Carro híbrido é mais econômico? Vale a pena investir?

Um carro híbrido consiste na combinação de tecnologias entre um carro elétrico e um carro movido à gasolina, mantendo componentes dos dois tipos de propulsão em busca de obter o melhor das duas máquinas. Atualmente, um veículo híbrido pode custar em média 100.000 reais. Ele possui em sua estrutura:

Motor à gasolina: um motor que se assemelha aos carros comuns. Porém, este motor é um pouco menor do que se comparado a outros carros. Ele tem como objetivo reduzir a emissão de gases poluentes ao mesmo tempo que busca aumentar sua potência e eficiência.

Dispositivo de armazenamento de energia: ao invés de um tanque de combustível apenas, um carro híbrido tem uma dispositivo de armazenamento que tem como objetivo armazenar energia para um motor à gasolina.

Motor elétrico: um carro híbrido também possui um sofisticado motor elétrico, podendo extrair e utilizar fontes de energia diferentes, tais como as energias de baterias.

Gerador: este gerador é bastante semelhante ao motor, mas atua apenas gerando energia para o veículo.

Quanto custa um híbrido? Vale a pena?

Os custos de um veículo híbrido, embora altos, tem tem diminuído nos últimos anos devido à sua grande capacidade tecnológica e maior eficiência com combustíveis. Porém, não existem incentivos no país para que este carro deslanche suas vendas, pois, o etanol ainda é o produto mais explorado do Brasil, sendo adicionado até na gasolina que não é pura nos postos nacionais.

Isso não impede que, com o aumento considerável no preço da gasolina, entretanto, faz com que haja uma procura por este tipo de veículo. Se você observar pela cidade, muitos entusiastas, mas principalmente Taxis estão rodando com o Prius, o híbrido da Toyota. Este modelo custa R$126.000,000 no site da Toyota. Nas concessionárias, pode haver variações de valor ou algum desconto de negociação.

prius toyota hibrido

O Toyota Prius é o híbrido mais popular no Brasil. Custa 126 mil reais.

A grande diferença de um carro híbrido é que seu motor elétrico tem como objetivo substituir ações de um motor à gasolina, em situações em que o gasto seria elevado. Além disso, o veículo trata-se de m modelo ecológico, fazendo com que haja a redução nas taxas de gases poluentes.

Se formos comparar o carro híbrido a um carro elétrico veremos que o primeiro tem mais vantagens. Um carro elétrico utiliza energia elétrica para que possa ter bom desempenho, em média, a distância de 10 Km custaria para um carro elétrico 3,20. O mesmo valor seria gasto em gasolina por um carro híbrido, tendo a vantagem de que seu desempenho é sustentável. O consumo divulgado pela Toyota para o Prius é de 18,9 km/l na cidade, tendo autonomia para mais de 800km.

Essa é uma comparação até mesmo infeliz, tendo em vista que, um carro, levando em consideração o desempenho, a distância percorrida, e as formas como é dirigido, pode gastar até 3 vezes mais que um carro híbrido. Além disso, os altos índices de emissão de poluentes fazem com que este tipo de carro colabore com a destruição em massa do planeta em geral.

Por que comprar um carro híbrido?

Se a intenção do comprador é a de possuir um carro com alta performance, eficiência e que reduza os gatos com combustível, esta é uma boa pedida. Além disso, o carro proporciona o máximo de conforto e segurança ao seu proprietário, permitindo que ele tenha alta performance na estrada.

Outro fator é que este carro é um veículo que representa sustentabilidade aliada a uma boa tecnologia o que proporciona bons resultados ao meio ambiente.

Infelizmente, nem tudo é vantagem. Os motivos que podem influenciar na decisão de comprar um carro híbrido levam em consideração o alto custo do veículo no Brasil, e falta de incentivo do governo nesta tecnologia. Isso faz com que haja um custo elevado na manutenção do veículo, podendo trazer alguns contratempos ao dono.

Além disso, o investimento no carro se torna contraditório, uma vez que, a intenção é a de reduzir os custos com combustível, entretanto, o investimento inicial neste tipo de carro se torna muito alto aos padrões do Brasil.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *