Entenda as Cores Placas de Carros

Que cada carro tem uma placa diferente, que serve como identificação para o veículo, todo mundo sabe. Mas são pouquíssimas as pessoas que sabem que as letras e números não são aleatórios, seguindo um padrão nacional pré-estabelecido, e menos ainda as pessoas que entendem esse sistema, e sabem como ele funciona.

O padrão atual foi estabelecido nacionalmente em 1990, chamado de Renavam. As placas contém três letras e quatro números, com a sequência de letras representando o estado no qual o veículo foi emplacado. Para cada uma destas sequências estão disponíveis números no intervalo de 0001 a 9999.

Por exemplo, no estado do Paraná estão disponíveis as sequências de placas de AAA-0001 até BEZ-9999. Já para São Paulo, as placas variam de Placas de BFA-0001 até GKI-9999, e assim por diante, de forma que cada estado tenha uma sequência de letras próprias.

Para citar um exemplo: se você vir um carro com a placa BGA-0165, saiba que ele provavelmente ele será de São Paulo (ou tenha sido comprado primeiramente lá).

imgsite-placas-outras-cores

Veja como é o padrão das placas adotado no Brasil.

O provavelmente é porque há exceções, isso porque o próprio proprietário pode escolher as letras e números do seu carro, caso estejam disponíveis. Assim, o Sr. de nome fictício, Antônio Gomes de Araujo, do Rio de Janeiro, pode escolher a sequência AGA, que pertence ao Paraná. E um proprietário de um Honda Fit, de Minas Gerais, pode escolher a sequência FIT, que é de São Paulo, caso esteja disponível.

Além disso, existem restrições para algumas sequência de letras, como em São Paulo, que proíbe possíveis polêmicas, como CUS ou GAY, por exemplo.

A outra razão para carros com placas fora do padrão por estado é para carros adquiridos e emplacados em um estado, mas revendidos para pessoas de outro. Assim, um veículo originalmente licenciado em um estado pode estar circulando em outro, por uma troca de dono.

Cores das placas

Outro fator nas placas, destinado à identificação dos veículos, está nas cores de cada uma, que também seguem um padrão pré-estabelecido. As cores variam de acordo com o tipo de uso para o qual o veículo é registrado, com cada um definindo uma cor para a fonte e para o fundo.

As cores disponíveis são:

  • Preto sobre fundo Cinza: veículos privados;
  • Branco sobre fundo Preto: coleção;
  • Branco sobre fundo Vermelho: veículos destinados ao transporte públicos, como ônibus e táxis, e carros de aluguel ou que prestam serviços a terceiros, como frete;
  • Vermelho sobre fundo Branco: auto-escolas;
  • Preto sobre fundo Branco: carros oficiais, como de governos, polícia e corpo de bombeiros;
  • Cinza sobre fundo Preto: automóveis de colecionadores, com mais de trinta anos e em excelente estado de conservação e originalidade;
  • Branco sobre fundo Verde: carros de experiência, utilizados em testes das montadoras, ou veículos que estão em reparo nas concessionárias ou oficinas, e que precisam ser testados na rua;
  • Branco sobre fundo Azul com ADM (Administrativo), CC (Corpo Consular), CD (Corpo Diplomático), CMD (Chefe de Missão Diplomática, exclusiva do Embaixador), OI (Organismo Internacional) no local do estado: uso diplomático-consular (no formato “JGM 1234” ou no “LVM 1234”);
  • Dourado sobre fundo Preto, em bronze: são reservadas para carros oficiais de governadores, prefeitos, presidente da Assembleia Legislativa, presidentes de Câmaras, presidente de Tribunais Estaduais ou federais e outros cargos de importância similar. O fundo é preto e os caracteres dourados. Estas placas possuem o Brasão da República Federativa do Brasil, do Estado ou do próprio Município coloridos e alinhados à esquerda na placa;
  • Dourado sobre fundo Verde e Amarelo, em bronze: são usadas em carros oficiais utilizados somente pela Presidência da República, pela Vice-Presidência dela, pelos presidentes do Senado, presidentes da Câmara, pelos ministros, e também pela Advocacia Geral ou Procuradoria Geral da União. A placa possui o Brasão da República Federativa do Brasil, colorido e alinhado à esquerda na placa;

Para ver mais detalhes sobre o padrão utilizados para as placas de automóveis, e quais as sequências de letras disponíveis para cada estado, clique aqui.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *