Quanto Tempo Dura um Motor de Automóvel?

Uma dúvida muito comum entre muitos motoristas, principalmente aqueles que não são muitos familiarizados com a mecânica automotiva, está relacionada à vida útil de um motor. Afinal de contas, com tempo dura um motor? Qual é a quilometragem máxima?

A verdade é que não há uma resposta exata para essa questão. Isso ocorre porque existem uma séria de fatores que influenciam no tempo e na vida útil de um motor automotivo, como manutenção adequada, forma como se dirige, qual a frequência de utilização do carro, entre outros.

Logo, é possível que se rode muito com um carro, com um motor que dure muito tempo. Há inúmeros exemplos de carros antigos, com os motores originais, por aí, para provar que o tempo não é necessariamente um limitador na questão de vida útil de um motor. Além disso, é possível que se ultrapasse a marca dos um milhão de quilômetros rodados. Pode parecer um absurdo, mas tudo depende do cuidado que se tem com o veículo, aliado a um uso adequado.

Falando nisso, nós inclusive já mostramos, aqui no Portal Auto, que essa história de que não se deve em hipótese alguma comprar um veículo depois dos 100 mil quilômetros tem muito mais de mito do que verdade. Para ler mais, clique aqui.

Motor-Automotivo

Veja como aumentar a vida útil do seu motor.

Como aumentar a vida útil do seu veículo?

Como já destacado, são muitos os fatores com influência no tempo de duração do motor de um veículo. Os principais, estão ligados aquela peça muito importante, que fica atrás do volante: sim, o motorista. Assim, existem algumas ações suas que podem ajudar a aumentar a vida útil do seu motor, evitando problemas e fazendo você economizar inclusive dinheiro, com quebras e problemas indesejáveis.

A primeira dica tem relação direta com a forma como se dirige o veículo. Assim, acelere com suavidade, porque quanto mais você exigir de um motor, maior será o seu desgaste, e consequentemente, menor sua vida útil. Assim acelere de maneira progressiva, respeitando o giro adequado do motor, e evite aumentar muito a aceleração, caso você saiba que logo na sequência será obrigado a frear. Antecipe suas ações, de forma a forçar o menos possível seu motor.

Ainda ligado à isso, troque de marcha no momento certo, evitando esticar muito as marchas sem necessidade. Preste atenção na rotação do seu motor, utilizando sempre a marcha mais adequada para cada velocidade. Trabalhar bem seu câmbio ajuda a aumentar a vida útil do seu motor.

Outro ponto importantíssimo é realizar a manutenção adequadamente, de forma preventiva, fazendo todas as revisões no momento certo. Troque o óleo no tempo indicado pelo fabricante, além de também trocar velas, correias, filtros e demais componentes de acordo com a quilometragem ideal. Além disso, no primeiro sinal de que há algo errado, leve o veículo para uma mecânica, nunca deixe para depois, mantendo sempre todas as peças do seu carro em seu funcionamento ideal. Isso, além de aumentar a vida útil do motor, fará você economizar dinheiro, porque os gastos com reparo de uma quebra certamente superam o de uma manutenção adequada.

Também é necessário realizar a limpeza adequada, sempre que necessário. Evite realizar a limpeza você mesmo, caso não seja um especialista, pois alguns componentes não podem ser molhados, e você pode cometer um erro. Entretanto, isso não significa que você não deva levar seu carro a uma oficina ou lava-jato especializado com certa frequência, para lavar o seu motor.

Um motor muito sujo pode não funcionar adequadamente, pois essa sujeira pode não permitir um resfriamento adequado, fazendo com que o motor superaqueça, além de poder ressecar mangueiras, dutos, rolamentos, e outros componentes.

Por fim, a última dica essencial para aumentar a vida útil do seu motor é usar um combustível de qualidade. Um combustível adulterado pode afetar diretamente o funcionamento do veículo, danificando a bomba de combustível, entupindo bicos injetores e filtros, a até mesmo causando a corrosão de pistões e contaminação do óleo lubrificante. Portanto, apenas abasteça em postos de confiança.

Enfim, é muito difícil prever ou dar um valor exato para o tempo de duração de um motor, e, seguindo essas dicas acima citadas, sempre cuidando bem do seu veículo, é possível sim aumentar em muito a vida útil do seu motor.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *