Qual a Melhor Época do Ano para Comprar Carros?

Muitas pessoas, quando querem comprar um novo veículo, simplesmente decidem trocar de modelo e saem a procura de qual será o seu o novo carro, sem considerar alguns fatores importantes do mercado, que podem ajudar a economizar, encontrando melhores ofertas pelo mesmo automóvel desejado.

Um destes fatores é a época do ano, que pode sim influenciar nos preços dos carros, com alguns períodos sendo mais vantajosos no momento de se conseguir um desconto, ou melhores condições de pagamento, por exemplo.

Por isso que se planejar é importante, pois comprar um carro na época certa pode ser um ótimo negócio do ponto de vista financeiro.

Final do Ano

O primeiro momento no qual o mercado de automóveis está mais favorável para as compras de carros, sejam novos ou usados, é o final do ano, especialmente a partir de setembro, até dezembro. Este é o período em que o consumidor pode conseguir os melhores descontos.

venda-veículos

O período entre o final e o início de cada ano pode ser o mais vantajoso para comprar um carro

Isso acontece porque é neste período em que as montadoras começam a lançar e vender os modelos para o ano seguinte, e para que os carros do corrente, que está ficando “ultrapassado”, não se acumulem nos estoques, as concessionárias costumam oferecer melhores condições de compra por esse veículos, com promoções e maiores descontos.

Além disso, esse é o período em que as pessoas começam a se preparar para as férias e festas de fim de ano, o que gera certa desaceleração dos consumidores. Outro fator também favorável a esse período é o décimo terceiro salário, que incentiva muitas pessoas a realizar novos investimentos, como um carro novo.

Por fim, os vendedores e concessionárias costumam ter metas anuais de vendas e lucros, e este período é justamente o momento em que essas metas são fechadas, o que ajuda no momento de barganhar por um desconto maior, já que a venda pode ser absolutamente necessária para o vendedor.

Além de descontos, esta é uma boa época para benefícios extras, como receber o veículo com tanque cheio, com o IPVA pago, ou outros mimos oferecidos pelas concessionárias.

O único porém é que o consumidor deve estar ciente que, ao comprar um veículo novo de um modelo do ano corrente, que está saindo de linha, havará uma maior desvalorização de seu valor.

Início do ano

Juntamente com o final do ano, o início de cada ano, nos dois primeiros meses principalmente, também é um período que pode ser favorável.

Além de alguns dos mesmos motivos para o final do ano, como acúmulo de veículos de modelos do ano anterior, que sobram nos estoques e precisam ser vendidos, e por isso recebem descontos, janeiro e fevereiro são bons meses para a compra de um carro novo porque normalmente é um período de desaceleração do mercado.

É o momento de pós-festas do fim de ano, no qual muitos gastos são realizados com a família e impostos, como IPTU, IPVA, matrícula dos filhos, material e escolar, sem falar no carnaval. Por isso, menos pessoas procuram comprar carros, o que diminui o número de vendas e ajuda no momento de barganhar por um desconto.

Final de cada mês

Além do período entre o final e o início do ano, de setembro a fevereiro, os últimos dias de cada mês também são bons para fechar as compras. Além das metas anuais, os vendedores costumam ter metas mensais, e neste período podem estar pressionados a vender mais para cumpri-las. E é aí que você poderá barganhar por maiores descontos.

Além desses três períodos, em que as condições são melhores para o consumidor, períodos de queda geral nas vendas de carros podem ser interessantes, já que essa queda pressionará as concessionárias e vendedores a vender mais, o que dá ao comprador vantagens na negociação.

Só fique atento em momentos de crise, porque por mais que os preços finais caiam, os aumentos na taxa básica de juros dificultam o financiamento. Por isso, você deverá avaliar bem essa relação entre preço e condições de pagamento para saber se vale a pena. Caso possa pagar à vista, será com certeza um ótimo negócio.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *