3 dicas para Financiamento de Automóvel

Constantemente temos a vontade de adquirir novos bens, e o carro é um deles. Embora muito tenha se mudado com os novos serviços prestados pelo Uber, por exemplo, muitos jovens querem comprar seu primeiro automóvel para se sentirem independentes e livres, os mais velhos apenas querem trocar o seu velho veículo por um novo para ter mais conforto ou até mesmo status e melhoria de vida.

A verdade é que sempre estamos buscando investir em algo que nos faz bem, afinal, as pessoas precisam ser recompensadas por todos seus esforços no dia a dia. Com toda certeza, um carro, seja ele novo ou usado, é um objeto que nos satisfaz e facilita nossa vida.

Contudo, muitas vezes não temos o dinheiro necessário para realizar essa compra de imediato devido à situação atual de nosso país, infelizmente. Então, uma saída que nos permite adquirir esse bem mesmo sem todo o montante é o financiamento de automóveis.

O financiamento consiste em uma compra parcelada que será acrescida de juros todo mês, variando conforme a taxa de juros apresentada e a quantidade de parcelas que você quer pagar e pelo montante final que foi tomado emprestado. Existem alguns fatores que precisamos conhecer para que possamos fazer um financiamento. Vamos conhecê-los!

Valor Financiado

Obviamente, o primeiro dado que você deve ter em mãos é o valor do veículo que você irá comprar. É importante deixar claro que na maioria das vezes, senão em todas, o valor gasto ao final do financiamento é diferente do valor original do automóvel, justamente por causa da presença dos juros, por isso, muitas pessoas optam por guardar um volume maior de dinheiro para comprar um carro à vista ou em menos prestações.

Dependendo da taxa de juros e da quantidade de parcelas, você pode pagar até três vezes mais do valor original do veículo. Então preste bastante atenção no montante final financiado. Dê o máximo de entrada que puder.

Taxa de Juros

A taxa de juros é um dos fatores principais de um financiamento, pois ela afetará diretamente no valor final a ser pago. Ela varia de acordo com a instituição que você está fazendo o financiamento e da sua análise de crédito.

Existem diversos rankings das empresas com as menores taxas do mercado, por isso é recomendável que você pesquise muito antes de fazer qualquer financiamento, para que você não tenha prejuízos e não seja surpreendido futuramente. Atualmente, temos o Bradesco com taxas de 1,69% ao mês, Itaú com 1,80% a.m., Brasil a 1,84% a.m., Santander em 1,86% e Caixa sendo mais caro com 2,03% ao mês.

financiamento de veiculos

O Financiamento pode aumentar o valor final pago pelo veículo

Número de Parcelas

Este é outro fator importantíssimo, pois quanto mais parcelas existirem, maior será o valor a pagar, pois será cobrado mais juros, logo, é importante ter um bom planejamento antes de realizar qualquer ação, e ter certeza de que essa quantidade de parcelas não irá te prejudicar. O número de parcelas, nada mais é, o prazo de seu financiamento em meses, assim, quanto maior o prazo, mais juros serão pagos.

Fique atento para um bom equilíbrio entre prazo e valores de parcelas. Lembre-se que seus custos com o carro também pesarão e que precisará desembolsar com impostos, seguro, combustível e manutenção.

Algo muito legal e que pode te ajudar muito ao estar pesquisando por um financiamento são os simuladores de financiamentos, onde você pode colocar o valor do automóvel que você deseja, a taxa de juros da instituição com a qual você quer trabalhar e o número de parcelas que você desejar. Ao colocar esses dados, o simulador te dará o valor que você terá pago ao final de todas as parcelas.

Agora você já está preparado e prevenido para fazer qualquer tipo de financiamento. Estude bastante antes de tomar qualquer atitude, e verifique todas as variáveis necessárias para realizar uma boa compra!

Gostou do artigo? Então fique em nossa página pois temos inúmeros outros artigos sobre o mundo dos carros. Até a próxima!

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *