Por que colocar gasolina no Reservatório de Partida (Tanquinho)?

Um dos grandes avanços na história dos automóveis foram os carros com motor Flex, ou seja, carros que funcionam usando gasolina ou álcool. Hoje em dia, é possível escolher qual o melhor combustível para o seu carro naquele momento e, assim, economizar.

A gasolina ainda é a mais usada pela maioria, por acreditarem no mito de que o álcool corrói o motor e que a gasolina evita o desgaste de seus componentes. Mas os fabricantes afirmam que isto não passa de um mito. Os carros Flex estão aptos a funcionar da mesma forma, usando a gasolina ou o álcool.

O álcool tem a vantagem de poluir menos a atmosfera, se comparado à gasolina, que gera gás carbônico na sua queima, sendo um dos principais causadores do buraco na camada de ozônio. Porém consome-se rápido, assim, se optar pelo  álcool terá de ir mais vezes ao posto de gasolina, que dura mais.

Sabendo que os dois combustíveis funcionam da mesma forma e ambos não danificam o motor, a escolha deve ser feita exclusivamente pelo preço. Na busca de economia, podemos fazer o seguinte cálculo para saber qual combustível está mais em conta no momento. Lembre-se que o preço por litro do álcool será sempre mais baixo que o preço da gasolina, porém, o seu consumo é maior que o de gasolina. Por isso a necessidade da conta:

Multiplique o valor da gasolina no posto de combustível por 0,7.

Se o resultado for maior que o valor do álcool, vale abastecer com álcool.
Se o resultado for menor que valor do álcool, abasteça com gasolina.

O reservatório de gasolina

Se depois da conta, você percebeu que o álcool está compensando mais, ótimo! Você fará uma boa economia e ainda ajudará o meio ambiente.

Mas o carro movido a álcool demora para dar a partida, correto? Isto acontece porque a combustão do álcool em temperaturas mais baixas é mais difícil que a da gasolina. Por isso que existe o sistema de partida a frio. Esse sistema conta com um reservatório de gasolina junto ao motor, também chamado de tanquinho. A gasolina colocada nesse reservatório será usada na partida, evitando a demora.

Por isso, é necessário ter sempre esse “tanquinho” cheio de gasolina, para evitar problemas na partida. Quando o reservatório está quase vazio, em vários veículos, uma luz se acende no painel, indicando que é preciso completar o tanquinho. Essa luz tem o desenho de uma bomba de gasolina.

Veja a luz que se acende no painel quando o reservatório está vazio

Veja a luz que se acende no painel quando o reservatório está vazio

Tenho que encher o reservatório mesmo quando uso gasolina?

Sim! Mesmo que você não esteja usando o álcool, é necessário que o tanquinho esteja cheio. O sistema de partida a frio não será acionado quando se usa a gasolina, mas o reservatório cheio evita o ressecamento dos componentes, até mesmo do próprio reservatório.

Ficar atento às luzes do painel ajuda a manter o carro livre de problemas. Elas acendem para mostrar que algo não está funcionando bem. Na dúvida, procure um mecânico de confiança.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *