O que é a Remarcação do Chassi?

É muito comum ouvir falar que um chassi foi remarcado, mas nem todo mundo sabe exatamente o que isso significa. A gravação do chassi nada mais é do que o número de identificação do veículo, com o qual ele sai de fábrica, que contém diversas informações importantes, como ano, marca e modelo. Essa numeração segue um padrão estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

De maneira geral, a remarcação de chassi ocorre em casos de veículos que tiveram sua identificação original do danificada ou alterada. Para realizar a remarcação, é preciso autorização do Detran do seu estado, tornando-se necessária a expedição de um novo Certificado de Registro de Veículo.

De acordo com o site do Detran de São Paulo:

Remarcação de chassi ocorre no caso de veículos envolvidos em acidente, furto ou roubo, cuja identificação original do chassi houver sido alterada ou danificada. A regravação depende de autorização prévia da autoridade de trânsito e só pode ser realizada por estabelecimentos credenciados mediante comprovação de propriedade e mantida a identificação anterior, inclusive o ano de fabricação.

Chassi Remarcado

Quando o número do chassi é danificado, sua remarcação é necessária.

Sendo assim, quando um a numeração do veículo no chassi é deliberadamente alterada, ou mesmo danificada, seja em caso de roubo, acidente ou mesmo corrosão, ela precisa ser remarcada, regularizando então a situação da identificação do veículo.

Quando a remarcação é realizada, deverá constar a descrição “REM” ao lado do número do chassi no Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV), que é o documento de porte do automóvel. Geralmente, no momento da remarcação, as empresas também colocam a descrição “REM” ao lado da gravação, no chassi do carro (como visto na imagem ao lado), porém isso não é uma regra geral.

O que causa

Como já dito, são diversos os fatores que podem ocasionar na remarcação do chassi. É possível, por exemplo, que em fortes impactos o local da numeração seja danificado, impossibilitando a visualização e identificação do número.

Além disso, a remarcação também pode ser causada pelo roubo ou furto do veículo, quando o número original é apagado, e substituído por uma nova numeração pelos criminosos. Isso pode acontecer de várias maneiras. Seja com a fixação de uma placa com um número falso por cima do original, ou com a adulteração e transformação de números e letras em outros números e letras (como 3 em 8, ou F em E, por exemplo), ou mesmo na remotagem de um novo veículo com partes similares de um carro roubado.

Por fim, outra possível causa para a remarcação do chassi é a corrosão do mesmo, o que acaba tornando impossível a identificação do número, em decorrência da ferrugem. Neste caso, se somente a limpeza do chassi não for suficiente para torná-lo legível, será necessário uma remarcação.

Consequências

A principal consequência de um chassi remarcado é a desvalorização do veículo, que pode variar de 20% a 30% no preço de revenda do automóvel. Exatamente por esse motivo, é muito importante tomar cuidado com a manutenção do seu carro, para evitar que o desgaste e a ferrugem impossibilitem a identificação do número chassi.

Cuidados

Evite a umidade no assoalho do veículo, já que esta é a maior causa da corrosão. Se seu carro passar por um caso de enchente, leve-o o mais rápido possível a um lava-rápido, para fazer o processo de limpeza e secagem de seu automóvel. Ou se preferir fazer você mesmo, será necessário tirar os bancos e o carpetes.

Se você mora no litoral, fique atento porque a maresia também podem causar a oxidação do chassi. Se começar a aparece sinais de oxidação e ferrugem, providencie uma nova pintura no chassi. Além disso, sempre que que for limpar o seu veículo, aproveite para dar uma olhada em seu chassi, para checar se está tudo ok.

Já se você pretende comprar um carro, também preste atenção a este detalhe, checando se o veículo teve o chassi remarcado, já que isso influencia diretamente no preço. Em caso positivo, procure saber o que causou essa remarcação, pois como já dito, isso pode indicar desde que o automóvel foi roubado, até mesmo que ele se envolveu em um acidente grave ou teve problemas com corrosão. Lembre-se sempre de checar o documento do carro, onde constará a remarcação, caso ela tenha sido legal.

Portanto, é bom ficar atento ao adquirir um veículo se o chassi remarcado. Pode ser um carro em excelentes condições, mas é importante negociar o preço e checar as condições do automóvel, para se fazer um bom negócio.

Revitalização

Em caso de danos ao chassi causados pela oxidação, pode ser possível realizar a revitalização da numeração, antes de a remarcação ser necessária. Por meio de produtos não abrasivos, é feita a limpeza da oxidação ou de qualquer outro tipo de sujeira. Isso impede que um veículo em bom estado precise ser remarcado e perca seu valor de mercado. O procedimento custa cerca de R$ 150, e dura aproximadamente uma hora.

Comentários
  1. Ivan
    • Flávio

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *