Carros com 2 ou 4 portas? Qual a melhor escolha?

Foi-se o tempo em que era uma raridade encontrar um carro com quatro portas no Brasil. Diferente do que ocorria até meados dos anos 90, quando carros de quatro portas eram difíceis de se encontrar, sendo mais caros e estando disponíveis apenas para modelos superiores, sendo raros entre os populares, hoje os carros com quatro portas tomaram conta do nosso mercado, caindo de vez no gosto dos brasileiros.

Atualmente, a maior parte dos carros vendidos no Brasil são quatro portas, com a situação tendo se invertido, sendo às vezes difícil ver um veículo na rua que tenha apenas duas portas. Um levantamento recente, realizado em 2007, mostrou que cerca de 85% dos carros vendidos no Brasil têm quatro portas, com os apenas 15% restantes sendo de duas portas.

Hoje, a maioria dos automóveis fabricados e vendidos por aqui são quatro portas, com a opção de comprar duas portas ficando cada vez mais restrita aos modelos de entrada, mais simples e menos equipados, e para alguns modelos esportivos, ou mesmo para os chamados “esportivados”.

Porém, será que os carros com quatro portas são sempre a melhor opção? Essa diferença no número de portas influi em outros fatores do veículo, além do número de portas, que podem ser importantes de se considerar?

Gol-G6-2013-2-portas (2)

Carros com duas portas estão cada vez mais escassos no mercado brasileiro.

Diferenças

A maior diferença entre os carros de duas ou quatro portas é o preço. E esse é o principal fator que ainda mantém as opções populares de duas portas no mercado. O site iCarros fez um levantamento, comparando as diferenças de preço entre as versões de duas ou quatro portas para os modelos mais vendidos do país, entre os que oferecem as duas opções.

A pesquisa mostrou que a diferença média de preço entre modelos de duas ou quatro portas, entre os citados no levantamento, é de R$ 1.435. Embora essa seja não seja uma diferença tão grande, principalmente se diluída em muitas parcelas, ainda é um fato que influi em algumas, para a compra de carros com duas portas.

Assim, embora minoria entre os vendidos, carros com duas portas ainda são mantidos no mercado por serem uma boa forma de atrair novos consumidores, pessoas que estão atrás do seu primeiro carro, e querem pagar o menor valor possível. Por esse motivo, essa opção ainda está presente principalmente para os modelos de entrada.

Além do preço, uma diferença óbvia está na facilidade para acomodação de passageiros nos bancos traseiros, essa a maior vantagem das quatro portas, que fazem sentido principalmente para quem tem famílias com filhos, ou pessoas que costumam carregar muitos passageiros. Enfim, aqueles cujos os carros estão sempre cheios.

Um mito, que é comum de ouvir quando se fala entre carros com duas ou quatro portas, é relacionado ao espaço interno. Não há grandes diferenças de espaço interno entre as versões de modelos que oferecem as duas opções.

O que ocorre é um reposicionamento da coluna central, com ela sendo colocada mais para frente, nos modelos com quatro portas, o que diminui o tamanho das portas dianteiras, para a colocação das traseiras. Além disso, em alguns casos o teto pode ficar ligeiramente mais alto para as versões com quatro portas, mas nada que gere grande influência no espaço interno do veículo.

Por fim, outra diferença está no design, já que carros com apenas duas portas são mais comuns nos modelos esportivos, o que faz com que quem goste desses modelos também prefira os carros com duas portas.

Qual vale a pena?

Saber qual é a melhor escolha vai mais do gosto e do bolso de cada um. Caso você tenha filhos, ou sempre esteja dando caronas ou levando passageiros em seu carro, com certeza optar pelas quatro portas será melhor, principalmente pelo conforto que elas possibilitam.

Agora, para quem é solteiro, que não costuma carregar passageiros com frequência, e está atrás do seu primeiro carro, procurando por um modelo de entrada, um carro com duas portas pode ser uma boa opção, principalmente para economizar um pouco.

Além disso, quem tem preferência por modelos esportivos pode gostar mais de carros com duas portas, já que essa é um tendência um pouco maior para essa categoria.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *