Como Comprar um Carro em Leilão?

Os leilões de veículos são cada vez mais comuns, com um número cada vez maior de pessoas começando a recorrer a esta modalidade de negócio para comprar carros por valores bem abaixo do mercado.

Em média, o valor pago por um carro em um leilão é cerca de 30% menor do que o valor de mercado deste mesmo veículo, de acordo com a Tabela da Fipe. E o preço desses veículos com certeza é o maior atrativo dos leilões, podendo gerar grandes negócios para quem compra.

Porém, é necessário tomar alguns cuidados antes de comprar esses carros, por isso é importante seguir algumas dicas básicas antes de fazer qualquer negócio em leilões, porque se o preço é menor, o risco também é grande.

Dicas

A maior parte dos carros disponíveis em leilões é de veículos financiados que não foram pagos, e por isso foram apreendidos, ou carros sinistrados, que foram acidentados ou roubados, com o seguro pagando a indenização integral para os antigos donos. Há também carros envolvidos em crimes, apreendidos pela polícia. Em outro post, falamos sobre os riscos de comprar carros em leilões, e o que pode fazer a compra valer a pena. Clique aqui para ler.

O maior cuidado deve ser tomado principalmente no leilão de carros batidos, porque estes são os que talvez ofereçam os maiores riscos de que a compra não seja boa, por problemas e defeitos que acabam elevando muito o custo, e deixando o carro caro mesmo sendo comprado mais barato.

Por isso, sempre leia o descritivo da venda no edital do leilão, que possui todas as informações sobre os veículos que serão leiloados e procure ir na vistoria física, realizada antes do leilão, para checar pessoalmente o estado dos carros.

Leilão Carros

Veja as principais dicas para comprar carros em leilões.

Preste muita atenção no estado dos veículos leiloados, principalmente para os carros batidos à venda, anotando todos os danos e problemas, para ver se realmente vale a pena fazer o negócio. Às vezes, o número e a gravidade dos danos pode fazer com que o negócio não seja interessante, mesmo com o preço mais baixo pelo veículo, por conta da relação entre o custo e o benefício.

Se possível, vá acompanhado de um profissional de confiança, que poderá te ajudar na avaliação do veículo. Além disso, procure pelo máximo de informações possíveis sobre o histórico da compra, para decidir sobre a compra.

Outras dicas importantes, além da avaliação do veículo, é calcular a sua capacidade de pagamento, antes de fazer os lanças. Procure saber exatamente quanto você pode pagar, e qual é o valor máximo por determinado veículo para que a compra dele valha a pena. Além disso, tenha sempre o dinheiro já disponível, porque o valor terá que ser pago à vista.

Também pesquise o valor de carros similares aos disponíveis, antes do leilão. Somente assim você poderá comparar os custos com o valor real para ver se vale a pena. Não se esqueça de verificar qual é a comissão do leiloeiro e as taxas cobradas no momento de quitar o lance.

Por fim, seja racional, não deixando que as emoções de um leilão falem por você. Essa talvez seja a dica mais valiosa. É possível sim realizar ótimos negócios, comprando veículos em leilões, mas o risco é grande, e todo o cuidado é pouco para que a compra realmente valha a pena.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *