Como aparece sinistro no documento do veículo?

Você já se deparou com a situação de querer comprar um carro e no documento aparecer a palavra “sinistro”? Ou apenas viu esse termo em algum site de automóveis e simplesmente não sabia o que significava? Isso é muito comum, muitas pessoas ainda não sabem do que se trata um veículo sinistrado. Neste artigo te explicaremos o que é , para que você possa evitar golpes como comprar um carro sinistrado pelo valor de um normal. E também para que você possa se prevenir de sinistrar o seu automóvel.

Agora vamos ao que interessa:

O que é sinistro?

Nada mais é do que a ação de você acionar o seguro quando o seu carro sofre perda parcial ou total, enchentes ou até mesmo roubo. Isso ocorre pois o seguro irá te indenizar e perder dinheiro, seja com reparos ou com outro veículo, e a consequência dessa indenização é justamente o sinistro, ou a recuperação, dependendo do caso.

Quando você fecha negócio com uma seguradora, no próprio contrato consta todos os danos que aquela seguradora cobre, esses danos são os famosos sinistros. O sinistro pode ser tanto parcial quanto integral.

Como aparece?

Quando o veículo é batido e ocorre a perda total, ele recebe o título de sinistrado, e é mandado para um leilão. Já se com automóvel ocorrer uma perda parcial, e ainda for possível recuperá-lo, então ele recebe o título de recuperado ou sinistro parcial. A linha de raciocínio é igual para enchentes.

Em caso de roubo o carro recebe o sinistro, e continua com ele, mesmo se for recuperado mais tarde. Abaixo, uma imagem exemplo de como aparece as observações sobre sinistro de um veículo:

documento carro sinistrado

Documento de carro que sofreu sinistro e foi indenizado

Qual o problema?

Muitas pessoas sabem o que significa sinistro mas não sabem o porquê dele ser prejudicial. Pode parecer muito vantajoso comprar um veículo sinistrado, ou até mesmo recuperado, já que seu valor original cai em, pelo menos, 30%. Entretanto, as chances de alguma seguradora fechar contrato com o proprietário de um veículo sinistrado é muito baixa, pois eles não querem gastar dinheiro, e como você já foi sinistrado uma vez, implicitamente, podem ocorrer outras vezes. Ainda existem seguradoras que fazem este tipo de trabalho, porém por um valor bem mais elevado do que o normal e com um valor segurado abaixo do mercado.

Agora que você já está informado sobre o que é um veículo sinistrado, tente evitá-lo se não souber exatamente o negócio que estiver fazendo, seja na compra de um carro ou na prevenção do seu próprio automóvel, pois o sinistro é pode ser muito prejudicial para ambos. E fique sempre atento para que você não seja surpreendido e não caia em nenhuma fraude! Se não souber bem o que está fazendo, não existe nenhum benefício em adquirir um veículo sinistrado.

Lembre-se, não aceite a omissão deste termo no documento do veículo, e denuncie esta atitude.

De acordo com a LEI Nº 13.111, DE 25 DE MARÇO DE 2015:

” Art. 1o Esta Lei dispõe sobre a obrigatoriedade de os empresários que comercializam veículos automotores, novos ou usados, informarem ao comprador:

I – o valor dos tributos incidentes sobre a comercialização do veículo;

II – a situação de regularidade do veículo quanto a:

a) furto;

b) multas e taxas anuais legalmente devidas;

c) débitos de impostos;

d) alienação fiduciária; ou

e) quaisquer outros registros que limitem ou impeçam a circulação do veículo. “

Fique Atento!

Gostou do artigo? Então fique em nossa página pois temos inúmeros outros artigos sobre o mundo dos carros. Até a próxima!

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *