Comprar Carros NP ou FINAN É Legal?

De uns anos para cá, uma nova forma de negócios de veículos tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, vendendo automóveis por um valor muito abaixo do mercado. São os chamados carros NP ou Finan, uma forma de comprar um veículo novo pagando muito barato, e que à princípio parece extremamente vantajosa.

Só para se ter uma ideia, procurando na internet por veículos nesta modalidade, é possível achar ofertas como uma Hilux 2013/2014 completa por R$ 12 mil, ou uma Santa Fé, também 2013/2014, pelo mesmo preço. Nas duas opções, podem ser realizados parcelamentos de até 36 vezes.

Mas exatamente o que é isso? Esse esquema é legal? Essas são dúvidas muito frequentes, principalmente para leigos em relação ao mercado de automóveis, e é necessário cuidado no momento de comprar veículos com essas condições e preços, pois existem muitos golpes realizados com esse tipo de veículo.

O que é NP/FINAN?

Carro NP Finan

Carros NP ou Finan são vendidos a preços muito abaixo do mercado.

Primeiramente, é importante saber exatamente o que são esses tipos de veículos, e como são realizados estes negócios. NP e Finan nada mais são do que abreviações para veículos “Não Pagos” e “Financiados”, respectivamente.

Ou seja, são veículos que foram financiados junto a bancos ou instituições financeiras, cujo as parcelas não foram ou não estão sendo pagas. Como a dívida não é paga, depois de um tempo o banco pode pedir a chamada “BA” (Busca e Apreensão) do carro, tomando o veículo para si. Porém, esse processo pode demorar alguns anos, e nesse período, o veículo pode rodar normalmente.

É comum que uma pessoa compre um veículo financiado, mas depois não consiga pagar as prestações, ficando com a dívida. Em alguns casos, essa pessoa pode revender o veículo, para conseguir uma quantia para quitar a dívida, ou parte dela, ou até mesmo repassar esse financiamento para novo comprador, que pode renegociar a dívida, comprando um veículo por um preço bem abaixo do mercado. Nesses casos, todos ganham, quem vende, quem compra, e o banco.

Entretanto, existem muitos casos de pessoas que utilizam essa modalidade de veículos – NP e Finan – para lucrar fácil, com uma forma de golpe. E é aí que é importante se ter atenção, principalmente para veículos oferecidos a um valor muito abaixo do mercado.

O Golpe

Tem crescido muito nos últimos anos no Brasil uma modalidade de golpe utilizando veículos NP e Finan. A fraude é feita com o financiamento do veículo realizado em nome de um laranja. Utilizando-se do nome de um terceiro, este laranja, o golpista adquire o veículo, financiando o pagamento, porém sem a menor intenção de pagar pela dívida.

Depois de “comprar” o carro, ele revende esse veículo, por um valor muito abaixo do mercado. Como o financiamento não será pago, praticamente qualquer valor pelo qual o carro seja revendido gerará lucro, e isso explica os baixos preços destes veículos.

Quem compra esse carro, recebe o documento no nome do laranja, e pode rodar com ele por um tempo sem problemas, até que o banco ou instituição financeira que realizou o financiamento entre com o pedido de busca e apreensão, e até que esse pedido seja aceito, o que costuma levar um tempo.

Algumas pessoas ou até mesmo empresas que realizam essas vendas inclusive oferecem a possibilidade de que o veículo seja devolvido no final deste período, desde que a pessoa aceita comprar novamente outro carro, no mesmo esquema.

Resumindo, um veículo é financiado, sem que haja qualquer intenção de pagar as parcelas deste financiamento. Depois esse carro é repassado para um terceiro, por um valor muito abaixo do mercado, que poderá rodar tranquilamente com o veículo, até que o pedido de busca e apreensão seja aceito pela justiça.

Essa prática é ilegal. Quem vende carros NP neste esquema, pode ser imputado no crime de estelionato. E caso seja provado que o comprador sabia da procedência do veículo, ele também pode ser processado, por receptação. Além disso, há também casos de veículos roubados que são repassados como sendo NP ou Finan.

Por isso, muito cuidado antes de comprar um veículo por um valor que seja tão abaixo do mercado. Você pode usar o número do Renavan para checar a procedência do carro, se ele está com o financiamento atrasado, com alguma dívida ou pendência na justiça, e até se existe um Boletim de Ocorrência por roubo, por exemplo.

Além disso, quando for negociar um carro NP, mesmo que seja de um conhecido ou parente, exija a transferência do financiamento, para a renegociação da dívida. Sempre desconfie destas ofertas, porque você pode estar fazendo parte de um golpe, com um negócio que é ilegal.

Comentários
  1. Adão Custódio Romano
    • Flávio
  2. Renato padella
    • Flávio
    • Ricardo de Jesus souza
  3. lucio mario dos santos
  4. Claudio José Ricardo Vaz
    • F
      • Flávio
  5. Luan Miranda Antunes Portugal
  6. Alberto Marques Mathias
  7. Edilene
    • Flávio
  8. 31-05-2017
    • André Martins de brito
      • Flávio
  9. ARI RANGEL
    • Flávio
  10. ARI RANGEL
    • Flávio
  11. Cleitao
    • Flávio
  12. Guga
    • Lima
  13. Patricio Greslow
    • Flávio
  14. Rogerio
  15. Lima
  16. HELIO RODRIGUES
    • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *