Dicas para viajar de moto com conforto

Conhecer novos lugares, viajando longas distâncias, observando paisagens deslumbrantes. Esse pode ser o sonho para quem tem um forte espírito aventureiro. A para quem é apaixonado por motos, fazer isso sobre duas rodas com certeza pode ser um experiência sensacional.

Porém, algumas medidas são necessárias, para que a viagem não se torne inesquecível pelo motivos errados. Algumas dicas podem ser muito úteis para quem deseja realizar grandes viagens de moto, para que o trajeto seja realizado com conforto, e principalmente, segurança.

Revisão

Antes de viajar, faça uma revisão completa na sua motocicleta. Verifique todos os compartimentos, desde motor, transmissão até o sistema elétrico, de modo a evitar maiores problemas durante a viagem.

Verifique também as condições das rodas, trocando os pneus por novos, se for o caso. Também é importante você saber exatamente como trocar as rodas, porque não é todo borracheiro de beira de estrada que saberá como desmontar as rodas de todos os tipos de motos. Saiba como fazer isso na sua motocicleta, assim o borracheiro irá ser responsável apenas pelo conserto do pneu em si. Ter as ferramentas é fundamental, e todas motos saem de fábrica como um kit para este fim. Leve o seu.

Roteiro

motard-andar-mota-por-do-sol

Veja algumas dicas para viajar com conforto e segurança.

Fazer um bom e detalhado roteiro também é essencial, principalmente para viagens de longas distâncias. Antes de partir, estude detalhadamente todo o roteiro previsto, sabendo onde tem postos de gasolina, hotéis ou pontos de parada possíveis, para casos de emergência. Também evite sair do roteiro durante a viagem, não indo para lugares completamente desconhecidos, ficando totalmente no escuro.

Bagagem

A primeira coisa quanto a bagagem é bem simples. Leve apenas o que for realmente essencial. Leva somente as roupas que realmente for usar, sem abusar da quantidade. Lembre-se que quanto mais bagagem, mais pesada a moto ficará, o que atrapalhará mais no desempenho, além de muita bagagem também poder causar certo desconforto.

Se sua moto tem malas laterais (alforjes)ou mesmo um baú e bolsa de tanque, terá mais facilidade para cargas extras. Se não tem nada disso, saiba que quanto menos tralha se leva em uma moto, melhor.

Ter elásticos ou redes com ganchos ajudarão bastante, além de bagageiros traseiros. Caso esteja acompanhado, alforjes de cordura em modelos que caibam bem em sua moto serão uma opção interessante, certamente melhor do que carregar uma mochila no peito e outra nas costas do acompanhante, coisa que reduz a mobilidade e pode cansar.

Também tenha cuidado na hora de fixar a bagagem à moto. Nada pode ficar frouxo, pois isso pode atrapalhar no momento de certas manobras.

Não esqueça também de levar capa de chuva, para você e para o possível acompanhante. Se chover, será extremamente desagradável não ter uma capa na bagagem.

Trajes

Ao escolher as roupas que usará na estrada, durante o percurso, se preocupe também com o conforto, além da segurança. Use blusas e calças confortáveis, que não sejam muito rígidas ou apertadas. Lembre-se que serão muitas horas na estrada.

Para luvas e capacetes a dica é a mesma. Luvas muito justas ou apertadas podem atrapalhar a circulação, e além de serem incômodas, causar formigamentos com o tempo. Para o capacete, evite a viseira fume caso for viajar a noite. E para botas, prefira modelos sem cadarços e língua, que evitam a entrada de água e não correm o risco de enganchar na pedaleira.

Por fim, leve também uma segunda pele. Elas ajudam tanto no frio quanto no calor, sendo um ótimo isolante térmico e facilitando a saída do suor.

Para mais conforto

Por mais o banco da sua moto seja ótimo, em viagens longas será inevitável que você sinta um desconforto. Para isso, almofadas de gel podem ajudar bastante. Existem modelos específicos para motos, mas mesmo aquelas de casa de artigos cirúrgicos podem ser suficientes.

Além disso, na estrada os para-brisas ajudam bastante, pois permitem que seja mantida uma maior velocidade com mais conforto. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, e mesmo motocicletas que já saem de fábrica com o item, que embora não seja o preferido de muitos no quesito visual, é bastante útil em longas viagens.

Na estrada

Para finalizar, algumas dicas importantes para serem tomadas durante a viagem. A primeira delas, obviamente, é pilotar com cuidado, feriando de maneira suave. Tenha cuidado ao dividir a pista com caminhões e evite ficar ao lado de carretas, pois elas podem querer mudar de faixa e o motorista não te enxergar.

Caso tenha um acompanhante, o ideal é que a pessoa fique o mais para traz possível, para dar mais espaço para movimentação de quem está pilotando. Nas curvas, o acompanhante deve manter o corpo leve, acompanhando o movimento no mesmo sentido, nunca no contrário.

Também vá com calma, aproveite a paisagem e não force muito. Em caso de cansaço, pare um pouco para descansar. Lembre-se que não há compromissos. Você deve acima de tudo curtir a viagem.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *