Quanto você realmente paga na gasolina?

Você com certeza já se deparou com a seguinte situação: ir ao posto abastecer seu carro, e na semana seguinte, ao ir novamente no mesmo posto, o preço foi modificado, e na outra semana o preço foi modificado outra vez, e assim sucessivamente. Este situação é bastante comum, e isso acontece pois existem muitas coisas que interferem no preço do nosso combustível.

Hoje estaremos focando no preço da gasolina e como ele é composto. Quando você abastece, não está pagando apenas pelo líquido, tem muita coisa embutida no preço. Vejamos a lista dos principais custos:

Impostos

A primeira coisa de que devemos ficar cientes, é de que os impostos estarão presentes em tudo que fizermos ou comprarmos em nossa vida, e com a gasolina não será diferente, há uma série de tarifas devidas ao governo em todas as esferas (federal, estadual e municipal).

ICMS

O ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) é um imposto estadual que será cobrado toda vez que algum produto ou serviço é comercializado dentro de um estado. Lembrando que esta taxa varia de estado para estado, por isso o preço cobrado pela gasolina é diferente para cada lugar que você vai. O tal imposto está regulamentado na chamada Lei Kandir. Sua taxa de influência é de 29%, maior interferência no preço da gasolina.

CIDE, PIS/PASEP e COFINS

Agora, estaremos falando de impostos federais. O primeiro deles é o CIDE (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico) que não incide somente na gasolina, mas em todo tipo de combustível comercializado no país. o tributo está previsto no artigo 149 da Constituição Federal.

O PIS (Programa de Integração Social) e o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) também são impostos federais que interferem no valor da gasolina. São exigidos de todas as pessoas jurídicas para pagar alguns benefícios, como seguro-desemprego, à trabalhadores do setor privado, PIS, e do setor público, PASEP.

Como o nome COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) já diz, esse imposto é incidido sobre pessoas jurídicas em geral para financiar a seguridade social, que envolve várias áreas da sociedade, sendo a saúde uma delas.

A somatória desses três impostos federais altera em 18% o preço da gasolina.

Realização Petrobras

Este valor é gerado pela própria Petrobras. São os custos que a empresa tem ao produzir o combustível, sejam nas suas refinarias ou até mesmo centros de pesquisa. Este preço vem isento de tributos, e isso parece ser uma ajuda, que realmente é, mas mesmo assim, esta realização interfere em 26% no preço de nosso combustível, o segundo maior valor, perdendo apenas para o ICMS.

Etanol Anidro (Álcool)

Você provavelmente já deve ter lido os termos Gasolina “A” ou Gasolina “C”. Isso acontece porque a gasolina feita pelo Petrobras é pura, porém, as distribuidoras comprar essa gasolina pura e misturam com etanol anidro, e é essa junção que o nome “C” à gasolina. Essa mistura afeta em 12% no custo da gasolina.

Posto de Gasolina

Distribuição e Revenda

Nesta aba entram os preços de transporte do combustível até os postos de gasolina, e o preço que os postos revendedores cobram sobre a gasolina. Por esse motivo também, é que a gasolina tem um preço diferente em postos praticamente vizinhos. A taxa no preço do combustível é de 15%.

Agora ao olhar o preço da gasolina, saiba que aquele valor é composto de muitos outros fatores, privados e governamentais, e que a situação do país influencia muito em todos esses setores, o que pode alterar drasticamente no preço da gasolina.

Em resumo, podemos dividir assim: Impostos sendo o maior peso com 47% dos custos, preço da gasolina pura comprada da Petrobras com 26%, A mistura com álcool que representa 12% do custo. O restante são custos variáveis como as despesas de distribuição, margem de lucro do posto e outros.

Gostou do artigo? Então fique em nossa página pois temos inúmeros outros artigos sobre o mundo dos carros. Até a próxima!

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *