Seguro Temporário Automotivo Existe? Como contratar?

Que o seguro automotivo se tornou um item indispensável nos dias de hoje, com os altos índices de violência no trânsito e de roubos de veículos das nossas grandes cidades, todo mundo sabe. Porém, o que muita gente não sabe é que é possível sim contratar um seguro automotivo temporário, o que pode ser muito útil em algumas situações, como pegar um carro que não é seu por algum período específico ou para viajar, por exemplo.

As apólices de seguro automotivo normalmente possuem duração de 12 meses, protegendo o veículo e dando maior segurança ao proprietário nesse período. Passando o ano, o seguro pode ser renovado, normalmente com uma atualização do valor.

Mas essa não é a única opção de produto oferecido por todas seguradoras. Algumas oferecem sim a possibilidade de um seguro temporário. Esse perído costuma ser de 30 dias, mas pode variar de acordo com a seguradora e com a necessidade do cliente. E isso pode ser uma solução para pessoas que, por diferentes motivos, vai ficar com algum veículo por um curto período de tempo, ficando despreocupadas em caso de algum problema nesse período

Como fazer?

Seguro Auto

Veja como fechar um seguro automotivo temporário.

Fechar uma apólice de seguro automotivo temporário acaba não sendo muito diferente do que seria para um seguro tradicional. A primeira coisa a se fazer é pesquisar bastante, fazendo diferentes cotações com diversas seguradoras, sempre considerando os diferentes tipos de cobertura.

Depois de pesquisar, basta comparar os preços e condições, sempre considerando também aquela cobertura que mais se adéqua de acordo com a sua necessidade. Você pode, por exemplo, optar por um seguro completo, ou então um que cubra apenas o roubo. Tudo depende do uso que você vai fazer do veículo, do local onde utilizará, do tempo em que ficará com ele, e etc.

Por fim, para seguros temporários também é preciso fazer uma vistoria no veículo. Como tudo esse processo de pesquisa até o fechamento da apólice leva algum tempo, o ideal é que você inicie as cotações com certa antecedência, porque na pressa é possível que você acaba deixando passar boas opções, por não conseguir realizar uma pesquisa adequada.

Vale a Pena?

A definição do preço que você pagará pelo seguro temporário dependerá basicamente dos mesmos fatores utilizados pelas seguradoras para apólices tradicionais. Assim, tudo vai depender do modelo do seu veículo, de quem será o motorista, onde ele ficará estacionado, seja em casa ou no trabalho, a região onde você mora e trabalha, e etc.

O valor do seguro temporário, se você comparar com o mesmo período para uma apólice normal de seguro, com 12 meses de duração, logicamente será maior. Isso ocorre porque os procedimentos da operadora não sofrem grandes alterações, e esse valor acaba sendo repassado ao cliente, o que, considerando um período de tempo menor, acaba pesando mais no valor, se você comparar relativamente.

Entretanto, se você irá ficar com o veículo por um período menor de tempo, não faz sentido pagar por 12 meses. Assim, com o temporário você paga apenas pelo período em que usará o carro, tendo a segurança de que ocorrendo alguma emergência você estará seguro, sem riscos de ter que arcar com um grande prejuízo, em caso de roubo ou acidente.

Essa é a grande vantagem do seguro temporário. Poder ajustar o tempo do seguro de acordo com o tempo que você usará o carro. Além disso, o processo é mais fácil e menos burocrático, do que para uma apólice tradicional, e que qualquer pessoa habilitada pode fazer esse tipo de seguro.

Lembre-se sempre de pesquisar bastante, para conseguir o melhor preço, pela cobertura que mais se adéque à sua necessidade. Saiba que será um bom negócio, muito melhor de que se arriscar pelas nossas ruas com um veículo que não é seu.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *