Quais as Vantagens de Comprar um Carro Usado?

Trocar de carro, comprando um modelo zero quilômetro, é um sonho comum para muitas pessoas. Entretanto, o que muita gente acaba não percebendo é que adquirir um veículo seminovo pode ser um excelente negócio. E, dependendo da quantia que você tem disponível para a compra, até mesmo melhor do que investir em um automóvel novo.

Pensando nisso, separamos as principais vantagens de se investir em um veículo seminovo:

Preço de compra

Pelo mesmo preço pago por um carro zero quilômetro popular, o mercado oferece uma grande gama de opções de veículos seminovos, mais sofisticados, equipados e potentes do que os modelos mais básicos. Isso ocorre porque a partir do momento em que o carro sai da concessionária ele já perde valor, e a maior parte da desvalorização encontra-se justamente nos primeiros anos.

carros-usados

Carros usados podem ser uma ótima opção de compra.

Assim, o preço de um carro com um ano de uso já é bem mais baixo do que o de um modelo semelhante, mas ainda zero quilômetro. Dados da Agência Autoinforme mostram uma depreciação entre 10% e 25% já no primeiro ano de uso, isso para quase 800 modelos pesquisados.

Assim, pelo valor que você pagaria em um carro novo seria possível comprar um veículo seminovo muito mais sofisticado, mais equipado e com todos os itens de série.

Perdas menores com desvalorização

Para quem troca de carro com frequência, comprar veículos seminovos pode ser melhor do que investir apenas em modelos novos. Ainda por conta da alta depreciação sofrida por carros zero quilômetro, acaba sendo mais vantajoso investir em um seminovo, já que no momento da troca você perderá menos dinheiro. Por isso, um veículo novo só é um bom negócio para quem ficará com o carro por pelo menos três ou quatro anos, quando a desvalorização começa a se estabilizar.

Melhor para quem usa pouco

Carros seminovos também são uma melhor opção para quem usa pouco o veículo. Isso acontece porque a maior desvantagem de um modelo usado é o custo maior com manutenção, mas se o carro não for usado com tanta frequência, como apenas aos fins de semana, por exemplo, a chance de problemas e defeitos fica menor. Ou seja, a manutenção não será uma dor de cabeça tão grande, e você ainda poderá ter um modelo um pouco melhor do que um popular, mesmo que já usado.

Mais completo e equipado

Essa é uma das principais vantagens dos seminovos, comparando-se com os zero quilômetro. Pelo mesmo preço que você pagaria em um carro novo básico, com menos itens, você poderá comprar um veículo usado mais equipado, com ar-condicionado, vidros e travas elétricos, direção hidráulica, computador de bordo e etc. Ou seja, será um carro que te proporcionará muito mais conforto do que os modelos de entrada, sem pagar muito mais por isso.

Além disso, há também a questão da potência, já que você poderá sair do 1.0, normalmente presente nos modelos mais básicos e baratos, indo para carros mais potentes. Resumindo, pela mesma faixa de preço, você conseguirá um carro melhor.

Essas são as principais vantagens de se optar por um veículo usado. É lógico que tudo depende do quando de dinheiro você está disposto a investir, mas a comparação entre um seminovo e um zero quilômetro que custem o mesmo valor sempre será favorável ao carro usado.

É obvio que são necessários alguns cuidados básicos, como realizar uma boa vistoria, para checar as verdadeiras condições do veículo e ter certeza que ele se encontra em um bom estado de conservação. Mas, sendo cuidadoso, pesquisando bastante e escolhendo bem, você poderá estar fechando um ótimo negócio, muitas vezes por um custo-benefício melhor do que um carro zero quilômetro. Para ver mais dicas de precauções necessárias antes de adquirir um veículo usado, clique aqui.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *