Andar com o Freio de Mão Puxado: Quais os Problemas?

O freio de estacionamento, popularmente conhecido como freio de mão, é um importante item de segurança dos veículos, garantindo que o carro permaneça parado quando estacionado. Como o próprio nome já diz, o item deve ser usado apenas para estacionar, desativando-o quando for colocar o veículo em movimento.

Entretanto, por mais absurdo que possa parecer, não é tão incomum ver casos de pessoas que andam com o freio de mão puxado, o que pode causar sérios problemas, tanto para a peça em si, quanto para outros itens do veículo. Além disso, há o risco de possíveis acidentes, já que as rodas traseiras travam quando o freio de estacionamento é acionado.

Como Funciona?

Como já dito, o freio de mão tem a função de impedir que o veículo se movimente quando estacionado, principalmente em declives, como subidas e descidas. Costuma ser acionado por uma alavanca, presente entre os bancos dianteiros, mas há modelos em que o acionamento ocorre por um botão.

É formado por um cabo de aço. Quando acionado, esse cabo é puxado, pressionando as lonas do freio traseiro contra as rodas, fazendo com que elas travem, mantendo o veículo imóvel enquanto estacionado.

freio-de-mao

Andar com o freio de mão puxado pode causar sérios problemas no sistema

É importante ficar atento aos sinais de desgaste, realizando a manutenção sempre que necessário. É bom dar uma checada nas condições do freio de mão a cada 15 ou 20 mil quilômetros. Caso acione o freio de estacionamento, e o carro não fique totalmente parado, procure um mecânico de confiança ou uma oficina especializada em freios, pois esse pode ser um sinal de desgaste excessivo, ou de que o sistema esteja desregulado.

O uso adequado do freio de mão também ajuda a diminuir o desgaste, aumentando a vida útil das peças. Por isso, puxe a alavanca suavemente, sem forçar muito, e aperte o botão apenas para soltar o freio – puxá-lo com o botão apartado pode causar problemas. Por fim, atenção máxima para nunca andar com o freio de mão puxado.

Problemas de andar com o freio de mão acionado

O freio de mão é um item essencial para a segurança do seu carro, por isso é preciso ter muito cuidado com ele. Movimentar o veículo com ele acionado pode causar um desgaste excessivo nas lonas ou pastilhas dos freios traseiros, além e um desgaste maior dos pneus e componentes da roda.

Andar com o freio acionado também causa um aumento considerável no consumo de combustível, já que o motor terá que fazer muito mais força para movimentar o carro.

Por fim, também é possível que ocorram acidentes e derrapadas, já que as rodas traseiras estarão travadas, caso o freio de estacionamento esteja funcionando bem. Além disso, esses desgaste excessivo nos componentes do freio de mão podem diminuir sua eficiência, podendo fazer com que ele não funcione bem, e seu carro se movimente quando estacionado, mesmo com ele acionado, o que também pode causar graves acidentes.

Por isso, não se distraia ao sair com seu carro, e nunca ande com o freio de mão puxado.

Comentários
  1. artur
    • Flávio
  2. ALEX BRUNO LEMES ROSSONI
    • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *