Seguro Automotivo: Como Simular o Preço?

O seguro automotivo se tornou um item praticamente indispensável nos dias de hoje, ainda mais nos grandes centros urbanos. Os altos índices de violência no trânsito e de roubos e furtos de veículos das metrópoles brasileiras fazem com que o seguro seja essencial para proteger o bem de quem possui um carro.

Entretanto, o custo de uma boa apólice de seguro ainda é relativamente alto para grande parte das pessoas, ainda mais somando-se isso aos outros gastos para se manter um veículo, como IPVA, manutenção, revisões, combustível e etc.

Por isso, pesquisar bastante é essencial, comparando os preços e vantagens oferecidos pelas diferentes seguradoras, para assim fechar o melhor negócio possível, economizando um pouco e protegendo o seu bem.

Pensando nisso, existem vários sites na internet em que é possível realizar uma simulação do valor do seguro para o seu automóvel, comparando os preços oferecidos pelas mais diversas seguradoras, te ajudando no processo de escolha de com qual você fechará.

Como o valor do seguro é calculado?

Seguro Automotivo_opt

É possível simular os preços oferecidos por diversas seguradoras.

Antes de falar sobre a simulação propriamente dita, é importante destacar alguns elementos que influenciam no valor final da apólice. São vários os fatores utilizados pelas seguradoras no momento de calcular o valor que será cobrado por um seguro automotivo.

O primeiro, e talvez o principal deles, é o tipo de veículo. Primeiro porque alguns modelos são mais visados para roubos e furtos, e por isso acabam tendo um valor de seguro mais elevado do que outros. Bons exemplos disso são o Wolkswagen Gol e os Fiat Palio e Uno.

Além disso, o ano de fabricação do automóvel também influencia, com carros mais velhos tendo geralmente valores maiores de seguro. Isso ocorre porque carros mais antigos estão mais sujeitos a quebras e defeitos, com manutenção mais cara e muitas vezes peças mais difíceis de encontrar, e isso acaba elevando os custos com o seguro. Basicamente, pode-se afirmar que quanto mais velho for o carro, mais caro será o seguro.

Aliado a este fator de qual é o veículo a ser segurado, outros fatores também são considerados, como o perfil do motorista do veículo – jovens entre 18 e 24 anos pagam mais, enquanto mulheres costumam ter valores menores; os índices de roubo da região onde a pessoa mora, trabalha e costuma circular; onde o carro fica estacionado, se é na rua ou em estacionamento, seja em casa ou no trabalho; e até mesmo o uso de dispositivos de segurança, como sistema de rastreamento via satélite, por exemplo.

Todos estes fatores são levados em conta. Além disso, também é possível fechar uma apólice com diversos tipos de coberturas diferentes, algumas mais simples, só para roubos ou acidentes, e outras mais completas, incluindo enchentes ou incêndios, assistência 24 horas, ou cobertura contra veículos de terceiros, em caso de batidas.

Assim, além de pesquisar bastante entre as diversas seguradoras, é importante saber de todos estes fatores, que podem te ajudar a economizar no valor final. Muitas vezes, pode não valer a pena a cobertura total, dependendo do proprietário ver o que mais se adéqua a seu orçamento e necessidade.

Dicas de sites

Falando da simulação de preços para seguros de carros, alguns sites oferecem o serviço, onde é possível comparar as diversas seguradoras, e escolher aquela que for melhor para você. Neles, você informa qual é o seu veículo, com marca, modelo e ano de fabricação, além de mais informações, e as cotações são realizadas, para diversas seguradoras.

Listamos aqui algumas das principais opções.

AutoCompara

Site do grupo Santander, o AutoCompara realiza as cotações para até cinco das seguradoras parceiras do banco: HDI, Sul América, Tókio Marine, Yusuda Marítima e Zurich, sendo possível comparar condições, preços, valor de franquia, forma de pagamento e mais diversos diferenciais entre cada uma. Tudo isso em poucos minutos.

Comparaonline

No comparaonline, você poderá cotar de maneira gratuita seu seguro automotivo. Basta inserir algumas informações, realizar a simulação para diversas seguradoras, como: HDI, Bradesco Seguros, Tokio Marine, Liberty Seguros, BNP Paribas Cardif e Autofácil.

Smartia

O primeiro site de simulação de preços de seguros automotivos, o Smartia também oferece o serviço, incluindo seguradoras como: AIG, BNP Paribas Cardif, Bradesco Seguros, HDI, Liberty Seguros, Tokio Marine e Yasuda Marítima.

Minuto Seguros

Por fim, nossa última sugestão vai para a Minuto Seguros, site que também oferece o serviço de simulação de preços, com seguradoras como: Azul, Allianz, Liberty Seguros, Porto Seguro, HDI, Mtsui Sumitomo, AIG, Mapfre, Tokio Marine, Bradesco, Itaú, Chubb e Yasuda Marítima.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *