Carregador de bateria de carro funciona?

Você vai ligar o carro e tem uma surpresa muito desagradável. Nenhum sinal de vida, e você percebe que a bateria arriou. Esse é um problema comum, que acaba afetando muitos motoristas, que ficam na mão, justamente no momento em que mais precisavam do veículo.

Pensando nisso, surgiram no mercado carregadores da baterias automotivas, que prometem recarregar uma bateria arriada. Mas será que esses aparelhos são realmente eficientes, funcionando adequadamente e recarregando a bateria do veículo?

A primeira coisa a se destacar nestes casos é que sim, esses carregadores de bateria podem ser muito eficientes, especialmente para situações mais emergenciais, pelo menos para você conseguir dar uma carga na bateria para dirigir até uma oficina de confiança.

Também é muito importante saber o que causou a descarga na bateria. Caso seja o final do tempo de vida útil da mesma, não há muito o que fazer a longo prazo, e a troca será inevitável.

Já se a descarga foi gerada por você ter esquecido os faróis ou rádio ligados, ou alguma luz interna acesa, com a bateria sendo nova, ou ainda tendo um bom tempo de vida útil, você poderá recarregar e continuar usando, sem maiores problemas.

Quais carregadores utilizar

carregador_de_bateria_carro

Veja como usar os carregadores de bateria de carros

Existem diversos modelos de carregadores disponíveis no mercado, por preços que variam desde os R$ 90,00, até os R$ 400,00. Pesquisar bastante, olhando em várias lojas e na internet, pode ser uma boa opção para economizar, mas lembre-se de se certificar de que o produto é adequado para isso, e de qualidade.

Leia com atenção as instruções e especificações, para se familiarizar com o aparelho que você está comprando, vendo se ele é o ideal, como ele funciona e a função de cada botão.

Ter um desses pode te ajudar muito, principalmente em situações em que a descarga é causada por um descuido, e não pelo fim da vida útil da bateria.

Como recarregar

Primeiramente, com o carregador em mãos, você deverá ligá-lo à bateria. Conecte o a pinça vermelha no polo positivo (+) da bateria do seu carro. Em seguida, conecte o preto no polo negativo (-).

Em seguida você deverá configurar a carga, de acordo com o tempo que você tem disponível para recarregar a bateria. Isso também depende do tipo de carregador que você possui, já que alguns têm mais opções de carga de outros.

O ideal é que você coloque uma amperagem mais baixa, para dar uma carga mais lenta a sua bateria. Por isso, se você não tiver muita urgência, escolha esta opção, deixando a bateria recarregando por até 12 horas.

Caso você precise recarregar mais rápido, escolha uma carga maior, com uma amperagem mais alta. Não é o ideal, mas também funciona e vai te ajudar.

Antes de ligar o carregador na tomada, verifique a voltagem marcada. A maioria dos aparelhos são bivolts, e você poderá mudar para 110V ou 220V, de a acordo com a tomada na qual irá ligá-lo.

Agora é só ligar o carregador e deixar que ele realize seu trabalho. Normalmente, uma luz mostrará quando o carregamento estiver completo. Uma dica importante é evitar mexer no aparelho ou no carro enquanto o mesmo estiver em funcionamento, para não movimentar os cabos e evitar algum contato entre eles, que gere um curto circuito.

Depois que a bateria estiver recarregada, desligue o carregador, retire da tomada e em seguida desconecte os cabos ligados à bateria, na ordem inversa a que eles foram colocados, primeiro o preto, do polo negativo, e depois o vermelho do polo positivo.

Mais uma vez, muito cuidado com os cabos. Quando o carregador estiver ligado, não permita que eles se toquem, ou mesmo encostem em outras superfícies metálicas, para evitar curtos circuitos ou qualquer acidente.

Como dito, se a bateria do seu carro estiver dentro da vida útil, com a descarga tendo sido causada por um descuido, como esquecer uma luz acesa, ela voltará a funcionar normalmente. Caso a descarga seja causada pelo fim da vida útil, leve o carro o mais rápido possível a uma oficina e troque o equipamento.

Caso a bateria do seu carro descarregue totalmente, e você não tenha um carregador disponível, clique aqui e veja em outro texto que publicamos como você pode ligar o carro.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *