Posso transportar animais no carro?

Nos dias de hoje, é realmente muito difícil encontrar alguém que não tenha algum bichinho de estimação ou que não seja amante dos animais, seja ele qual espécie for. Por isso, vemos pessoas em todos os lugares com seus pequenos animais.

Mas como essas pessoas transportam esses animais? Eles podem andar dentro do nosso carro? E em viagens, o transporte de animais é permitido? Vou tomar multa caso eu leve o meu comigo?

Vamos responder essas perguntas de acordo com a legislação brasileira. Primeiramente, vamos falar das proibições em relação ao assunto. Vamos lá!

O que diz a lei

Animais para fora do carro

Artigo 235:
Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados”.

Neste artigo podemos perceber que é estritamente proibido o transporte externo de animais, logo, se o seu animal de estimação estiver com a cabeça para fora do vidro, por mais que possa parecer simpático, você está sujeito a uma multa e pontos em sua carteira. Isso também vale para caçambas de caminhonetes e caminhões, que são consideradas partes externas do veículo.

Animais no colo do condutor

Artigo 252, inciso II:
Dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas“.

Vemos muitas pessoas transportando seus animais entre as pernas ou dos lados, mas pela nossa legislação, isso é proibido, e também sujeito a multa.

Animais soltos no veículo

Artigo 169:
“Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”.
Levar seu bicho doméstico solto em seu automóvel também não é aconselhável pois ele pode tirar a atenção do motorista, infringindo assim o artigo 169 do CTB.
Transportar animais em carro

Como posso levar meu animal então?

Apesar das proibições, existem maneiras corretas de transportar seus bichinhos. Vamos falar delas agora:

Cintos de segurança

Este sinto é totalmente adaptado para os animais, e ele possui um formato que não deixa o animal sofrer lesões, e o previne de se machucar nas freadas mais bruscas. Normalmente são presos ao peito do animal. É recomendado usar este acessório com animais de até 50 quilogramas, na maioria das vezes cães. É encontrado facilmente em qualquer pet shop.

Caixa de transporte

Esta caixa é feita tanto para cachorros como para gatos. Ela deve ser de um tamanho que seja agradável para seu pet, e deve ser fixada com o cinto de segurança do veículo. Existem caixas de vários tamanhos e materiais. Devem ser bem ventiladas e resistentes. Ao comprar um equipamento, pense sempre no bem-estar do animal, pois maus tratos aos animais é crime!

Assentos

Essas cadeiras são mais recomendadas para animais pequenos, ou até mesmo médios. É uma forma muito aconchegante de transportar o seu animal, pois ela garante um conforto e certa mobilidade. Além do assento, deve ser utilizada uma coleira peitoral, para garantir que o animal não saia do assento enquanto o veículo estiver em movimento.

Grade de contenção

Como o nome já diz, são grandes que separam os condutores de seus animais. Existem vários tipos delas, dianteiras, laterais ou traseiras. São feitas para serem usadas com animais de grande porte, normalmente animais agitados. A única falha deste equipamento, é que o animal fica solto, podendo se machucar em alguma curva ou freada.

Conseguiu tirar suas dúvidas? Agora você não tem mais desculpa para levar seus animaizinhos para todos os lugares com segurança, tanto para você quanto para ele.

Gostou do artigo? Então fique em nossa página pois temos inúmeros outros artigos sobre o mundo dos carros. Até a próxima!

 

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *