O que fazer em caso de enchente?

No período das chuvas, infelizmente é comum que aconteçam enchentes, principalmente em locais mais baixos. E além dos desastres que sempre vemos na televisão, como mortes e pessoas que perdem a casa com tudo o que tem dentro, as enchentes também podem trazer prejuízo com o seu veículo.

Então, em caso de enchente, a primeira coisa a se fazer é pensar na sua segurança e sobrevivência. Se você estiver em segurança, dentro do seu carro, saiba o que fazer para não colocar o seu veículo em risco, trazendo danos e prejuízos.

Dicas para cuidar do seu carro em uma enchente

Se você está dirigindo seu carro, começa uma forte chuva e você se depara com uma rua totalmente alagada, nada de acelerar o veículo para atravessar logo o local. Nessa hora, a pressa não vai ajudar em nada. A grande quantidade de água na rua pode esconder buracos mais fundos, que podem até engolir o seu carro.

O ideal é esperar que algum carro mais alto passe pelo local alagado para que você tenha uma noção da altura da água.

Depois de analisar um carro mais alto atravessando o local, avalie a altura da água. Não é aconselhável que se atravesse nenhum local com mais de 30 centímetros de água, o que equivale a mais ou menos metade da roda do carro. Então, se a água está ultrapassando metade da roda, não se arrisque, ou poderá ficar preso no meio da enchente.

Se depois de analisar a altura, você constatou que é possível atravessar, verifique também se não há outros carros vindo na direção oposta. Caso isso aconteça, eles poderão causar ondas, que podem desestabilizar o seu carro ou jogar água no motor.

Se a altura está de acordo e não vem nenhum carro na sua direção, é hora de atravessar a água. Engate a primeira e acelere bem devagar. Ande por volta de 10 Km por hora, nada de correr! E também não tente passar marcha. Prossiga na primeira marcha, tentando manter a rotação entre 3.500 e 4.500 rpm.

Saiba o que fazer em caso de enchentes

Se mesmo tomando todos esses cuidados, o seu carro morrer durante a passagem, não se desespere! Desligue a chave, saia do carro, tranque as portas e siga a pé. Não tente ligar o carro, pois isso pode fazer com que a água seja sugada para o motor, causando danos irreversíveis. Espere a chuva parar e a água baixar para retirar o carro do local. Então leve-o para uma boa lavagem, inclusive no motor. Provavelmente, ele não terá nenhum dano, a não ser a sujeira.

Evite as Enchentes!

Para evitar que esse problema seja comum em nossas vidas, todos nós podemos e devemos fazer a nossa parte. Você sabia que a maioria das enchentes ocorridas em centros urbanos se deve ao entupimento dos bueiros, por causa da baixa infraestrutura aliada ao lixo jogado nas ruas? Infelizmente, muitos motoristas atiram o lixo que consomem em seus veículos pelas janelas, sem se preocupar com a limpeza e a segurança das ruas onde trafega.

Mantenha sempre uma sacolinha de lixo em seu veículo, e deposite ali todo o material descartável, como pacotes de biscoitos e salgadinhos, latinhas de refrigerantes, caixinhas de suco, dentre outros objetos. Seja um motorista consciente. Contribua para uma cidade limpa e livre das enchentes!

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *