Comprar Carros em Feirões Vale a Pena?

A compra de um carro novo é um sonho de consumo de muitas pessoas, ainda mais no Brasil, onde ainda hoje ter um veículo próprio ainda é considerado um sinal de status e ascensão social.

E no momento de realizar a compra, é normal que os clientes procurem sempre pelas melhores condições, com os menores preços possíveis para o tão desejado veículo novo. E é nesse ponto, da procura pelos maiores descontos, que os clientes mais desinformados e desavisados podem acabar caindo em algumas “pegadinhas”, e não fechando o melhor negócio possível.

Nesse contexto, surgem os feirões, realizados pelas concessionárias e agências, que prometem descontos maravilhosos em um determinado período, exclusivos para quem aproveitar essa “oportunidade”. Porém, é necessário muita atenção para não cair em falsas propagandas, com descontos não tão favoráveis assim.

Como é determinado o preço de venda de um carro?

Quando um carro é construído, o custo de cada peça e da mão de obra é considerado, para que assim um preço base seja definido. Posteriormente, a fabricante somará outros custos operacionais, como transporte para a concessionária, impostos, energia e etc. Com todos estes números considerados e somados, temos o preço de custo do veículo, ou quanto é gasto para que ele seja feito.

A esse valor será adicionada a margem de lucro, ou quanto a fabricante espera lucrar com cada veículo vendido. Assim, fica determinado qual será o preço final do carro, aquele que será cobrado do comprador.

Assim, a fabricante já deixa definida uma margem máxima de desconto que a concessionária poderá oferecer ao consumidor final, de forma que a venda ainda seja lucrativa. Ou seja, qualquer desconto oferecido na venda de um carro normalmente está dentro da margem de lucro da concessionária, e não da fabricante.

Assim, os descontos oferecidos pelas concessionária não são tão livres assim, com elas tendo pouca margem de manobra financeira para atrair novos clientes, sem ter prejuízo. Por isso que muitas acabam apelando para outras vantagens que não necessariamente um desconto no valor final, como concessão de brindes, pagamento do IPVA, gratuidade nas revisões, garantia estendida e etc.

Feirões de concessionárias

Feirão Automóveis

Os feirões de automóveis prometem excelentes descontos aos clientes

Os feirões de veículos em concessionárias são muito comuns, principalmente em momentos em que o mercado não está muito aquecido, com quedas nas vendas de automóveis, como o que estamos vendo neste atual momento de crise na economia.

Além disso, eles também são comuns quando uma determinada linha ou modelo está saindo do mercado, para dar lugar a outro. Essas promoções geralmente tem como objetivo esgotar os estoques do modelo que ficará ultrapassado, para começar as vendas e divulgações dos novos. Isso ocorre muito no início do ano, nos meses de fevereiro e março, quando as concessionárias estão ainda vendendo modelos do ano anterior, e muitas empresas têm o fechamento de seu ano fiscal.

Então, seja por quedas nas vendas de carros, ou para tirar dos estoques os modelos que se tornarão ultrapassados, o grande objetivo dos Feirões é chamar o máximo de clientes, para potencializar as vendas e esvaziar os pátios.

Vale a pena?

A melhor resposta para essa pergunta, de se vale a pena comprar carros em Feirões é depende. Na propaganda de um Feirão, os descontos sempre parecem maravilhosos, imperdíveis, e que fazem mesmo pessoas que não estão pensando em comprar um veículo novo pensar nessa hipótese.

Mas é preciso ter muita calma nessa hora. É possível que os veículos tenham sido inflacionados pouco antes, aumentando indevidamente seu valor, para no dia do Feirão os descontos oferecidos pareçam melhores do que na verdade são. Nesses casos, é possível até que esse desconto apenas zere a conta, e você pague pelo veículo exatamente o mesmo valor que ele realmente vale, achando que está fazendo um grande negócio.

Assim, tenha muito cuidado com o que você vê na publicidade. Não estamos dizendo que sempre acontece e que você não deve nunca comprar em um Feirão. Este é apenas um alerta para que você não seja enganado por uma propaganda enganosa.

Quando o Feirão é realizado no início do ano, é bem provável que você consiga encontrar ótimas ofertas, que serão um grande negócio. Para isso, você deve estar bem informado. Acompanhe os preços dos veículos da categoria que você deseja, e pesquise bastante, indo em várias agências e concessionárias, de diversas marcas.

Saiba exatamente os valores de mercado dos veículos procurados, para quando o desconto seja oferecido, e as condições de compra apresentadas, você tenha elementos para saber se realmente valerá a pena. Sabendo de tudo isso, pode aproveitar os Feirões, e procurar por negócios que sejam realmente vantajosos.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *