O que é Quick Shifter das Marchas? Ganha Aceleração?

Para as pessoas que gostam de motos e sentem prazer em pilota-las, quaisquer modificações que causam melhorias são válidas de serem feitas. E, ainda, são dadas preferências às modificações que proporcionam às motos um desempenho maior em relação à partida e aceleração, mesmo que elas não sejam motocicletas de corridas. Outro fator que deve ser levado em consideração, e que interfere no desempenho da moto, é a troca de marcha. Para solucionar a troca de marcha lenta, que necessita do uso da embreagem e alívio do acelerador, foi criado o dispositivo quick shifter.

quick shifter é um sensor eletrônico, que funciona de acordo com a pressão aplicada no pedal de câmbio. Ele interrompe o sinal da ignição ou de combustível, tirando a carga do câmbio e realizando a troca da marcha sem trancos. Com isso, não precisa de aliviar o acelerador, acionar a embreagem, passar a marcha, soltar a embreagem e acelerar novamente, um processo que demora certo tempo. Abaixo iremos falar mais sobre o quick shifter e se a instalação deste dispositivo realmente funciona.

Quick Shifter, como funciona?

Quick Shifter, cujo o nome significa “mudança rápida”, é um sensor que diminui todo o tempo de troca de marcha da moto. Antes de falarmos sobre este equipamento e mostrar como ele funciona, é preciso primeiro entender como é realizada a troca de marcha tradicional das marchas.

A passagem de marcha, para ocorrer de forma suave e sem trancos no câmbio, é preciso trabalhar com o sistema de embreagem. O sistema de embreagem desencaixa todas as suas peças móveis, tirando a carga do virabrequim e pistão, do sistema de câmbio. Assim, para passar a marcha, é preciso acionar a embreagem e completar um processo. Deve-se soltar o acelerador, apertar a embreagem, passar a marcha, soltar a embreagem e acelerar de novo.

Saiba como funciona o Quick Shifter

O Quick Shifter é um sensor utilizado para realizar trocas de marcha de forma mais rápida.

Porém, todo este processo que falamos acima, sobre a troca de marchas, demora certo tempo. Comumente, após certo tempo, os pilotos tornam este movimento automático, mas ele ainda atrapalha em competições esportivas, devido ao gasto de tempo. Por isso, o Quick Shifter começou a ser instalado nas motos esportivas, para economizar o tempo de passar marcha. Com o tempo, o desempenho do sensor se tornou popular, e ele também começou a ser utilizado em motos urbanas.

Quick Shifter é, como mencionamos, um sensor que responde de acordo com a pressão aplicada no pedal da moto. O dispositivo identifica a pressão aplicada para aplicar a troca, e a central eletrônica corta a conexão com a ignição e combustível rapidamente, para que a marcha superior seja engatada sem que necessite acionar a alavanca.

Algumas marcas já instalam o sensor nas motocicletas nas fábricas, como a BMW, Ducati, KTM, Yamaha, Kawasaki e Triumph. Porém, em várias ocasiões, ele necessita de ser instalado após a compra da moto, caso o seu dono deseje esta melhoria. Apesar do que muitos pensam, o Quick Shifter trás muitos benefícios para as motos que só transitam o período urbano ou que são usadas para viagens longas, pois torna a pilotagem menos cansativa e suave.

Ainda, com a troca rápida de marcha, ganha-se aceleração, como foi constatado em um teste da Revista Duas Rodas. Neste teste, foram comparadas duas motos Triumph Daytona, que possui o modelo tanto com o sensor quanto sem. Foi constatada uma aceleração perceptível na moto que possuía o Quick Shifter.

Vale a pena instalar o Quick Shifter?

Como mencionamos, muitas motos ainda não possuem o Quick Shifter como o item de fábrica. Comumente, ele é peça original apenas das motos esportivas, e não nas vendidas para uso cotidiano. Logo, este dispositivo deve ser instalado, caso seja desejo do dono da motocicleta.

Quick Shifter não possui um valor tão acessivo, visto que pode chegar até mesmo a R$ 1.800,00. Dito isso, é preciso colocar na balança se esta modificação realmente irá lhe beneficiar, e se a troca de marcha mais eficiente é algo de que faz questão. Caso você ande muito de moto, e o processo de troca de marche lhe canse, a instalação do Quick Shifter pode ser uma boa opção.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *