É Possível Financiar Um Carro Com O Nome Sujo?

Um problema que muitas pessoas enfrentam no momento de comprar um carro novo é conseguir a aprovação do financiamento, quando se está com o nome sujo. Muitas vezes, um imprevisto, como a perda de um emprego, um problema com um cheque ou a falta de controle no cartão de crédito podem fazer com que você vá para as listas de maus pagadores, os temidos SPC e Serasa, e isso acaba sendo um complicador no momento de tentar novos financiamentos.

Isso ocorre porque todas as instituições financeiras fazem consultas aos órgãos de proteção ao crédito antes de aprovar o financiamento, para checar se a pessoa em questão tem alguma pendência no SPC ou Serasa. O que muita gente não sabe, entretanto, é que mesmo com o nome sujo é possível de se conseguir um financiamento para a compra de um carro. Existem alternativas, que não são necessariamente garantidas, mas que podem ser boas opções.

Pequenas instituições financeiras

Uma primeira possibilidade é procurar por pequenas instituições financeiras. Caso você tenha uma boa renda, fixa e estável, de forma que as prestações do automóvel representem menos de 30% de sua renda mensal bruta, você pode tentar financiar nessas empresas menores, mesmo que seu nome esteja sujo.

Provavelmente, será necessária alguma insistência, e você terá que procurar em diversas instituições, para encontrar uma que aceite, e ofereça boas condições. Essas financeiras menores podem acabar aceitando financiar seu veículo, mesmo que você tenha o nome sujo, caso você consiga mostrar a elas que tem condições de pagar todas as parcelas. Lembrando mais uma vez, que para isso é necessário que sua renda seja consideravelmente boa, fixa e estável.

Em nome de um terceiro

financiar-carro-com-nome-sujo

Veja algumas opções para financiar um veículo mesmo com o nome sujo.

Financiar o veículo em nome de um terceiro, que não tenha o nome sujo, também pode ser uma boa opção, desde que seja uma pessoa de confiança, é lógico. Lembre-se que até que você termine de pagar o financiamento, o carro ficará no nome dessa pessoa, por isso é necessário ter muito cuidado ao realizar esse tipo de negócio.

O ideal é que seja um parente, cônjuge ou um amigo que você sabe que pode confiar, que não tentará te “passar para trás”. Uma boa dica é também redigir um contrato de compra e venda, registrado em cartório, deixando claro que você está comprando o veículo e que ele passará para o seu nome assim que você terminar de pagar o financiamento.

Em nome de sua empresa

Outra opção, caso você possua um empresa, é comprar o veículo em nome dela, utilizando-se de seu CNPJ. Isso só será possível caso sua empresa não possua nenhuma pendência com a Receita Federal, mas se esse for o caso, você poderá comprar o carro como patrimônio dela, e como é dono da mesma, poderá utilizar o automóvel da maneira que quiser.

Limpe seu nome

Essas são algumas opção, para se você está com o nome sujo e quer ou precisa muito comprar um carro. Porém, a melhor opção, obviamente, é você limpar o seu nome, retirando-o do SPC ou Serasa, antes de adquirir o novo veículo.

Será sempre melhor, para conseguir seu financiamento com melhores condições, que você não possua dívidas pendentes ou restrições em seu nome. Por isso, tente renegociar a dívida que fez com que seu nome ficasse sujo. Você pode tentar parcelar essa dívida, chegando a um acordo com o credor para que o pagamento caiba dentro do seu orçamento. Ao quitar a primeira parcela de sua dívida, o credor tem por lei até cinco dias úteis para retirar seu nome do SPC ou Serasa.

Você também pode esperar que sua dívida prescreva, o que leva cinco anos, ou contestá-la na justiça. Essas são algumas opções para que você tente limpar o seu nome antes de comprar um carro novo. Sem dúvida essa é a melhor escolha, mas caso não seja possível, você pode tentar algumas das alternativas apresentadas nesse texto para adquirir um automóvel mesmo com o nome sujo.

Comentários
  1. Simplic

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *