Qual deve ser o tamanho de vagas de estacionamento?
Quem nunca passou por dificuldades na hora de estacionar o carro, por uma vaga que parece muito mais apertada do que deveria ser? O problema é ainda mais comum para aqueles com veículos maiores, e a dificuldade acaba sendo muito maior caso um dos automóveis ao lado não esteja bem estacionado ou alinhado corretamente.
Isso é extremamente comum, mas o que muita gente não sabe é que existe uma regulamentação para o tamanho mínimo de vagas de estacionamento, exatamente para estabelecer um padrão que possibilite certo conforto e segurança no momento de manobrar e estacionar.
Tamanho médio dos veículos
Um componente importante no momento de se estabelecer o tamanho das vagas em um estacionamento é que elas devem ser definidas tendo como base o tamanho médios dos veículos, além do espaço necessário para manobra.
Só para se ter uma ideia, essas são as medidas médias de alguns carros de passeio mais populares.
- Pequeno – Uno – 1,85 m de largura e 3,60 m de comprimento.
- Pequeno – Gol – 1,90 de largura e 3,80 m de comprimento.
- Médio – Zafira – 2,08 m de largura e 4,30 m de comprimento.
- Médio – Civic – 1,97 m de largura e 4,45 m de comprimento.
As vagas devem ter em média, portanto, um tamanho e um espaço para manobra que possibilitem que carros com aproximadamente essas dimensões estacionem com facilidade, sem enfrentar grandes problemas.
Regras para São Paulo
Essa regulamentação varia de acordo com a legislação de cada cidade. Para ter como base para exemplo, essas são as dimensões mínimas estabelecidas pela prefeitura do município de São Paulo:
- Veículos pequenos: 2,10 m de largura e 4,20 m de comprimento.
- Veículos médios: 2,20 m de largura e 4,70 m de comprimento.
- Veículos grandes: 2,50 m de largura e 5,50 m de comprimento.
É isso o que está estabelecido pela legislação da maior cidade brasileira. Medidas que, embora possibilitem sim que a maioria dos carros sejam estacionados, não são necessariamente as ideais para que se proporcione um mínimo de segurança e facilidade.
Medidas médias ideais
Essas são apenas algumas sugestões, de dimensões de vagas que facilitam o estacionamento para a maioria dos veículos médios mais comuns. Como já dito, cada cidade tem uma legislação específica para a questão, portanto é possível se aprovar um projeto de estacionamento, por exemplo, com valores distintos à esses.
É importante que se busque o que diz a regulamentação na sua cidade, para ver o que pode ser feito, mas essa é o média de medidas consideradas ideais para estacionamentos.
Além disso, também é importante lembrar que não conta apenas o tamanho da vaga em si, mas deve-se levar em consideração também a margem para manobra, com a largura da via de acesso à vaga também devendo ser considerada.
- Estacionamento paralelo – Para vagas disposta no mesmo sentido da via, em paralelo, devem ser demarcados 2,30 m de largura por 5,50 m de comprimento. Para manobra, o ideal é cerca de 3,50 m de largura da via.
- Estacionamento a 30º – Para vagas com um ângulo de 30º, o ideal é que sejam demarcados 2,30 m de largura por 5 m de comprimento. Para manobra, cerca de 2,50 m de largura da via já são suficientes.
- Estacionamento a 45º – Para vagas disposta a um ângulo de 45º, devem ser demarcados 2,30 m de largura por 5 m de comprimento. Para manobra, é preciso cerca de 3,50 m de largura da via.
- Estacionamento a 60º – Para vagas a 60º, devem ser demarcados 2,30 m de largura por 5 m de comprimento. Para manobra, cerca de 4 m de largura da via são o ideal.
- Estacionamento a 90º – Para vagas perpendiculares à via, o ideal é que sejam demarcados 2,30 m de largura por 5 m de comprimento. Para manobra, é preciso cerca de 4,50 m de largura da via.
Vagas exclusivas para deficientes
Outro ponto extremamente importante, a ser levado em consideração sobre estacionamentos, é a separação de vagas exclusivas para pessoas com deficiência. Existe um norma da NBR (NBR9050:2004), que estabelece os parâmetros a serem seguidos para estabelecimento das vagas destinadas às pessoas com mobilidade reduzida.
Essas vagas deverem ser marcadas com o símbolo internacional de acessibilidade, pintado no chão e em placas, para sinalização horizontal. Além disso, um espaço adicional de pelo menos 1,2 m deve ser incluído entre as vagas, podendo ser compartilhado em caso de estacionamento paralelo ou perpendicular. A posição das vagas também deve ser privilegiada, ou disposta de forma que evite a circulação entre os veículos.
A reserva de vagas para deficientes segue recomendação da ABNT, devendo ser distribuída da seguinte maneira: até 10 vagas não é necessária a demarcação; entre 11 e 100 vagas, o mínimo de uma deve ser reservada para deficientes; e acima de 100 vagas, 1% das vagas devem ser exclusivas.
Lembrando sempre que esse é o direito legal, e que essas vagas exclusivas existem para serem respeitadas.
Categoria: Legislação
Eu comprei um apartamento em um condomínio com 56 apartamentos, desses 56, 2 são adaptado para cadeirantes, e o meu é um deles, então no caso, a minha vaga de garagem também é adaptada, mesmo eu não tendo nenhuma necessidade especial. Ao lado da minha vaga tem a faixa adicional de 1.20m, e depois da faixa tem uma vaga de garagem “normal”, eu gostaria de saber se por “direito” essa faixa adicional me pertence? E se por exemplo eu posso estacionar uma moto na faixa adicional, já que não uso para outro fim?
Não. Este espaço destina-se ao uso que foi concebida.
Boa tarde. Existe uma regra de acesso à pedestre? Pergunto porque no prédio onde moro tem vaga de carro de frente para o corredor se pedestres, dificultando o acesso.
Vale colocar a questão na reunião de condomínio.
Onde descreve na lei a reserva de vagas?
(A reserva de vagas para deficientes segue recomendação da ABNT, devendo ser distribuída da seguinte maneira: até 10 vagas não é necessária a demarcação; entre 11 e 100 vagas, o mínimo de uma deve ser reservada para deficientes; e acima de 100 vagas, 1% das vagas devem ser exclusivas.)
Qual distância para estacionar um veículo nas esquinas , é do alinhanto da calçada ou das construções? Para automóveis e para caminhão
Há alguma norma federal que especifique as dimensões mínimas para o comprimento da vaga para edifícios residenciais com a vaga perpendicular à parede (90º)?
Existem normas técnicas para isso definidas pela ABNT. E cada cidade pode ter regulamentações distintas.
e qual? por exemplo no estado de sp?
Tenho um terreno de 15 por 90 qual seria a melhor opção q caberia mas carros 45 , 60, ou 90 graus ou …
Alguém poderia me informar
É difícil dizer Davi, seria preciso traçar o terreno, determinar entradas, área de manobra etc. Mas o mais provável é que 90º seja o que aproveita melhor o espaço.
No prédio onde resido exite uma área comum que é utilizada para estacionamento de acordo com assembleia dos condôminos. Há espaço para 4 veículos. Porém o proprietário do apto térreo esta proibindo o estacionamento de veículo ao lado da janela do apto dele sob a alegação que não é permitido estacionar a 2 metros da janela do apto que ele possui. Na convenção e no regimento não há orientações para esta dúvida.Por favor me orientem!!
Qual a distância legal para demarcar a garagem e o espaço para manobrar antes e depois do final portão de um casa?
tenho um terreno de 30 profundidade x 11 mts de frente ( portao)…. como sei qual o melhor aproveitamento para vagas de estacionamento? Grato
boa tarde, no caso de um estacionamento externo com muitas vagas de uma área fabril, é necessário a implantação de sistema de combate a incêndio?
Boa tarde! Poderia informar sobre qual lei municipal se referiu em relação a determinação de tamanho minimo das vagas em São Paulo conforme essas descrições abaixo? Pergunto pois só consegui achar a referencia do COE 2017, que é um pouco diferente.
“Veículos pequenos: 2,10 m de largura e 4,20 m de comprimento.
Veículos médios: 2,20 m de largura e 4,70 m de comprimento.
Veículos grandes: 2,50 m de largura e 5,50 m de comprimento.”
Foi pelo COE 1992? Desculpe, percebi agora que o post é mais antigo que 2017
Olá…. Boa tarde, tudo bem contigo ? Espero que esteja tudo bem .
Tenho um terreno de 7m de L por 30m de C.
Um quarteirão ao outro, entrada por ambos os lados.
Pensando em estacionamento em espinha de peixe, com 30° ou 40°.
Qual melhor para as minhas condições ?
Corredor de um lado e vagas do outro lado, quantos veículos caberiam ?
Pensei na possibilidade de entrar metade pela frente e metade pelo fundo se coubesse mais veículos do que a opção acima.
Poderia me ajudar ?