dias. Leia abaixo:

Art. 162. Dirigir veículo:

[…]

V – com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado;

A renovação da CNH pode ser feita no Centro de Formação de Condutores (CFC) ou no Detran. Antes de ir ao local, primeiro é preciso pagar uma guia da Taxa de Renovação. Cada estado brasileiro determina um valor para ser pago, devido às diferentes regras do Detran. No Rio de Janeiro o valor é R$ 135,32, enquanto em São Paulo é R$ 124,10. Tanto a guia quanto o agendamento do atendimento pode ser feito pelo site do Detran do seu estado.

Após pagar a guia em um banco conveniado, é preciso levar o comprovante de pagamento para o atendimento. No atendimento serão realizados os exames exame de aptidão física e mental, além da avaliação psicológica, caso seja necessária. Ainda, para pessoas que possuam CNH da categorias C, D ou E é preciso realizar os exames toxicológicos, nos laboratórios credenciados pelo Denatran.

Para a maioria dos indivíduos não é preciso realizar aulas, mas para os que não fizeram as disciplinas de direção defensiva e primeiros socorros, que foram implementadas pelo Detran, deve cumpri-las. Então, após as aulas do curso teórico-técnico, será exigida a realização de uma prova, como feito nas auto escolas tradicionais.

Caso não se lembre se cumpriu estas disciplinas, pelo sistema do Detran é possível consultar esta questão. Ainda, se tiver as feito e isso não conste no sistema, deve-se levar a cópia autenticada do certificado de curso que contenha na descrição as disciplinas pedidas.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *