4×4, 4WD e AWD: Existe diferença na tração?

Os carros com tração nas quatro rodas representam um nicho muito importante no mercado de veículos. Mais comumente ligados aos modelos Off-road, mas não limitados apenas a eles, esses modelos entregam mais força e potência, além de a tração dividida nos dois eixos ser importante para uma maior segurança durante a direção.

Porém, mesmo atraindo muitos consumidores, que buscam os veículos 4×4 principalmente pelo acréscimo de potência que eles entregam, muita gente não sabe diferenciar os diferentes tipos de sistemas para essas trações, se perdendo em meio a siglas como 4WD e AWD.

4×4 e 4×2

Essa é a diferença mais óbvia e básica, que a maioria das pessoas já conhece e não tem problemas para identificar, mas é importante destacá-la, antes de falar diretamente sobre os modelos de tração nas quatro rodas.

A tração 4×2 é a mais comum em veículos de passeio, e basicamente significa que apenas um dos eixos recebe a força do motor, com a tração se limitando a duas rodas do veículo. A maior parte dos carros possui tração dianteira (FWD), com motor dianteiro, mas existem exceções, como o Fusca, que possui motor e tração traseiros, e o Opala ou o Chevette, que possuem motor dianteiro, mas tração traseira.

Hoje em dia, a tração traseira (RWD) é mais comum para carros de alta potência, pois percebeu-se que um par de rodas pode dirigir um carro, ou acelerá-lo, mas não os dois ao mesmo tempo com mestria, especificamente quando se fala em maiores potências.

Já os 4×4 são aqueles veículos em que ambos os eixos recebem potência do motor, com a tração sendo realizada pelos quatro eixos. Como já dito, esses sistemas estão mais ligados e são mais comuns aos modelos Off-road, mas não se limitam a eles.

4WD e AWD

Diferenças-AWD-4WD

Veja mais sobre as diferenças entre os sistemas de tração AWD ou 4WD.

São vários os sistemas utilizados por veículos com tração nas quatro rodas, dentro dos quais se destacam o 4WD e o AWD, e têm diferenças importantes entre eles, que podem ser interessantes de se considerar antes de se fechar uma compra.

O 4WD, sigla para Four Wheel Drive, é um sistema semi-automático, no qual você pode rodar com a tração em apenas duas das quatro rodas, ou então nas quatro, com a potência sendo dividida igualmente entre os dois eixos. Nesses sistemas, a mudança de 4×2 para 4×4, ou vice-versa, depende da ação e da escolha do motorista, que pode fazer alteração entre as trações.

Já o sistema AWD, sigla para All Wheel Drive é o que no Brasil é chamado de tração integral. Basicamente, significa que o veículo traciona nas quatro rodas em todas as circunstâncias e condições de uso, constantemente, com um sistema de circuitos eletrônicos e sensores que determina o quanto de potência será direcionada para cada eixo.

O AWD utiliza um sistema semelhante ao utilizado nos eixos de carros de alto desempenho, com diferenciais de deslizamento limitado que trabalha para transferir a potência do eixo de entrada para qualquer um dos eixos, de acordo com as necessidades.

Esse sistema, de AWD acaba sendo ótimo para quem pretende um desempenho superior, já que a potência será distribuída entre os eixos de maneira ideal para cada situação. Entretanto, para quem não vai utilizar o veículo em competições ou terrenos mais árduos, o sistema não gerará tanta diferença de desempenho, o que pode fazer com que não seja tão necessária a opção pelo sistema.

Resumindo, o mais importante é conhecer, pelo menos de maneira geral, as diferenças, e assim optar por aquela que mais se adéqua às suas necessidades e desejos, também de acordo com o investimento que você está disposto a fazer.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *