Como Transferir um veículo no Detran MG: Vistoria e Selagem da Placa

Depois que você preencheu os campos e já tem seu pré cadastro em mãos, é hora de ir até o DETRAN fazer a vistoria do veículo. Em algumas cidades de Minas Gerais (Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia) é possível fazer o agendamento da vistoria. Em outras cidades, é pela regra da própria unidade do Detran. Por exemplo, em Belo Horizonte, forma-se uma fila de carros ao redor da unidade que fica na Rua Miguel Gentil, 357, no Nova Gameleira.

Documentos necessários para vistoria e transferência

  • Documento de identidade (original para apresentação e uma cópia)
  • CPF (caso o documento de identidade não tenha o seu número de CPF – também é preciso original e cópia)
  • Comprovante de pagamento do DAE – Taxa de Transferência de Veículo (anteriormente resgatada online)
  • CRV original, com firma reconhecida do vendedor e também do adquirente do veículo
  • Ficha de Cadastro impressa e assinada (conforme explicado aqui)
  • Documento de vistoria do veículo (entregue após o veículo ser aprovado na vistoria)

Para veículos de outros estados ou municípios, é preciso apresentar um comprovante de quitação do Licenciamento. Você pode imprimir ou entregar seu CRLV, já que nele constará esta informação.

Se outra pessoa for fazer os trâmites no Detran em seu nome, é preciso 1- comprovar o parentesco de primeiro grau (pai, mãe, filho (a), marido e esposa) a partir do documento de identidade ou certidão de casamento (cópias e originais ou cópias autenticadas) ou 2- emitir uma procuração pública (em cartório) com original ou cópias autenticadas mais os documentos do proprietário e do procurador (cópias e originais ou cópias autenticadas);

Vistoria

Antes de ir até a vistoria, observe se seu veículo está em ordem. Todas as luzes precisam estar funcionando, farol baixo, faróis altos, seta, alerta, ré, freio, inclusive as milhas, se houver. Se o carro tiver insulfilm, certifique-se que há a chancela indicado a transparência do mesmo (70% nos vidros do motorista e passageiro e 28% nos passageiros traseiros). Pneus e estepe devem estar em boas condições. Assim como o macaco e triângulo de sinalização tem de estar presentes. A buzina tem que funcionar. Etc… tudo que é obrigatório no veículo deve estar funcional, embora pequenos amassados ou detalhes que não interfiram na segurança e dirigibilidade do carro não importem tanto.

A vistoria em si, é rápida, mas a fila e o tempo de espera pode ser bem longo. Nos horários da manhã estão as maiores filas. Ao fim da tarde a fila é menor, porém, corre-se o risco de não conseguir resolver tudo no mesmo dia uma vez que a vistoria funciona até às 17 horas, mas os guichês para transferência somente até às 16hs, portanto, atente-se a este fato, do contrário, pode não conseguir atendimento nos guichês no mesmo dia da vistoria.

Após a avaliação, lhe será entregue um documento constando as informações do veículo as quais deverá ser levado até o guichê de atendimento.

Transferência

Após a vistoria e com todos os documentos em mãos (mais as cópias necessárias), vá até o guichê de atendimento. Retire sua senha e aguarde. O atendente recolherá tudo que precisar e, após mudanças dos dados, lhe entregará os novos documentos impressos (CRV e CRLV) já em seu nome. Novamente, o atendimento é rápido, o problema é a espera.

Selagem da Placa

Se seu carro for do mesmo município, tudo estará certo. Pode ir para casa pois sua placa já está com a tarjeta correta.

Se seu carro for de um município diferente, então será preciso trocar a placa (ou a tarjeta, apenas). Para isso encomende uma nova placa. Na região do Detran existem várias opções e ficam prontas em cerca de 20 minutos. Fique atento que muitos irão lhe parar pelo caminho para oferecer as placas. É melhor não dar ouvidos e fazer tudo diretamente nas fabriquetas ao redor.

Com os documentos e a placa em mãos, basta pegar uma nova fila onde será encaminhado os boxes com os funcionários do Detran autorizados a colocar o novo selo em suas placas.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *