Carro novo ou usado? Qual devo comprar?

Uma das maiores decisões da vida é qual carro vamos comprar, seja ele o primeiro ou décimo, é sempre difícil escolher, pois requer um grande investimento e esforço, e é algo que vai te acompanhar por muito tempo em sua vida, e vai participar de muitos momentos ao seu lado, muitos deles marcantes. Porém, um carro não é fácil de adquirir, mesmo sendo o mais simples de todos, ainda assim, é bem caro.

Por isso devemos escolher com cautela. E é por isso que muitas pessoas optam por veículos seminovos, já que eles tem um valor bem mais baixo do que carros novos. Mas será que realmente vale a pena? Por isso nesse artigo vamos desmistificar este assunto: carro novo ou usado?

Veículos Novos

Realmente existe uma sensação diferente ao dirigir um carro zero quilômetros, porém é uma sensação que sai um pouco cara. Normalmente veículos novos tendem a ter um valor um pouco mais elevado do que veículos usados, entretanto, existem alguns pontos positivos que devemos destacar aqui.

O primeiro ponto é que o carro é novo! Isso pode parecer óbvio, mas implica uma série de fatores, já que o carro não foi batido, riscado, sujado, ou seja, o carro nunca foi usado e você sentará nele e o usará pela primeira vez. A documentação também é algo que você não deve se preocupar, já quem não há multas e o carro também não está sinistrado.

Outros fatores que devemos levar em conta é o baixíssimo custo com a manutenção do automóvel nos primeiros anos de uso, e a garantia de fábrica que o veículo possui caso algum erro apareça de inesperado.

Um ponto negativo que não podemos deixar de mencionar é a alta desvalorização do automóvel assim que ele sai da concessionária, sendo o primeiro ano aquele que mais desvaloriza o carro, podendo diminuir em até R$ 20.000,00 o valor do carro, dependendo do modelo. Por isso dizemos que um carro zero é um prazer caro.

carro novo carro velho

Carro novo tem custos mais elevados que um usado, com mais conforto e segurança

Veículos Usados

Aquilo que mais difere deste tipo de automóvel para um novo é o valor, o qual é bem mais baixo. A verdade é que podemos comprar um carro mais completo e seminovo com o mesmo valor de que compraríamos um carro mais básico novo.

Um ponto negativo de adquirir um carro seminovo é justamente a questão de saber o porquê da venda. Não sabemos se o carro foi batido, se sofreu um alagamento, se possui algum problema na documentação, se o dono ou montadora é realmente confiável e se eles irão te atender no dia seguinte.

Outro ponto a se levar em questão aqui, é a manutenção, que ao decorrer do tempo se torna mais frequente e até mesmo mais cara, pois um carro usado tende a apresentar mais problemas e falhas ao decorrer do tempo.

Sobre a garantia, a revendedora pode oferecer certo tempo, mas lembre-se sempre que não é a garantia de fábrica do produto.

Qual é melhor?

Não há um tipo melhor, há aquele que supre melhor suas necessidades naquele determinado momento. Inúmeros pontos devem ser analisados antes de realizar qualquer compra. O barato no final pode sair caro, mas nada te impede de economizar um pouco caso haja uma oportunidade, não é mesmo?

Gostou do artigo? Então fique em nossa página pois temos inúmeros outros artigos sobre o mundo dos carros. Até a próxima!

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *