Carros NP: Financiamento Não Pago é Perigoso

Tem se tornado muito comum uma nova modalidade de venda de veículos no Brasil. São os chamados carros “NP”, ou Financiamento Não Pago. Cobrando preços muito abaixo do mercado, esse tipo de negócio tem atraído cada vez mais compradores. Entretanto, é necessário ter cuidado, pois muitas vezes essa venda é ilegal, e você pode estar participando de um golpe.

O que são Carros NP?

Como já explicado, “NP” é a abreviação para “Não Pago”. São veículo comprados por financiamento, mas que não tiveram as parcelas pagas. Como a dívida não está sendo quitada, o banco ou instituição financeira responsável pelo financiamento pode pegar a posse do carro, entrando com um pedido de busca e apreensão. Porém, esse processo de retomada do veículo é lento, e nesse período, entre a realização do pedido e cumprimento da ordem, o carro pode rodar normalmente, de maneira totalmente legal, com a maior tranquilidade.

É comum que, por motivos variados, algumas pessoas não consigam pagar mais as parcelas de financiamento de um veículo. Quando isso ocorre, a pessoa pode tentar renegociar a dívida com o banco ou instituição financeira, vendendo o veículo para conseguir o dinheiro para quitar o débito ou repassando o financiamento para um terceiro.

O problema é que algumas pessoas têm se utilizado de carros NP para lucrar, dando um golpe que pode ser enquadrado como estelionato. Resumindo, acontece o seguinte: um carro é financiado em nome de um laranja, sem a menor intenção de se pagar pelas parcelas. Depois que o carro é adquirido, ele é revendido, e a pessoa que comprou pode usar o veículo até que a ordem de busca e apreensão seja aceita, o que pode levar alguns anos.

Como quem revende esses veículos simplesmente não paga pelo financiamento, qualquer valor que ele receba pelo carro já dará lucro. Isso faz com que o preço desses veículos seja extremamente pequeno, muito abaixo do mercado. Uma busca rápida no Google já mostra um Hyundai Sonata GLS 2015 automático vendido por apenas R$ 5 mil.

Hyundai Sonata

É possível comprar veículos como o Hyundai Sonata por apenas R$ 5.000.

Falamos mais sobre carros NP em outro post. Para ler, clique aqui.

Por que é perigoso?

Como dito anteriormente, quem revende esses veículos aplica um golpe no banco ou instituição que realizou o financiamento. O carro é registrado no nome de um laranja, e as parcelas não são pagas propositalmente. Eles se aproveitam da burocracia e demora no processo de busca e apreensão dos veículos Não Pagos para lucrar, já que revendem o automóvel para que ele seja usado durante esse período, ficando com todo o lucro. Isso pode ser enquadrado como estelionato, e quem compra, se ficar provado que sabia da procedência do carro, pode ser processado por receptação.

Portanto, se você comprar um veículo nessas condições estará participando de um golpe, de uma negociação ilegal. Além disso, há no mercado muitos veículos roubados vendidos como NP, por isso é necessário tomar ainda mais cuidado.

Então, desconfie de preços muito abaixo do mercado. Não caia nessas promessas de carros de luxo por um preço tão pequeno, já que por nenhum meio legal esse veículo seria vendido a esse custo. Sempre que for adquirir um automóvel que não teve suas parcelas pagas, exija que a dívida seja quitada, ou que o financiamento seja transferido para o seu nome. Não entre em negócios ilegais, não corra esse risco.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *