O que é Quick Shifter das Marchas? Ganha Aceleração?
Para as pessoas que gostam de motos e sentem prazer em pilota-las, quaisquer modificações que causam melhorias são válidas de serem feitas. E, ainda, são dadas preferências às modificações que proporcionam às motos um desempenho maior em relação à partida e aceleração, mesmo que elas não sejam motocicletas de corridas. Outro fator que deve ser levado em consideração, e que interfere no desempenho da moto, é a troca de marcha. Para solucionar a troca de marcha lenta, que necessita do uso da embreagem e alívio do acelerador, foi criado o dispositivo quick shifter.
O quick shifter é um sensor eletrônico, que funciona de acordo com a pressão aplicada no pedal de câmbio. Ele interrompe o sinal da ignição ou de combustível, tirando a carga do câmbio e realizando a troca da marcha sem trancos. Com isso, não precisa de aliviar o acelerador, acionar a embreagem, passar a marcha, soltar a embreagem e acelerar novamente, um processo que demora certo tempo. Abaixo iremos falar mais sobre o quick shifter e se a instalação deste dispositivo realmente funciona.
Quick Shifter, como funciona?
O Quick Shifter, cujo o nome significa “mudança rápida”, é um sensor que diminui todo o tempo de troca de marcha da moto. Antes de falarmos sobre este equipamento e mostrar como ele funciona, é preciso primeiro entender como é realizada a troca de marcha tradicional das marchas.
A passagem de marcha, para ocorrer de forma suave e sem trancos no câmbio, é preciso trabalhar com o sistema de embreagem. O sistema de embreagem desencaixa todas as suas peças móveis, tirando a carga do virabrequim e pistão, do sistema de câmbio. Assim, para passar a marcha, é preciso acionar a embreagem e completar um processo. Deve-se soltar o acelerador, apertar a embreagem, passar a marcha, soltar a embreagem e acelerar de novo.
Porém, todo este processo que falamos acima, sobre a troca de marchas, demora certo tempo. Comumente, após certo tempo, os pilotos tornam este movimento automático, mas ele ainda atrapalha em competições esportivas, devido ao gasto de tempo. Por isso, o Quick Shifter começou a ser instalado nas motos esportivas, para economizar o tempo de passar marcha. Com o tempo, o desempenho do sensor se tornou popular, e ele também começou a ser utilizado em motos urbanas.
O Quick Shifter é, como mencionamos, um sensor que responde de acordo com a pressão aplicada no pedal da moto. O dispositivo identifica a pressão aplicada para aplicar a troca, e a central eletrônica corta a conexão com a ignição e combustível rapidamente, para que a marcha superior seja engatada sem que necessite acionar a alavanca.
Algumas marcas já instalam o sensor nas motocicletas nas fábricas, como a BMW, Ducati, KTM, Yamaha, Kawasaki e Triumph. Porém, em várias ocasiões, ele necessita de ser instalado após a compra da moto, caso o seu dono deseje esta melhoria. Apesar do que muitos pensam, o Quick Shifter traz muitos benefícios para as motos que só transitam o período urbano ou que são usadas para viagens longas, pois torna a pilotagem menos cansativa e suave.
Ainda, com a troca rápida de marcha, ganha-se aceleração, como foi constatado em um teste da Revista Duas Rodas. Neste teste, foram comparadas duas motos Triumph Daytona, que possui o modelo tanto com o sensor quanto sem. Foi constatada uma aceleração perceptível na moto que possuía o Quick Shifter.
Vale a pena instalar o Quick Shifter?
Como mencionamos, muitas motos ainda não possuem o Quick Shifter como o item de fábrica. Comumente, ele é peça original apenas das motos esportivas, e não nas vendidas para uso cotidiano. Logo, este dispositivo deve ser instalado, caso seja desejo do dono da motocicleta.
O Quick Shifter não possui um valor tão acessível, visto que pode chegar até mesmo a R$ 1.800,00. Dito isso, é preciso colocar na balança se esta modificação realmente irá lhe beneficiar, e se a troca de marcha mais eficiente é algo de que faz questão. Caso você ande muito de moto, e o processo de troca de marche lhe canse, a instalação do Quick Shifter pode ser uma boa opção.
Categoria: Acessórios