É Possível Recuperar Roda de Liga Leve?

As rodas são um dos itens mais procurados por quem deseja investir no design e estilo do seu carro, ajudando a valorizar o seu veículo e dependendo do modelo dando um visual único para o automóvel, personalizado. E para quem deseja investir nesses aspectos, as rodas de liga leve são a principal opção.

Em outro texto, já abordamos as principais diferenças entre as rodas de liga leve e aço, destacando as vantagens e desvantagens de cada uma. Composta de uma liga de alumínio, para reduzir o peso, a roda de liga leve são, como o próprio nome já diz, mais leves, e fáceis de moldar, oferecendo uma gama de opções muito maior no quesito design. Elas ajudam a valorizar o veículo, e pelo peso ser menor, também contribuem para um menor desgaste do conjunto da suspensão e um consumo menor de combustível. Para saber mais, clique aqui.

Porém, a sua maior desvantagem em relação às rodas de aço é o preço, já que as rodas de liga leve são muito mais caras. E é aí que surge a questão. É possível reparar uma roda de liga leve danificada? Ou caso ocorra algum problema será necessário um novo investimento, o que acabará saindo muito caro?

A resposta para essa questão é positiva, é possível sim recuperar uma roda de liga leve, porém depende do tamanho do estrago. Se o conserto for apenas por questões estéticas, como pequenos ralados, arranhões ou deformações, o reparo é possível, sem maiores problemas.

Quando recuperar?

Rodas-de-liga-leveAs nossas ruas com asfaltos muitas vezes de péssima qualidade, como é comum aqui no Brasil, com muitos buracos e deformações, e a falta de cuidado no momento de estacionar são as principais causas de danos nas rodas de um veículo.

Para as rodas de aço, caso o dano seja maior e mais considerável, a melhor opção é trocar a peça. Como o preço é menor, no final das contas acaba não valendo o investimento.

Por outro lado, para as rodas de liga leve, dependendo do dano, o conserto pode ser possível, o que te ajudará a economizar uma boa quantia de dinheiro, já que o preço de uma peça nova pode chegar a até R$ 5.000,00.

Só para ficar em um exemplo, para eliminar pequenos ralados em rodas de liga leve, o preço cobrado ma maioria das oficinas fica em algo a partir dos R$ 90,00, o que não precisa nem dizer que é muito mais vantajoso do que comprar uma peça nova.

Já para danos maiores que 5 mm de extensão, será preciso analisar muito bem antes de saber se o conserto é possível, pois isso pode significar possíveis problemas estruturais, que podem tornar a troca inevitável. A descoberta de trincas, por exemplo, condenará a peça.

Rachaduras e danos internos

As rachaduras podem ocasionar a perda de controle do veículo, em maiores velocidades, além de perda de ar do pneu e outros possíveis problemas, que podem levar a menos estabilidade. Por isso, atenção antes de recuperar uma peça, pois a segurança deve vir em primeiro lugar.

Amassados internos são difíceis de identificar, mas dependendo da extensão do dano, o reparo também é possível. O principal sinal de um dano interno é a trepidação do volante.

Outra dica importante é não esquecer de realizar o balanceamento e o alinhamento da direção após o reparo da roda. Por fim, lembre-se sempre de procurar por oficinas de confiança, com qualidade comprovada. Pesquise bastante, levando em consideração não apenas o preço do serviço. E tenha cuidado, pois como já destacado, dependendo do estrago o conserto é possível, mas para danos maiores a troca é o mais adequado, mesmo que se pague muito mais por isso, por uma questão de segurança.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *