Vale a pena trabalhar de Uber?

Atualmente, nosso país está passando por uma grande crise financeira e o desemprego está batendo às portas de muitas pessoas. São mais de 10 milhões de pessoas que poderiam estar trabalhando em alguma empresa e, no entanto, sentem dificuldade de se inserir novamente no mercado.

Por este motivo, as pessoas estão buscando meios alternativos e autônomos de trabalhar sem a necessidade de um empregador, para que, assim, possam sustentar suas famílias. E é nesse cenário que surge a Uber, uma empresa que presta o serviço de transporte particular. Muitas pessoas já estão trabalhando com esta plataforma e, algumas, até mesmo prosperando. Entretanto, ainda existem muitas dúvidas sobre isso, pois é uma escolha séria e requer algum investimento no negócio.

Por isso estamos aqui para esclarecer as suas dúvidas sobre esse assunto e tentar te direcionar a tomar a melhor decisão. Lembrando que não estamos aqui para persuadir ninguém, apenas informar! Agora, vamos ao que interessa:

Como entrar na Uber?

Assim como em qualquer outra empresa, para que você seja aprovado e contratado, deve passar antes por um processo de seleção, porém, na Uber, não é muito difícil de entrar.

Você deve verificar se seus carros estão nos padrões da empresa e se você tem os requisitos mínimos. Você deve ter, no mínimo,  21 anos e uma CNH do tipo B.

Para você trabalhar na categoria UberX, seu carro deve ter sido fabricado no ano de 2008 ou superior. Assim que seus dados são enviados, eles fazem uma análise, e em no mínimo 3 dias você já consegue trabalhar como motorista particular.

Atenção: Em algumas cidades, será necessário alterar sua CNH com a EAR (Exerce Atividade Remunerada). Procure o Detran de sua cidade.

Entrei, e agora?

Agora é só começar a dirigir e a lucrar com o seu trabalho. Mas calma, antes precisamos esclarecer algumas coisas para que você não se surpreenda assim que se deparar com elas. O primeiro ponto que deve ser dito é que a Uber não te ajuda com nenhum tipo de custo, ou seja, toda a manutenção do seu veículo, combustível, e conforto dado aos passageiros é por sua conta e você deve lembrar destes gastos quando for fazer as contas no fim do mês, o que faz com que sua renda abaixe um pouco.

Algo que também deve ser deixado claro é que você não precisa aceitar todas as solicitações de viagens. Esta informação é válida pois alguns lugares são muito perigosos e você deve ficar atento com os passageiros que você autoriza a entrar em seu automóvel, para que não ocorra nenhum acidente e que você possa estar em segurança.

uber carros

Cada categoria do Uber aceita um tipo de carro. Veja o Uber X, Slect e Black

Na Uber, além da corrida chamada UberX, existe o UberSelect e Uber Black, que é um serviço que exige algumas características a mais da parte do motorista, como um carro sedan, com bancos de couro e fabricado no ano de 2010 ou superior. Em contrapartida, os motoristas que trabalham na categoria Black tem uma renda um pouco maior do que os motoristas “padrões”.

Vale a pena?

De acordo com pesquisas e experiências de motoristas que já trabalharam na empresa, a média de renda mensal para um condutor que trabalha 10 horas por dia de segunda-feira à sábado está entre R$ 2.000,00 e R$ 3.000,00, um valor relativamente baixo, se levado em conta as horas trabalhadas semanalmente, muitas vezes, inferiores aos salários que mantinham.

Agora é sua vez de tirar suas próprias conclusões e verificar se realmente vale a pena investir seu tempo em dinheiro neste novo negócio.

Gostou do artigo? Então fique em nossa página pois temos inúmeros outros artigos sobre o mundo dos carros. Até a próxima!

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *