Como escolher uma oficina mecânica de confiança?

O seu carro começa a apresentar problemas, como um barulho estranho no motor, uma engasgada diferente ou insegurança nos freios, por exemplo. É nesse momento que você percebe que é necessário levá-lo ao mecânico, antes que a dor de cabeça aumente.

Mas aí vem uma questão muito comum para grande parte dos motoristas: qual mecânico escolher? Nem todo mundo tem esse benefício de ter um mecânico de total confiança, em que se pode levar o carro sem a menor preocupação. E também não é aconselhável que se leve o veículo para qualquer oficina, ou para aquela simplesmente porque ela cobra um preço mais barato.

Por isso, seguem aqui algumas dicas de como escolher uma oficina mecânica de confiança, para poder deixar o carro com total tranquilidade.

Pesquisa e seleção

O primeiro passo é fazer uma ampla pesquisa, sempre considerando tanto o preço quanto a qualidade do serviço. É sempre muito válido checar com conhecidos e parentes, além de poder também pesquisar na internet, em sites que reúnem reclamações sobre a qualidade de diversos serviços, checando como está a reputação de cada oficina.

Além disso, ao definir uma ou algumas oficinas prioritárias, telefone para o Procon do seu estado para saber se a empresa possui alguma reclamação no órgão. Também lembre-se de conferir se o estabelecimento não é clandestina, estando regularmente estabelecida.

Condições de trabalho

Oficina Confianca

Algumas precauções são necessárias antes de escolher uma oficina mecânica.

Ao visitar a oficina, também preste atenção se o local é organizado, se possui todas as ferramentas e equipamentos básicos. Tente checar se as condições do estabelecimento são minimamente adequadas. Por exemplo, se você precisar trocar um escapamento, a empresa tem que ter pelo menos um elevador e uma máquina de solda. Também é importante conferir se os mecânicos e funcionários possuem a qualificação adequada para o tipo de serviço prestado.

Lembre-se sempre que alguns tipos de serviços só podem ser executados por oficinas especializadas, como por exemplo a manutenção de injeção eletrônica. Ou seja, cheque se o local é o adequado para o tipo de reparo que você necessita.

Além disso, se seu carro é importado, veja se o estabelecimento possui funcionários treinados para este tipo de veículo.

Orçamento

Sempre exija um orçamento prévio, no qual estejam discriminados detalhadamente todo o material a ser usado, o custo da mão-de-obra, as condições de pagamento, além das datas de início e término dos serviços, com o prazo de validade do mesmo. Isso é importante para que você se resguarde com relação ao prazo final, evitando atrasos e outros problemas.

Saiba que é possível que a oficina cobre pelo diagnóstico, o que normalmente é feito para que a oficina tenha uma garantia de que você não irá levar o carro lá apenas para saber qual é o problema, para depois levá-lo a outro lugar.

Condições do carro antes do serviço

Antes do conserto, solicite um documento relatando as condições gerais do carro, fazendo constar também a quilometragem e o nível de combustível. Além disso, retire todos os objetos pessoais do veículo.

Retirada

Ao retirar o veículo, faça uma vistoria completa para verificar se ele está nas mesmas condições de antes de você deixá-lo na oficina, certificando-se de que não há novos danos, como amassados, riscos na pintura ou equipamentos quebrados.

Quanto à execução dos serviços, faça um teste juntamente com o mecânico, para checar se o reparo foi executado de maneira satisfatória. Só leve o automóvel após checar que ele está funcionando bem, com o dano tendo sido plenamente recuperado. Não havendo entendimento entre as partes, registre um boletim de ocorrência na delegacia de polícia.

Além disso, lembre-se sempre de exigir a nota fiscal, contendo tudo o que foi colocado no orçamento, bem como os dados do veículo e das partes envolvidas. Exija também a garantia do serviço prestado e das peças novas.

Essas preocupações são importantes para evitar dores de cabeça por um serviço mal prestado, ou indevido. Tome todas essas atitudes que a chances de problemas serão bem menores. Em caso de um atendimento satisfatório, pronto. Você já conseguiu uma oficina de confiança.

Comentários
  1. LAEL CENTRO AUTOMOTIVO

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *