Tipos de Cadeirinha para Auto: Quando Usar e Qual Idade da Criança

Quem tem filhos pequenos tem uma preocupação a mais quando o assunto é o automóvel da família. Além da manutenção, da limpeza, do abastecimento e dos cuidados normais, tem que se preocupar com a cadeirinha para a criança.

O uso da cadeirinha é obrigatório para crianças até os 7 anos de idade. O seu uso é indispensável, já que garante a segurança da criança, que ainda não tem tamanho suficiente para ser presa pelo cinto de segurança do carro, caso haja um acidente.

O corpo de uma criança ainda é bem frágil, podendo se machucar mais que um adulto com os impactos. A forma com que a cadeirinha segura o corpo dos pequenos é desenhada exatamente para evitar ferimentos internos, que o cinto não seria capaz de evitar.

E além de ser super importante para a segurança dos seus filhos, a não utilização da cadeirinha pode levar à cobrança de multa, e o condutor perde pontos na carteira.

Tipos de Cadeirinhas

Na hora de comprar uma cadeirinha para auto sempre vem a dúvida: qual é a cadeirinha certa para meu filho? São tantos tipos e opções diferentes, que fica difícil saber qual é a mais adequada.

Bom, a escolha da cadeirinha vai de acordo com a idade, peso e tamanho da criança.

Bebê-Conforto

O bebê-conforto é uma cadeirinha própria para bebês recém-nascidos, até completarem 9 quilos (algumas chegam a 13 quilos). Essa cadeirinha é bem reclinada, deixando a criança quase que totalmente deitada. Deve ser colocada virada de costas para os bancos da frente do carro. Elas são seguras pelo próprio cinto, presas por uma base na parte inferior.

São fáceis de se colocar e retirar, permitindo a retirada da cadeirinha juntamente com o bebê, sem acordá-lo, caso esteja dormindo.

Bebê-Conforto

Poltronas Reversíveis

Essas poltronas são projetadas para carregar desde bebês recém-nascidos, até crianças de 16 quilos. Elas podem ser instaladas de costas para o banco da frente, ou de frente.

Antes, o recomendado era que carregasse a criança de costas até completar 1 ano de idade, ou 9 quilos, mas hoje em dia, a recomendação é que se carregue a criança de costas para o banco da frente pelo máximo de tempo possível, já que é a forma mais segura de se transportar o seu filho, porque desta forma, o pescoço fica mais protegido em caso de impacto. Essas cadeirinhas também são presas ao cinto de segurança do veículo e possuem um cinto de cinco pontas, que segura bem a criança em um impacto forte.

Poltronas Não-Reversíveis

Estas poltronas só podem ser usadas viradas para frente, por isso só servem para crianças maiores de 1 ano de idade, ou que já tenham mais de 9 quilos.

Antes de usar qualquer poltrona, leia atentamente o manual de instruções e saiba exatamente como funciona. Sobretudo a amarração, afinal, a cadeirinha ajudará muito pouco se estiver solta no carro ou se a criança não estiver bem presa e, ao mesmo tempo, confortável.

Cadeirinha Não-Reversível e Assento de Elevação

Boosters

Os boosters são as poltronas de elevação, que só servem para elevar um pouco a altura da criança para que ela possa usar o próprio cinto de segurança do carro.

Elas podem ou não possuir encosto. As que possuem encosto são mais confortáveis para a criança, além de proteger mais a coluna, evitando o efeito chicote em caso de impacto. Se for usar uma booster sem encosto, o carro precisa ter o apoio para a cabeça.

Essas cadeiras de elevação só podem ser usadas por crianças maiores de 4 anos, segundo a legislação. E devem ser usadas até que a criança complete 7 anos e meio de idade, ou atinja 1,45 de m altura.

A partir dessa idade, a criança já pode viajar no banco de trás, usando o cinto de segurança do carro. No banco da frente, só poderá viajar depois de completar 10 anos de idade.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *